Começando no Faturamento: passo a passo de configurações iniciais

O Faturamento é um acelerador de faturamentos que operacionaliza e gerência a parte fiscal de suas cobranças e recebimentos.

No entanto, ele necessita de alguns cadastros iniciais, feitos manualmente por você ou a pessoa a quem você designar esta tarefa (o auxiliar administrativo, por exemplo).

Isso que dizer que é necessário inserir certas informações para que Faturamento possa trabalhar a partir delas, criando as automações e ações que você determinar.

Reunimos aqui os artigos explicativos destas configurações iniciais, em forma de índice, para te ajudar no seu primeiro contato com a ferramenta.

São uma série de configurações iniciais bastante simples, que podem ser feitas em outra ordem, mas acreditamos que a forma como são dispostas aqui seja ideal para começar.

💡 Dica

É importar tirar um tempinho para se dedicar a estas configurações, certo? Caso surja alguma dúvida, entre em contato com o nosso atendimento através do e-mail suporte@fintera.com.br ou pelos canais de atendimento disponíveis em todas as telas da Fintera.

Passo a Passo

Informações da Empresa: O primeiro de todos os passos é confirmar e informar os dados de sua empresa (nome fantasia, razão social, CNPJ, endereço, e e-mail remetente das comunicações).

Clique aqui para acessar o artigo.


Cadastrar usuários para a sua equipe: Convide cada membro de sua equipe criando usuários para cada um deles.

Clique aqui para acessar o artigo.


Configurações Fiscais: Informe os dados fiscais de sua empresa, aqueles necessários para emitir cobranças e notas fiscais. É imprescindível mantê-los sempre atualizados.

Clique aqui para acessar o artigo.


Inserir o Certificado Digital: O certificado digital é um documento eletrônico que identifica a sua empresa digitalmente. Nele constam o nome, uma chave e outros dados que identificam a empresa na Receita Federal e nos sistemas de gestão.

Clique aqui para acessar o artigo.


Inserir o logo de sua empresa na NFSe, Fatura e Portal do Cliente:Faturamento permite que você adicione o logo da sua empresa a documentos e nosso painel, de forma que ao seu cliente acessar ou recepcionar suas notificações ele identifique uma transação mais personalizada.

Clique aqui para acessar o artigo.


Configurar suas notas fiscais: Configure modelos de nota fiscal para cada operação de venda de serviços.

Clique aqui para acessar o artigo.

💡 Dica

Para saber se o Faturamento emite NFS-es de seu Portal da Prefeitura, confira nosso artigo: A Fintera atende e emite NFS-e na minha cidade?


Configura seus boletos: A configuração dos boletos está ligada diretamente com o tipo de emissão Boletos Fintera ou PJ Bank ao contratar a Fintera.

Clique aqui para acessar o artigo.


Crie um novo serviço: Crie a lista de serviços que serão cobrados de seus clientes

Clique aqui para acessar o artigo.


Crie notificações: Personalize as notificações que serão enviadas a seus clientes.

Clique aqui para acessar o artigo.


Crie réguas de cobrança: Alerte seus clientes, automaticamente, sobre cobranças próximas ao vencimento ou que ficaram inadimplentes.

Clique aqui para acessar o artigo.


Cadastre seus clientes: Para criar os contratos de prestação de serviço, informe ao Faturamento quem são seus clientes, sejam eles PJ ou PF.

Clique aqui para acessar o artigo de clientes PJClique aqui para acessar o artigo de clientes PF.


Crie modelos de faturamento: Para criar contratos com mais facilidade, você pode criar modelos de seus faturamentos com as informações mencionadas acima, para ao criar o contrato apenas selecionar um modelo que se encaixe no contrato.

Clique aqui para acessar o artigo.


Crie um contrato: Quase lá! Agora que seus clientes e serviços estão cadastrados, é possível criar os contratos de prestação de serviço da sua empresa.

Clique aqui para acessar o artigo.

💡 Dica

Siga todos os passos mencionados acima, garantindo que o Faturamento terá as informações necessárias para operacionalizar e gerenciar a parte fiscal de suas cobranças e recebimentos.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos