Cadastrar Cliente Pessoa (PF)

Pessoa Física é um termo que classifica toda pessoa enquanto indivíduo, desde seu nascimento até o seu falecimento. No Faturamento, chamamos os clientes que são Pessoas Físicas (PF) de Pessoas.

Desta forma, as informações e dados destas pessoas físicas são cadastradas no submenu Pessoas.

Acesse o menu superior Cadastros e clique no submenu Pessoas. A tela exibida apresentará os cadastros das pessoas (PF), e você também visualizará o campo de busca ao lado direto e a opção de quantidade de cadastros exibidos por página ao lado esquerdo. 

Assim como, temos dois atalhos de ações possíveis em cada cadastro:

  • Exibir: o primeiro ícone (lupa) que ao clicar nele será exibido o cadastro correspondente;
  • Excluir: o segundo ícone (x) é um atalho para a ação de excluir o cadastro.

Para a criação de um novo cadastro é preciso clicar no botão  + Criar Nova Pessoa:

⚠️  Atenção!

Os cadastros apresentados não serão os contratos realizados com tais clientes, mas sim a exibição e armazenamento de seus dados cadastrais. 

A tela de cadastro apresentará vários campos para preenchimento, iniciando no quadrante Informações Gerais que requisitará as principais informações de seu cliente. Conheça:

  • Nome: nome de seu cliente. Este campo é de preenchimento obrigatório;
  • CPF: sigla para Cadastro de Pessoa Física. É o registro mantido pela Receita Federal do Brasil, sendo um número único que identifica a pessoa.

    Este campo é de preenchimento obrigatório. Caso seja um cliente internacional e não possua CPF, preencha com o dígito zero;

  • E-mail: insira os e-mails que serão responsáveis para o recebimento de notificações dos faturamentos do(s) contrato(s).

    Caso o cliente tenha mais de um e-mail que deseja receber notificação, basta separá-los por "," (vírgula) ou ";" (ponto e vírgula);

  • Cliente Desde: este campo permite que você informe quando essa pessoa iniciou a ser seu cliente;
  • Informar e-mail para nota fiscal: selecione esta opção caso deseje que o endereço de e-mail informado no campo anterior seja exibido também na nota fiscal emitida;

Abaixo, temos o quadrante Endereço. É muito importante que seus campos sejam preenchidos corretamente, pois há acordos específicos entre prefeituras que podem alterar o valor das alíquotas cobradas.

Também podem ocorrer rejeições na emissão de boletos caso o endereço esteja incompleto ou inexistente.

Conheça:

  • CEP: são 8 números que identificam o endereço. Ao realizar o preenchimento deste campo corretamente, todos os campos seguintes (menos o número e complemento) são preenchidos automaticamente;
  • Endereço: nome da rua, avenida ou praça em que é localizado o imóvel onde a empresa está locada;
  • Número: são os números que identificam o imóvel;
  • Complemento: informação que usamos para indicar com exatidão a localização do imóvel de empresa;
  • Bairro;
  • Cidade;
  • Estado;
  • Código do IBGE da cidade: é um código composto por 7 números, associado a uma tabela de identificação que apresenta os dados geográficos de todos os municípios brasileiros.

    Este campo é preenchido automaticamente desde que o campo CEP tenha sido corretamente informado anteriormente, e seja válido.

A seguir é exibido o quadrante Observações, apresentando um campo aberto para incluir observações do cliente. 

Após o preenchimento de todos os campos mencionados acima, clique em Criar para salvar as informações preenchidas:

Ao final da página, também são exibidos os botões:

  • + Criar e Adicionar outra: salva o registro atual em tela e limpa os dados preenchidos para preencher um novo lançamento;
  • Cancelar: retorna ao painel anterior de Cadastros.

💡 Dica

Você também pode cadastrar vários clientes de uma só vez importando uma planilha. Saiba como através do artigo Importar clientes Pessoa via planilha.

Após o processo de cadastro de clientes pessoa, você também pode realizar duas ações em cada cadastro criado, sendo elas a de Edição e Exclusão.

E você também visualizará o link do Portal do Cliente de seu cliente, este é um URL ao qual seu cliente poderá utilizar para visualizar e acessar a 2ª via boleto, NFS-e, Fatura e histórico de cobranças.

💡 Dica

Para saber mais sobre nossa novidade na Fintera, o do Portal do Cliente, acesse nosso artigo: Conheça o Portal do Cliente Fintera

Além destes atalhos e informações em cada cadastro, é possível realizar a edição e exclusão dessas pessoas na tela do cadastro. 

Para isso, você deve clicar em cima da linha do cadastro da pessoa ou diretamente no atalho de Exibir (ícone de lupa).

Na tela apresentada, na lateral direita, você visualizará dois botões: Editar e Apagar. Clicando em Apagar você excluirá o cadastro da pessoa em que está. Já ao clicar em Editar, você poderá editar as informações do cadastro conforme deseja. 

Finalizada as alterações dos dados necessários, clique no botão Atualizar.

Caso tenha feito alguma atualização incorretamente, clique em Cancelar para que o cadastro retorne ao seu estado original:

⚠️ Atenção!

A Fintera informa que a ação de recuperação de dados excluídos não é possível, pois os mesmos após excluídos não ficam armazenados em nossa base. 

Como apresentando em tela, a cada solicitação de exclusão abre-se em tela uma caixa de confirmação da exclusão, a qual precisa ser aceita para que a mesma seja excluída.

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