Criar Modelo de Notificação

Notificações são as mensagens e lembretes, encaminhados via e-mail, que seu cliente recebe a cada ação importante ocorrida no Faturamento

É possível criar vários modelos de notificação conforme as necessidades do seu negócio, para que não seja necessário encaminhá-las manualmente.

Por exemplo, você pode criar modelos para notificar sobre:

  • O faturamento que ocorre mensalmente, enviando fatura, nota fiscal e boleto anexas ao e-mail;
  • Para informar sobre o vencimento próximo de um boleto;
  • Para notificar sobre inadimplência após um número de dias.

Para criar um modelo de notificação, acesse o menu superior Cadastros, clique no submenu Modelos e, após, clique em Notificação.

A tela apresentada exibirá, como padrão do sistema, três modelos de notificações que podem tanto ser utilizados quanto substituídos:

Na mesma tela, são exibidas as opções de quantidade de notificação visualizadas por página ao lado esquerdo e, ao lado direito, o campo de busca por descrição. Logo abaixo, a cada linha de notificação previamente cadastrada serão exibidos 5 ícones que representam algumas ações, conheça:

  • Exibir: o primeiro ícone (lupa) exibe a notificação selecionada, em detalhes. Promove a mesma ação ao clicar sobre qualquer local da linha;
  • Padrão para dashboard: o segundo ícone (estrela) tem como objetivo sinalizar ao enviar a notificação manualmente pelo dashboard (Painel de Faturamentos).  A notificação marcada com este ícone será apresentada como a primeira opção a ser selecionada, mas ainda é possível escolher outra notificação;
  • Padrão para assinaturas;
  • Padrão para NFS-e após recebimento: o quarto ícone (arquivo) tem como objetivo sinalizar quando o cliente possui em seu faturamento a opção de emitir a NFS-e após recebimento. Essa notificação é disparada para o cliente fora da régua de notificação selecionada no contrato;
  • Excluir: o quinto e último ícone (x) realiza a exclusão da notificação.

Para criar um modelo de notificação clique no botão localizado no canto superior direito + Criar Nova Notificação. Em nova tela, será exibido o quadrante Identificação com os seguintes campos para preenchimento:

  • Nome: informe um nome que identifique essa notificação internamente, no Faturamento (por exemplo, Notificação de Boleto e NFS-e ou Notificação de bloqueio). Seu preenchimento é obrigatório;
  • Descrição: descreva o conteúdo/ação da notificação (por exemplo, Notificação para cliente, com envio de boleto e NFS-e anexa).

Abaixo, no quadrante E-mail, são solicitadas as informações que a notificação encaminhará via e-mail:

  • Remetente: endereço de e-mail que enviará as notificações para os seus clientes.

    Caso você tenha cadastrado previamente um remetente próprio da sua empresa, este campo será preenchido automaticamente com tal endereço de e-mail. Saiba mais no artigo Notificação com Remetente Próprio;

  • Cc: caso deseje encaminhar as notificações com cópia para outro endereço de e-mail, separe-os com ponto e vírgula (;) neste campo;
  • Assunto: identifica e indica o título do e-mail que seu cliente receberá (exemplo: Nome da Empresa - Seu boleto e NFS-e estão disponíveis ou Nome da Empresa - Faltam 5 dias para o vencimento de sua mensalidade). Este campo é de preenchimento obrigatório.

Após, são apresentadas 5 opções para seleção, listando quais documentos são possíveis de serem adicionados na notificação enviada via e-mail como anexos. A seleção é opcional, mas recomenda-se a seleção dos documentos que façam mais sentido em cada notificação, otimizando-a:

  • Corpo: neste campo você confeccionará o corpo, ou seja, o conteúdo do e-mail de deseja encaminhar aos seus clientes. É aqui que você informará a mensagem a ser enviada. Este campo é de preenchimento obrigatório.

Para lhe auxiliar, a Fintera disponibiliza, ao lado do campo Corpo, várias tags de substituição que você poderá utilizar para mencionar automaticamente dados personalizados de cada cliente e faturamento.

Por exemplo; utilizando a tag $NUMERO, o e-mail exibirá em seu corpo o Número da NFS-e correspondente àquele cliente e faturamento.

Ou mesmo utilizando a tag $LINK_PORTAL_DO_CLIENTE, para que seu cliente receba o link de seu Portal do Cliente, onde ele visualizará a 2ª via do boleto, NFS-e, fatura atual e histórico de faturamentos já realizados de seu contrato.

Desta forma, não será necessário criar um e-mail diferente a cada cliente e faturamento.

💡 Dica

Os modelos de notificação serão utilizados posteriormente na criação de sua Régua de Cobrança, criando uma trilha de comunicação com seu cliente referente ao seu faturamento. 

Para saber mais sobre como criar esta régua, acesse Configurar Régua de Cobrança

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