Cadastrar Cliente Empresa (PJ)

Pessoa Jurídica é uma entidade, ou seja, uma empresa, sociedade ou organização, formada por uma ou mais pessoas. No Faturamento, chamamos os clientes que são Pessoas Jurídicas (PJ) de Empresas.

Desta forma, as informações e dados destas pessoas jurídicas são cadastrados no submenu Empresas

Para cadastrar uma empresa, acesse o menu superior Cadastros e, após, clique em Empresas. A tela exibida apresentará os cadastros das empresas (PJ), e você também visualizará o campo de busca ao lado direto e a opção de quantidade de cadastros exibidos por página ao lado esquerdo. 

Assim como, temos dois atalhos de ações possíveis em cada cadastro:

  • Exibir: o primeiro ícone (lupa) que ao clicar nele será exibido o cadastro correspondente;
  • Excluir: o segundo ícone (x) é um atalho para a ação de excluir o cadastro.

Para a criação de um novo cadastro é preciso clicar no botão + Criar Nova Empresa:

⚠️  Atenção!

Os cadastros apresentados não serão os contratos realizados com tais empresas, mas a exibição e armazenamento de seus dados cadastrais. 

A tela de cadastro apresentará vários campos para preenchimento, iniciando no quadrante Informações Gerais que requisitará as principais informações de seu cliente.

Conheça:

  • Nome fantasia: é o nome popular/comercial de seu cliente, ou seja, como é conhecido pelo público. Este campo é de preenchimento obrigatório;
  • Razão Social: nome que atribui um caráter individual a uma Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, nome de registro de seu cliente (empresa);
  • CNPJ: sigla de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, sendo o número único que identifica seu cliente. Este campo é de preenchimento obrigatório;

⚠️  Atenção!

Caso o seu cliente seja internacional e não tenha CNPJ, preencha o campo correspondente com o dígito zero:


  • Inscrição Estadual: número informado pela SEFAZ (Secretária da Fazenda) sendo o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual, para empresas que emitem notas de produtos/NF-e;
  • Inscrição Municipal: número de identificação fornecido pela prefeitura do município onde a empresa está localizada;
  • Cliente Desde: este campo permite que você informe quando essa empresa iniciou a ser seu cliente.

Abaixo, temos o quadrante Endereço. É muito importante que seus campos sejam preenchidos corretamente, pois há acordos específicos entre prefeituras que podem alterar o valor das alíquotas cobradas.

Também, podem ocorrer rejeições na emissão de boletos caso o endereço esteja incompleto ou inexistente. Conheça:

  • CEP: são 8 números que identificam o endereço. Ao realizar o preenchimento deste campo corretamente, todos os campos seguintes (menos o número e complemento) são preenchidos automaticamente;
  • Endereço: nome da rua, avenida ou praça em que é localizado o imóvel onde a empresa está locada;
  • Número: são os números que identificam o imóvel;
  • Complemento: informação que usamos para indicar com exatidão a localização do imóvel de empresa;
  • Bairro;
  • Cidade;
  • Estado;
  • Código do IBGE da cidade: código composto por 7 números, associado a uma tabela de identificação que apresenta os dados geográficos de todos os municípios brasileiros. 

O próximo quadrante a ser preenchido chama-se Informações para Faturamento, no qual você deverá informar os dados de seu cliente que serão utilizados na emissão de sua NFS-e, informações para contato, observações e notificações.

Conheça:

  • E-mail para nota fiscal: o e-mail que o cliente deseja que seja exibido na NFS-e;
  • Contatos: um campo livre para informações de contato com o cliente (por exemplo: telefone e pessoa de referência);
  • E-mails para Faturamento: insira os e-mails que serão responsáveis para o recebimento de notificações dos faturamentos do(s) contrato(s). Caso o cliente tenha mais de um e-mail que deseja receber notificação, basta separá-los por "," (vírgula) ou ";" (ponto e vírgula);
  • Observações: campo aberto para incluir observações do cliente.

Após o preenchimento de todos os campos mencionados acima, clique em Criar para salvar as informações preenchidas:

Ao final da página, também são exibidos os botões:

+ Criar e Adicionar outra: salva o registro atual em tela e limpa os dados preenchidos para preencher um novo lançamento;

Cancelar: retorna ao painel anterior de Cadastros.

💡 Dica

Você também pode cadastrar vários clientes de uma só vez importando uma planilha. Saiba como através do artigo Importar clientes Empresa via planilha.

Após o processo de cadastro de clientes empresa, você também pode realizar duas ações em cada cadastro criado, sendo elas a de Edição e Exclusão.

E você também visualizará o link do Portal do Cliente de seu cliente, este é um URL ao qual seu cliente poderá utilizar para visualizar e acessar a 2ª via boleto, NFS-e, Fatura e histórico de cobranças.

💡 Dica

Para saber mais sobre nossa novidade na Fintera, o do Portal do Cliente, acesse nosso artigo: Conheça o Portal do Cliente Fintera

Além destes atalhos e informações em cada cadastro, é possível realizar a edição e exclusão dessas empresas na tela de seu cadastro.

Para isso, você deve clicar em cima da linha do cadastro da empresa ou diretamente no atalho de Exibir (ícone de lupa).

Na tela apresentada, na lateral direita, você visualizará dois botões Editar e Apagar, clicando em Apagar você excluirá o cadastro da empresa em que está.

Clicando em Editar, você poderá editar as informações do cadastro conforme deseja. Finalizada as alterações dos dados necessários, clique no botão Atualizar.

Caso tenha feito alguma atualização incorretamente, clique em Cancelar para que o cadastro retorne ao seu estado original:

⚠️ Atenção

A Fintera informa que a ação de recuperação de dados excluídos não é possível, pois os mesmos após excluídos não ficam armazenados em nossa base.

Como apresentando em tela, a cada solicitação de exclusão abre-se em tela uma caixa de confirmação da exclusão, a qual precisa ser aceita para que a mesma seja excluída.

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