Configurar Régua de Cobrança

Régua de Cobrança define uma cadência personalizada de avisos e lembretes, disparados via e-mail, para os seus clientes.

Ela atua como uma "trilha", reunindo apenas as notificações/e-mails que você deseja que seu cliente receba automaticamente, cadastradas previamente em Cadastros  > Modelos > Notificação.

💡 Dica

Caso não tenha criado seus modelos de notificação anteriormente, conheça o artigo com todas as informações de como realizar este processo: Criar modelo de notificação.

Para cada grupo de cliente ou de forma de faturamento, você pode contar com quantas réguas de cobranças desejar de acordo com a forma de cobrança desejada.

Por exemplo: uma régua para cada tipo de recebimento de cliente (boleto, transferência) ou, ainda, uma régua para tipos diferentes de serviços comercializados.

Ao utilizá-la, você não precisa enviar manualmente essas mensagens nas datas estabelecidas: o Faturamento as envia exatamente nas datas determinadas, mês a mês.

Você pode automatizar o processo criando uma régua de notificação, cujo principal objetivo é alertar os clientes do vencimento das cobranças de forma totalmente personalizada e, assim, diminuindo a inadimplência.

Para criar uma régua de cobrança, acesse o menu superior Cadastros e clique no submenu Réguas de Cobrança. A tela exibirá o campo de busca ao lado direto e a opção de quantidade de réguas cadastradas exibidas por página ao lado esquerdo. 

Na mesma tela são exibidos dois atalhos de ações possíveis em cada régua:

  • Exibir: o primeiro ícone (lupa) exibe o cadastro selecionado, em detalhes. Promove a mesma ação ao clicar sobre qualquer local da linha;
  • Excluir: o segundo ícone (x) é um atalho que realiza a exclusão do cadastro.

Para criar uma nova régua, clique no botão + Criar Nova Régua de Cobrança localizado no canto superior direito da tela.  Em nova tela, será exibido primeiramente o quadrante Informações Gerais com alguns campos para preenchimento:

  • Nome: insira uma descrição que facilite o reconhecimento da trilha de notificações que serão encaminhadas (exemplos: Consultoria, Boleto / Treinamento ou Transferência). Este campo é de preenchimento obrigatório; 
  • Descrição: esse campo possibilita que informe uma descrição para a trilha.

Abaixo, no quadrante Regras de Cobrança, são exibidas duas caixas de seleção e um campo para preenchimento para informar a cadência das notificações e condicionais de envio das mesmas: 

  • Modelo de Notificação: selecione o modelo de notificação previamente criados (leia mais no artigo Criar modelo de notificação) que você deseja incluir na régua;
  • Dias úteis: inclua a quantidade de dias úteis que deseja que a notificação, selecionada anteriormente, seja encaminhada;
  • Data de envio: determine quando a mensagem deverá ser disparada: antes do vencimento, no vencimento, após o vencimento e no vencimento.

Após as seleções e preenchimento dos campos acima, clique em Adicionar. Uma nova linha aparecerá para que informe mais uma opção de notificação e condicionais de envio.

Repita este mesmo processo de preenchimento até que tenha informado todas as notificações que deseja que seu cliente receba em sua trilha:

Para excluir uma linha das regras de cobrança da trilha, cliquei no ícone X (Excluir Regra).

Ao finalizar, clique em Criar para cadastrar seu novo modelo de Régua de Cobrança. Caso tenha adicionado informações incorretamente, clique em Cancelar para que a trilha seja desfeita:

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