Criar Novo Contrato

Um contrato é um acordo feito entre duas empresas onde cada uma delas assume determinadas responsabilidades.

No Faturamento, o contrato é a centralização das informações de prestação de um serviço, assim como a automação das ações possíveis no contrato, como, por exemplo: seus faturamentos, a emissão de boletos e NFS-es, envio de notificações e faturas.

Para criar um contrato no Faturamento, acesse o menu superior Contratos. A tela exibida apresentará os contratos cadastrados, e você também visualizará o campo de busca ao lado direto e a opção de quantidade de contratos exibidos por página ao lado esquerdo. 

Na tela são exibidos dois atalhos de ações possíveis em cada contrato:

  • Exibir: o primeiro ícone (lupa) exibe o contrato selecionado, em detalhes. Promove a mesma ação ao clicar sobre qualquer local da linha;
  • Excluir: o segundo ícone (x) é um atalho que realiza a exclusão do contrato.

Também são apresentadas outras ações possíveis, sendo elas:

  • Ver Contratos Encerrados: clicando nesta ação você visualizará os contratos que foram encerrados;

  • Importar dados como contratos, regras de faturamento e faturamento via planilha: para compreender mais sobre como realizar as importações desses dados, verifique nosso artigo Importar dados dos Contratos via planilha;
  • Exportar Regras de Faturamento via Excel: é possível exportar as regras de faturamentos cadastradas em seus contratos;

    Para isso, clique na ação mencionada que será automaticamente baixada uma planilha contendo os dados de suas regras:

Para a criação de um novo contrato, clique no botão + Novo Contrato de venda:

Uma tela será exibida com vários campos para preenchimento, iniciando no quadrante Informações Gerais, onde é necessário adicionar e selecionar as informações referente ao cliente.

Selecione se seu cliente é uma Pessoa Jurídica ou Pessoa Física: ao selecionar o tipo serão apresentadas as opções de clientes referentes ao mesmo no campo Cliente:

Após, preencha os campos conforme o seu contrato com o cliente:

  • Cliente: escolha um cliente previamente criado e conforme o tipo (PJ ou PF).

    Caso ainda não tenha cadastrado anteriormente seu cliente, você pode clicar no botão + Criar Novo, e ser redirecionado a tela de cadastro conforme o tipo selecionado (Empresa/PJ ou Pessoa/PF);

💡 Dica

Não tendo certeza de como realizar o cadastro de seu cliente, ou mesmo deseja confirmar mais sobre o assunto, verifique nossos artigos: Cadastrar Cliente Pessoa (PF) ou Cadastrar Cliente Empresa (PJ).

  • Nome: informe um nome para o contrato, para sua identificação;
  • Título: refere-se ao título do contrato, que consta no cabeçalho do documento, e/ou poderá ser usado para identificar um faturamento, nas notificações enviadas para seus clientes;
  • Descrição: neste campo você pode adicionar uma descrição detalhada a respeito do contrato;
  • Observações: este campo possibilita que inclua observações referente ao contrato (exemplo: notas fiscais devem ser emitidas após recebimento / desconto em primeira fatura estipulada no contrato).

⚠️ Atenção!

Caso você tenha realizado sua configuração de numeração de faturas será apresentado a opção de Numerar fatura ao criar ou editar contratos.

Esta opção já virá selecionada!

Se deseja que este contrato não apresente faturas numeradas, clique na caixa de seleção retirando a seleção da mesma.

Abaixo, é exibida a caixa de seleção Permitir faturamento automática em caso de inadimplência: selecionada esta opção (e caso o faturamento deste contrato esteja marcado para ocorrer automaticamente), se seu cliente não efetuar o pagamento de um faturamento, os faturamentos seguintes continuaram a ser faturados e sua nota fiscal e boleto serão emitidos sem interrupções:

⚠️ Atenção

Caso você não selecione a opção Permitir faturamento automático em caso de inadimplência e seu cliente não realizar o pagamento de um de seus faturamentos e assim, ficar como inadimplente, os faturamentos futuros não serão faturados mesmo que estejam como faturamento automático.

Após, é exibido o quadrante Vigência, onde é possível informar o prazo contratual, ou seja, data de início e término do contrato (caso houver).

Ao lado é exibido o quadrante Documentos, onde é possível anexar os contratos, propostas comerciais, e-mails de validação, etc.

Para isso, basta clicar no botão Adicionar e incluir o arquivo desejado. Caso tenha adicionado o arquivo incorreto e deseja excluir o adicionado anteriormente, clique no ícone X

Após, clique novamente em Adicionar e selecione o arquivo correto:

⚠️ Atenção

Ao clicar em Adicionar, no quadrante Documentos, você deve selecionar um documento. Se o campo para adicionar documentos permanecer sem anexo, o Faturamento não salvará o contrato e será apresentado uma mensagem de erro em tela.

Finalizado a adição de todas as informações, clique em Criar para que o contrato seja salvo.

Ao final da página, também são exibidos os botões:

  • + Criar e Adicionar outra: salva o registro atual em tela e limpa os dados preenchidos para preencher um novo contrato;
  • Cancelar: retorna ao painel anterior de Contratos.

Após a criação do contrato, serão apresentados outros três quadrantes. Dois desses devem ser preenchidos seguindo as instruções exibidas nos artigos: Criar uma Regra de Faturamento e Criar um novo faturamento.

O terceiro quadrante, Histórico de Alterações, apresenta todas as informações referentes ao contra que foram alteradas/atualizadas, clicando no botão Visualizar alterações.

Você também visualizará o campo de busca ao lado direto e a opção de quantidade de históricos exibidos por página ao lado esquerdo:

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