Configurações Fiscais
No submenu Configurações e opção Fiscais você deverá informar os dados tributários de sua empresa, para que o Faturamento os utilize como base para realizar as emissões de NFS-e.
Por isso, é de extrema importância que as informações sejam corretamente preenchidas e que estejam sempre atualizadas.
⚠️ Atenção!
Caso tenha selecionado a opção Não, você informa ao Faturamento que não emitirá NFS-es. Informamos que os submenus Certificado Digital e Identidade Visual estarão desabilitados e não mais visíveis para seleção, pois são informações adicionadas apenas para a emissão de NFS-e.
Para cadastrar e editar suas informações, acesse o menu Configurações, o submenu Configurações e opção Fiscais:
Nesta tela serão apresentados vários campos para preenchimento.
Primeiramente é preciso selecionar a resposta para a frase: Sua empresa pretende emitir notas fiscais?.
Se sua empresa não emitir NFS-e é necessário selecionar a opção Não, e assim os campos abaixo não serão exibidos para preenchimento.
Caso realize a emissão de NFS-e pelo Faturamento, selecione a opção Sim e os campos para preenchimento serão exibidos, sendo eles os seguintes:
Inscrição Municipal: número de identificação fornecido pela prefeitura do município onde a empresa está localizada, sendo a permissão para funcionamento de seu negócio.
Preencha este campo somente com números, sem pontuações;
Inscrição Estadual: número liberado pela SEFAZ (Secretária da Fazenda) sendo o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual, para empresas que emitem notas de produtos/NF-e.
Não possuindo ou isento, este campo pode ser preenchido com a palavra ISENTO ou deixá-lo em branco;
- Opção pelo Simples Nacional: selecionar as opções Sim ou Não conforme o regime tributário de sua empresa;
Incentivador Cultural: empresa contribuinte do ISSQN, que apoie a projetos culturais apreciados na forma da Lei, por meio de doação ou patrocínio.
Confirmando se sua empresa é contribuinte ou não, selecione a opção correspondente de Sim ou Não;
- E-mail na nota fiscal: preencha com o e-mail que será exibido na emissão da DANFS-e para contato e identificação;
- Telefone na nota fiscal: telefone apresentado na NFS-e para contato;
Regime Especial de Tributação: é uma modalidade de tributação onde determinado setor ou até atividade empresarial possui uma forma diferenciada de aplicação tributária.
Selecione a opção conforme sua modalidade especial ou Nenhuma, caso não possua.
- Número do RPS inicial: número do Recibo Provisório de Serviços, informado no Portal da Prefeitura;
- Série do RPS inicial: é o modelo indicado no Recibo Provisório de Serviços pelo Portal da Prefeitura onde realiza a emissão de NFS-e.
💡 Dica
Para lhe auxiliar a identificar e compreender algumas das palavras e campos exibidos neste artigo e menu, utilize o Glossário Fintera ✨
⚠️ Atenção!
Dependendo da cidade em que emitirá NFS-es, endereço informado em Informações Gerais, seu Portal da Prefeitura poderá solicitar outros dados e, por isso outros campos podem ser exibidos , como: login, senha e token.
Após o preenchimento dos campos apresentados, clique no botão Atualizar para salvar as informações adicionadas ou atualizadas.
Caso você tenha cadastrado ou editado alguma informação incorretamente, basta selecionar a opção Cancelar para desfazer as alterações:
💡 Dica
Sugerimos a verificação e confirmação com o setor ou responsável contábil de sua empresa para preenchimento correto das informações dos campos mencionados acima.