Criar Modelo de Nota Fiscal

No Faturamento é possível criar modelos de notas fiscais para que, a cada NFS-e emitida, não seja necessário seu preenchimento completo com alíquotas e informações contábeis sensíveis ao valor total do serviço.

Desta forma, você gera uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) em segundos, automatizando sua emissão com precisão e eficiência.

💡 Dica

Para saber se o Faturamento emite NFS-es de seu Portal da Prefeitura, confira nosso artigo: A Fintera atende e emite NFS-e na minha cidade?

O modelo de nota fiscal define os parâmetros fiscais da NFS-e para cada serviço prestado, e neste modelo são definidos:

  • O código de serviço da prefeitura;
  • A alíquota de ISS praticada para o serviço em específico;
  • As alíquotas de retenções de impostos;
  • Se o tributo será ou não retido e, caso seja, se será retido integralmente na primeira parcela ou dividido igualmente entre o parcelamento do faturamento;
  • A alíquota e fonte da carga tributária aproximada.

Uma vez criado, o modelo da NFS-e será associado aos modelos de faturamentos no contrato de seus clientes (para saber mais, acesse o artigo Criar modelo de faturamento) e definirá o código do serviço da NFS-e, o valor do ISS, o valor de cada retenção e o valor da carga tributária aproximada ao emitir a NFS-e pelo Faturamento.

💡 Dica

Para lhe auxiliar a identificar e compreender algumas das palavras e campos exibidos neste artigo e menu, utilize o Glossário Fintera

Para criar o modelo, acesse o menu Cadastro, selecione o submenu Modelos e, após, clique em Nota Fiscal. Na tela apresentada será exibida as opções de quantidade de modelos de notas fiscais visualizadas por página ao lado esquerdo e, ao lado direito, o campo de busca por nome.  Logo abaixo, em cada linha de dos modelos de notas, após o cadastrados, serão exibidos dois ícones que representam as seguintes ações:

  • Exibir: o primeiro ícone (lupa) exibirá o modelo correspondente e seu detalhamento;
  • Excluir:  o segundo ícone (x) é um atalho para a exclusão do modelo.

Para criar um modelo, clique em + Criar Modelo de Nota Fiscal

Em nova tela, será exibido o quadrante Identificação para preenchimento do campo Nome do Modelo. Preencha com uma descrição que identifique internamente a operação no Faturamento (por exemplo, serviço prestado mais as especificações fiscais da transação):

Logo abaixo, são exibidos os quadrantes Dados do Serviço, Retenções Carga Tributária Aproximada Destacada na Nota, onde você deverá informar as principais informações da NFS-e. Conheça cada um deles:

Dados do Serviço:

  • Código do Serviço Municipal: o código fornecido pela prefeitura que o prestador de serviço utilizará para emitir a NFS-e. Você poderá informar no campo de busca o código ou escrever conforme registrado o serviço:

📢 Você sabia?

Cada município pode utilizar a combinação de até três informações diferentes para determinar a atividade exercida em um determinado serviço (código de serviçoitem da lista de serviços e CNAE). E fica a critério de cada prefeitura fazer da forma que bem quiser a disposição dos valores de algumas dessas informações.

Aqui na Fintera a gente descomplica, veja exemplos:

  • Se sua empresa está no RJ, basta digitar parte da descrição ou do número do serviço. O resto é conosco:

  • Se sua empresa está em SP, a busca pela descrição ou número do serviço é facilitada. No XML, indicaremos todos os demais campos obrigatórios para o sucesso de sua emissão:

Veja a diferença: em SP, só foi utilizado o Código de Serviço como referência. Já no RJ foi diferente, existindo dois campos no XML. Mas o cadastramento dos serviços na tela da Fintera foi igual para ambos os municípios!

  • Alíquota do ISS: preencha com a alíquota referente ao serviço prestado;

⚠️Atenção!

Este campo: Alíquota de ISS, é correspondente a retenção em sua Nota Fiscal de Serviço.

Caso deseje apenas reter o ISS, porém em sua nota não é aceito esta retenção, você pode reter tal tributação em sua cobrança preenchendo o campo ISS:

  • Serviço prestado: esta ação apresentará 3 opções de serviço prestado, sendo elas no município do prestador, no munício do tomador e em outro município.

Estas representarão onde o serviço anteriormente selecionado foi realizado, sendo a mesma uma informação que altera-se conforme o município onde o serviço foi prestado, tipo de serviço e legislação do local.

Para saber exatamente qual destas opões você deverá selecionar, por favor confirme com a equipe contábil de sua empresa.

💡 Dica

Caso selecione a opção em outro município, você precisará informar o Código IBGE do município ao qual foi prestado o serviço.

Assim, sempre confirme se o mesmo está atualizado, pois o campo tem como preenchimento obrigatório.

Retenções: Neste quadrante você deverá informar as alíquotas de retenções municipais pagos pelo tomador, ou seja, pelo seu cliente. Informe o valor das alíquotas (%) conforme o serviço e legislação entre as opções: IR, PIS, COFINS, CSLL, INSS e ISS. É importante ressaltar que o cálculo é realizado sobre o valor bruto original.

⚠️Atenção!

A caixa de seleção ISS Retido? refere-se a retenção da Alíquota de ISS.

Sendo assim, caso o valor informado em seu campo correspondente for retido em sua Nota Fiscal de Serviço, basta selecionar o mesmo:

Você poderá optar se deseja ou não descontar as retenções nas cobranças (transferência ou boleto) e, também, como deduzi-las: é possível descontar o valor integral do tributo apenas na primeira parcela ou proporcional entre parcelas (caso seja um faturamento parcelado).

Confira as três opções disponíveis:

  • Não descontar as retenções: ao criar um novo modelo de Nota Fiscal, todas as retenções estarão selecionadas, descontando do valor bruto do faturamento. Caso não deseje descontar as retenções, clique na caixa de seleção da retenção que não deseja deduzir:

  • Apenas na primeira parcela: caso selecione esta opção, a retenção a qual se refere será realizada integralmente sobre o valor bruto da primeira parcela do faturamento (faturamentos parcelados);
  • Proporcional entre parcelas: selecionada esta opção, quando houver parcelas no faturamento, as retenções serão igualmente divididas sobre o valor bruto das parcelas do faturamento:

Você também poderá informar um limite mínimo do valor do serviço para que ocorra a retenção de cada um dos impostos.

Ou seja, caso o serviço contido no faturamento esteja abaixo do valor estipulado no campo do tributo, o serviço não sofrerá retenção deste tributo.


Carga tributária aproximada destacada na nota: neste quadrante você informará o valor aproximado da alíquota para calcular a carga tributária aproximada da nota, ou seja, o valor aproximado de impostos pagos.

E ao lado deste campo, você deve indicar o órgão regulador fornecedor da alíquota de carga tributária aproximada, caso necessário.

⚠️ Atenção!

Estas informações devem ser sempre confirmadas por seu contador ou responsável fiscal, pois elas dependem de uma base legal de informação e orientação técnica sobre a empresa e dados fiscais.

💡Dica

A exibição da Carga Tributária Aproximada no PDF da NFS-e dependerá do layout disponibilizado pela sua prefeitura, pois cada prefeitura define o destaque deste valor em um campo específico da NFS-e.

Finalizado o preenchimento das informações, clique em Criar para salvar o modelo.

Caso tenho informado incorretamente os dados e deseja se desfazer dos mesmos, clique em Cancelar:

⚠️Atenção!

O preenchimento correto dessas informações é de responsabilidade do usuário.

Sugerimos que consulte seu contador ou responsável fiscal/contábil para a confirmação e validação dos dados adicionados.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos