Criar Modelo de Faturamento

Os Modelos de Faturamento são um grande facilitador para criar seus contratos e informar as Regras de Faturamento, pois é através destes modelos reunidos que você informará de que forma seus faturamentos recorrentes serão realizados e suas principais informações, tais como:


- Os serviços e valores que sua empresa cobrará de seus clientes neste determinado modelo;

- A  periodicidade de que esta cobrança ocorrerá e se será realizada manual ou automaticamente;

- Qual o modelo de notificação que será utilizado (saiba mais em Criar modelo de notificação);

- Qual a régua de cobrança utilizada (saiba mais em Configurar Régua de Cobrança);

- Quando sua cobrança vencerá após o faturamento;

- Em quanto tempo o contrato será reajustado automaticamente e por qual índice;

- Quando e qual o modelo de nota fiscal será utilizado;

- A forma e modelo de cobrança na qual seu cliente efetuará o pagamento;


Para isso, acesse o menu superior  Cadastros, clique no submenu Modelos e, após, clique em Faturamento. Na tela apresentada serão exibidas as opções de quantidade de faturamento visualizada por página ao lado esquerdo e, ao lado direito, o campo de  busca por descrição:

Logo abaixo, em cada linha dos faturamentos previamente cadastrados, são exibidos dois ícones que representam as seguintes ações:

  • Exibir: o primeiro ícone (lupa) exibirá o modelo correspondente e seu detalhamento;
  • Excluir: o segundo ícone (x) é um atalho para a exclusão do modelo.

Para criar um modelo de faturamento, clique em + Criar Novo Modelo de Faturamento:

Serão apresentados vários quadrantes com campos para preenchimento, conheça cada um deles a seguir:

Iniciando com o quadrante Informações Gerais, preencha com uma descrição que identifique o modelo de faturamento internamente no Faturamento (por exemplo: Contrato - Plano Ouro, Assinatura mensal ou, ainda, Consultoria semanal):

É neste quadrante que você pode informar antecipadamente serviços e adicionará várias informações cadastradas anteriormente:

  • Serviço: esta caixa de seleção apresentará todos os seus serviços cadastrados anteriormente no submenu Cadastro e seção Serviços. Conheça mais acessando o artigo Criar Novo Serviço;
  • Descrição: será apresentada a descrição cadastrada no serviço selecionado, para melhor identificá-lo. Você pode alterá-la caso desejar;
  • Quantidade: informe quantos serviços foram realizados conforme o serviço previamente selecionado;
  • Preço por unidade: será exibida a forma de cálculo da cobrança do serviço selecionado previamente, sendo possível alterar pelo atalho Editar (ícone de lápis), e visualizar uma prévia do cálculo no atalho Prévia do Preço (ícone de lupa);

  • Subtotal: conforme o preenchimento dos campos anteriores, o Faturamento automaticamente efetuará o cálculo do valor e informará conforme os dados adicionados e cadastrados.

O próximo quadrante apresentado é o Faturamento, exibindo os seguintes campos para seleção:

  • Periodicidade da Cobrança: selecione como os serviços adicionados anteriormente serão cobrados (mensalmente, bimestralmente, trimestralmente, semestralmente, anualmente ou semanalmente). A opção de uma única vez, criará modelos utilizáveis apenas na criação de faturamentos avulso, conheça mais sobre em: Criar um novo faturamento.
  • Tipo de Faturamento: como o faturamento será realizado, se manual (o sistema aguardará o comando do usuário para tomar as ações descritas e selecionadas) ou automático (emissão de NFS-e, boleto de cobrança, envio de notificações de forma automática e na data prevista);

⚠️ Atenção!

Caso selecione a opção faturamento automático, você poderá informar se deseja que o mesmo ocorra em apenas dias uteis - não considerando feriados municipais, apenas nacionais.

Para habilitar tal ação, selecione a caixa de seleção Faturamento automático em dia úteis:

Importante: o vencimento programado permanecerá o mesmo, não prorrogando os dias.

Portanto, caso seu faturamento ocorra em um sábado e o está programado para 6 dias após o faturamento, o faturamento ocorrerá na segunda, mas o vencimento contabilizará desde o dia original do faturamento, ou seja, desde sábado.

  • Modelo de Notificação Automática: ao selecionar a opção automático no Tipo de Faturamento, este campo apresentará as notificações que você cadastrou anteriormente em Modelos de Notificação;

  • Régua de Cobrança: selecione a régua de cobrança previamente cadastrada, que organizará o envio dos e-mails que o cliente receberá em cada faturamento;
  • Competência: definição da competência do faturamento:

    - Mesmo mês da data do faturamento: nesta opção a competência de seu faturamento ocorrerá no mesmo mês em que o faturamento será faturado;

    - Mês anterior a data do faturamento: esta opção fará com que a competência seja no mês anterior ao mês em que o faturamento será faturado (exemplo: serviços pós-pagos, cobrança pelo serviço utilizado no mês anterior);

    - Mês seguinte a data do faturamento: nesta opção a competência de seu faturamento ocorrerá no mês seguinte ao que seu faturamento será faturado (exemplo: serviços pré-pagos, cobrança antecipada pelo serviço):

  • Descrição: neste campo você pode descrever o que está sendo faturado. Esta descrição será exibida na fatura emitida.

Logo abaixo é exibido o quadrante Informações de Vencimento, onde você deve configurar as regras para o cálculo da data de vencimento de cada faturamento. Selecione qual das opções se adéqua melhor à sua necessidade:

  • No próximo dia -- após a data do faturamento: se selecionada essa opção e adicionado o número 10, por exemplo, um faturamento com previsão mensal de ocorrer no dia 1º terá sua data de vencimento calculada para o 10º dia do mês;
  • No último dia corrido/útil do mês após a data do faturamento: selecione esta opção caso o vencimento de seu faturamento seja no último dia (corrido ou útil) no mesmo mês do faturamento;
  • Na mesma data do faturamento: se selecionada esta opção o vencimento de seu faturamento será no mesmo dia de seu faturamento (emissão de nota, cobrança, notificação e marcação como a receber);

⚠️ Atenção!

Caso tenha selecionado seu Boleto Bancário (Boletos Fintera ou PJBank), no quadrante Forma de Cobrança, ao emitir seu boleto será apresentado um erro, pois por regras bancárias seus boletos só podem ser emitidos a partir de um dia de antecedência ao seu vencimento.

Portanto, não podem ser no mesmo dia de seu vencimento, apenas antes.

  • Após -- dia(s) corrido(s)/útil(eis) da data do faturamento: selecionada esta opção, o vencimento de seu faturamento será após a quantidade de dias informados e conforme a métrica (corrido ou útil);
  • No dia -- após -- meses da data do faturamento: esta opção apresenta a possibilidade do vencimento de seu faturamento ocorrer em um dia especifico e após uma quantidade de meses de seu faturamento;

💡 Dica

Caso você deseje gerar parcelas, selecione a opção  Dividir em -- parcelas iguais e indique o número de parcelas a serem cobradas a partir da data de vencimento escolhida anteriormente.

No quadrante Configurações de Reajuste Automático, o Faturamento otimiza seu tempo ao atualizar automaticamente os índices de reajuste contratuais, não sendo mais necessário realizar manualmente o reajuste ou lembrar a data exata de reajustar cada contrato. Para inserir uma nova configuração, clique em Adicionar

Serão apresentados alguns campos para preenchimento:

  • Serviço: neste você poderá informar o(s) serviço(s) que sofrerão o reajuste. Caso tenha mais de um serviço adicionado neste modelo, você poderá informar os índices de reajuste separadamente (se necessário);
  • Periodicidade de reajuste (meses): informe em quantos meses o reajuste deverá ocorrer;
  • Índice: selecione o índice de reajuste que será utilizado;
  • Notificação (dias): caso queira comunicar seu cliente, informe quantos dias antes da data deseja que ele receba a notificação. Caso deseje que o cliente receba a notificação, selecione Notificar cliente.
  • Permitir reajuste negativo: selecione caso deseja que o reajuste ocorra mesmo que a alíquota acumulada no período seja negativa, ou seja, caso o reajuste diminua o valor do contrato.

Logo após, no quadrante Nota Fiscal você primeiramente informará se esse modelo emitirá NFS-e selecionando a opção Emitir Nota Fiscal?. Confirmado que realizará a emissão, será necessário que você preencha alguns campos:

  • Modelo de NFS-e: selecionar qual dos modelos de nota fiscal esse faturamento emitirá. Saiba mais em Criar Modelo de Nota Fiscal;
  • Emitir nota fiscal: selecione a opção conforme deseja que a emissão da nota fiscal ocorra:

    - No dia do faturamento: quando seu faturamento for de a faturar para faturado, a NFS-e será emitida no mesmo dia;

    - Após o recebimento: quando for identificado o recebimento de seu faturamento, a NFS-e será emitida.

  • Corpo da NFS-e: neste campo você pode descrever informações que serão apresentadas no campo descrição da NFS-e. Disponibilizamos tags de substituição que podem ser utilizadas para mencionar dados e informações. Clique em Veja tags disponíveis para conferir as tags disponíveis.

No quadrante Cobrança, você confirmará como o seu cliente será cobrado neste modelo de faturamento. Caso tenha contratado a opção boletos (PJBank ou Fintera), e se estiverem habilitados e possuírem modelos de cobrança criados, serão apresentados para seleção. Caso contrário, a opção exibida será apenas a de Transferência.

💡 Dica

Para saber mais sobre as opções disponíveis para emissão de boletos bancários na Fintera e como contratá-los, acesse o artigo Configurar as Informações de Cobrança.

Para conhecer e cadastrar seus modelos de cobrança, acesse o artigo Configurar o modelo de cobrança

Após, caso sua conta esteja integrada ao módulo Financeiro Fintera, será apresentado o quadrante Financeiro. Este possibilita que inclua a CategoriaCentro de Receita e Conta de Recebível. Estas informações são utilizadas para a criação automática de um recebível no Financeiro (não são de preenchimento obrigatório):

💡 Dica

Para mais informações sobre como realizar a integração com o Fintera Financeiro, acesse o artigo Integração Fintera Financeiro.

Caso ainda não tenha acesso ao Financeiro, entre em contato com o nosso Atendimento Fintera pelo e-mail suporte@fintera.com.br

Finalizado o preenchimento de todas as informações, dados e campos do modelo de faturamento, clique em Criar. Caso tenha adicionado alguma informações incorretamente e deseja desfazer a ação de cadastramento, clique em Cancelar:

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