Começando no Faturamento: passo a passo de configurações iniciais
O Faturamento é um acelerador de faturamentos que operacionaliza e gerência a parte fiscal de suas cobranças e recebimentos.
No entanto, ele necessita de alguns cadastros iniciais, feitos manualmente por você ou a pessoa a quem você designar esta tarefa (o auxiliar administrativo, por exemplo).
Isso que dizer que é necessário inserir certas informações para que Faturamento possa trabalhar a partir delas, criando as automações e ações que você determinar.
Reunimos aqui os artigos explicativos destas configurações iniciais, em forma de índice, para te ajudar no seu primeiro contato com a ferramenta.
São uma série de configurações iniciais bastante simples, que podem ser feitas em outra ordem, mas acreditamos que a forma como são dispostas aqui seja ideal para começar.
💡 Dica
É importar tirar um tempinho para se dedicar a estas configurações, certo? Caso surja alguma dúvida, entre em contato com o nosso atendimento através do e-mail suporte@fintera.com.br ou pelos canais de atendimento disponíveis em todas as telas da Fintera.
Passo a Passo
Informações da Empresa: O primeiro de todos os passos é confirmar e informar os dados de sua empresa (nome fantasia, razão social, CNPJ, endereço, e e-mail remetente das comunicações).
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Cadastrar usuários para a sua equipe: Convide cada membro de sua equipe criando usuários para cada um deles.
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Configurações Fiscais: Informe os dados fiscais de sua empresa, aqueles necessários para emitir cobranças e notas fiscais. É imprescindível mantê-los sempre atualizados.
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Inserir o Certificado Digital: O certificado digital é um documento eletrônico que identifica a sua empresa digitalmente. Nele constam o nome, uma chave e outros dados que identificam a empresa na Receita Federal e nos sistemas de gestão.
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Inserir o logo de sua empresa na NFSe, Fatura e Portal do Cliente: O Faturamento permite que você adicione o logo da sua empresa a documentos e nosso painel, de forma que ao seu cliente acessar ou recepcionar suas notificações ele identifique uma transação mais personalizada.
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Configurar suas notas fiscais: Configure modelos de nota fiscal para cada operação de venda de serviços.
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💡 Dica
Para saber se o Faturamento emite NFS-es de seu Portal da Prefeitura, confira nosso artigo: A Fintera atende e emite NFS-e na minha cidade?
Configura seus boletos: A configuração dos boletos está ligada diretamente com o tipo de emissão Boletos Fintera ou PJ Bank ao contratar a Fintera.
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Crie um novo serviço: Crie a lista de serviços que serão cobrados de seus clientes
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Crie notificações: Personalize as notificações que serão enviadas a seus clientes.
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Crie réguas de cobrança: Alerte seus clientes, automaticamente, sobre cobranças próximas ao vencimento ou que ficaram inadimplentes.
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Cadastre seus clientes: Para criar os contratos de prestação de serviço, informe ao Faturamento quem são seus clientes, sejam eles PJ ou PF.
Clique aqui para acessar o artigo de clientes PJ. Clique aqui para acessar o artigo de clientes PF.
Crie modelos de faturamento: Para criar contratos com mais facilidade, você pode criar modelos de seus faturamentos com as informações mencionadas acima, para ao criar o contrato apenas selecionar um modelo que se encaixe no contrato.
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Crie um contrato: Quase lá! Agora que seus clientes e serviços estão cadastrados, é possível criar os contratos de prestação de serviço da sua empresa.
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💡 Dica
Siga todos os passos mencionados acima, garantindo que o Faturamento terá as informações necessárias para operacionalizar e gerenciar a parte fiscal de suas cobranças e recebimentos.