Criar uma Regra de Faturamento

Para facilitar a criação e inserção de informações em seus contratos, o Faturamento possibilita a criação de faturamentos recorrentes em diferentes periodicidades ou faturamentos que se repetem até um prazo delimitado, com várias informações pré-cadastradas e modeladas conforme sua necessidade.

Esta funcionalidade é denominada Regras do Faturamento e, ao associar uma regra a um contrato, todos os faturamentos são gerados automaticamente conforme os critérios definidos na mesma.

💡 Dica

Neste artigo você visualizará a criação de uma regra em um único contrato, mas no Faturamento é possível a importação dessas regras em vários contratos. Saiba como através do artigo Importar dados dos Contratos via planilha.

Para criar uma regra de faturamento, acesse o menu superior Contratos e selecione o contrato desejado, clicando sobre:

Você será direcionado a tela do contrato, que exibirá todas as informações referente ao mesmo que você cadastrou anteriormente em Criar Novo Contrato.

Abaixo, você visualizará o quadrante Regras de Faturamento. Para criar uma regra clique em + Criar Nova Regra:

Será exibida a tela da Nova Regra de Faturamento: o primeiro quadrante que você visualizará será o Informações Gerais, com dois campos para preenchimento. 

Conheça:

  • Título: qual o nome que você utilizará para identificar este faturamento no contrato;
  • Modelo de Faturamento: neste você poderá selecionar e utilizar o modelo de faturamento anteriormente criado em Criar modelo de faturamento, lembrando que serão apresentados apenas os modelos que não possuem como periodicidade uma única vez.

    Selecionando um modelo você não precisará realizar o preenchimento dos campos seguintes manualmente.

    Caso não deseje utilizar os modelos, você pode deixar selecionada a opção Criar sem modelo de faturamento.

A seguir exibe-se o quadrante Cliente, que apresentará o cliente ao qual o contrato se refere e o seu tipo: Pessoa Jurídica ou Pessoa Física

Abaixo, é apresentado o quadrante Serviços que poderá ser exibido de duas formas:

  • Com serviços pré-cadastrados em seu modelo de faturamento, caso o tenho selecionado. Se for este o caso você visualizará os dados que cadastrou anteriormente, sendo possível editar ou acrescentar se necessário.
  • Sem serviço pré-cadastrado em seu modelo ou não utilizando um modelo. Você poderá adicionar os serviços que serão cobrados neste faturamento clicando no botão Adicionar, sendo possível adicionar mais de um serviço.

Os campos apresentados para seleção ou adição de mais serviços são:

Serviço: esta caixa de seleção apresentará todos os seus serviços cadastrados anteriormente no submenu Cadastro e seção Serviços;

- Descrição: será apresentada a descrição cadastrada no serviço selecionado, para melhor identificação. Você pode alterá-la caso desejar;

- Quantidade: informe quantos serviços foram realizados, conforme o serviço previamente selecionado;

- Preço por unidade: será exibida a forma de cálculo da cobrança do serviço selecionado previamente, sendo possível alterar pelo atalho Editar (ícone de lápis), e visualizar uma prévia do cálculo (preço por volume ou escalonado) no atalho Prévia do Preço (ícone de lupa);

- Subtotal: conforme o preenchimento dos campos anteriores, o Faturamento automaticamente efetuará o cálculo do valor e informará conforme os dados adicionados e cadastrados.

Caso não tenha criado modelos de serviços, consulte o artigo Criar novo serviço.

No quadrante Faturamento serão exibidos os dados referentes aos faturamentos que serão criados.

Caso não o possua em seu modelo ou não esteja utilizando um modelo de faturamento, os campos para preenchimentos serão os seguintes:

  • A data de criação do primeiro faturamento: quando o faturamento deste contrato iniciará;
  • A periodicidade: o período em que os faturamentos ocorreram (mensalmente, bimestralmente, trimestralmente, semestralmente, anualmente ou semanalmente);
  • A data final: qual a última data do faturamento deste contrato. Caso o faturamento seja recorrente, deixe em branco este campo e automaticamente serão criados até 24 lançamentos futuros.

Veja alguns exemplos:

a) Criando o primeiro faturamento com a data 01/09/2022 e repetindo-o mensalmente até dia 01/12/2022, os faturamentos criados em seu contrato automaticamente ocorrerão no dia 01 dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro conforme as regras estabelecidas.

b) Criando o primeiro faturamento com a data 01/09/2022 e repetindo-o anualmente até dia 01/09/2026, os faturamentos criados em seu contrato automaticamente ocorrerão todo dia 01 de setembro de cada ano, até 2026.

c) Criando o primeiro faturamento com a data 01/09/2022  repetindo-o semanalmente, não possuindo uma data final, serão criados em seu contrato automaticamente até 60 faturamentos futuros e em cada semana.

Prosseguindo com o preenchimento dos campos no quadrante:

  • Tipo de Faturamento: automático ou manual.Selecionando a opção automática, a NFS-e, boleto de cobrança e notificações serão emitidos e encaminhados de forma automática na data prevista;

    Já na opção manual, o sistema aguardará o comando de um usuário para seguir com as ações comandadas. Para conhecer mais sobre acesse o artigo Ações no faturamento;

⚠️ Atenção!

Caso selecione a opção faturamento automático, você poderá informar se deseja que o mesmo ocorra em apenas dias uteis - não considerando feriados municipais, apenas nacionais.

Para habilitar tal ação, selecione a caixa de seleção Faturamento automático em dia úteis:

Importante: o vencimento programado permanecerá o mesmo, não prorrogando os dias.

Portanto, caso seu faturamento ocorra em um sábado e o está programado para 6 dias após o faturamento, o faturamento ocorrerá na segunda, mas o vencimento contabilizará desde o dia original do faturamento, ou seja, desde sábado.

  • Modelo de Notificação Automática: selecionada a opção tipo de faturamento automático, este campo apresentará modelos de notificações a serem encaminhadas a seus clientes.

    Este campo é de seleção obrigatória;

  • Descrição: neste campo você deverá informar a descrição que aparecerá na fatura enviada aos seus clientes;
  • Régua de Cobrança: selecione o modelo de régua ou trilha, que deseja que seja utilizado neste contrato para notificar seu cliente.

    Saiba mais sobre em Configurar Régua de Cobrança;

  • Competência: definição da competência do faturamento:

    Mesmo mês da data do faturamento: nesta opção a competência de seu faturamento ocorrerá no mesmo mês em que o faturamento será faturado;

    Mês anterior a data do faturamento: esta opção fará com que a competência seja no mês anterior ao mês em que o faturamento será faturado (exemplo: serviços pós pagos, cobrança pelo serviço utilizado no mês anterior);

    Mês seguinte a data do faturamento: nesta opção a competência de seu faturamento ocorrerá no mês seguinte ao que seu faturamento será faturado (exemplo: serviços pré-pagos, cobrança antecipada pelo serviço):

Logo abaixo, no quadrante Informações de Vencimento, as regras para o cálculo da data de vencimento de cada faturamento serão exibidas conforme sua pré configuração.

Caso não o tenha informado no modelo ou não tenha selecionado um modelo de faturamento, selecione qual das opções se adequa melhor à sua necessidade:

  • No próximo dia -- após a data do faturamento: se selecionada essa opção e adicionado o número 10 por exemplo, um faturamento com previsão mensal de ocorrer no dia 1º terá sua data de vencimento calculada para o 10º dia do mês;
  • No último dia corrido/útil do mês após a data do faturamento: selecione esta opção caso o vencimento de seu faturamento seja no último dia (corrido ou útil) no mesmo mês do faturamento;
  • Na mesma data do faturamento: se selecionada esta opção o vencimento de seu faturamento será no mesmo dia de seu faturamento (emissão de nota, cobrança, notificação e marcação como a receber);

⚠️ Atenção!

Caso tenha selecionado seu Boleto Bancário (Boletos Fintera ou PJBank), no quadrante Forma de Cobrança, ao emitir seu boleto será apresentado um erro, pois por regras bancárias seus boletos só podem ser emitidos a partir de um dia de antecedência ao seu vencimento.

Portanto, não podem ser no mesmo dia de seu vencimento, apenas antes.

  • Após -- dia(s) corrido(s)/útil(eis) da data do faturamento: selecionada esta opção, o vencimento de seu faturamento será após a quantidade de dias informados e conforme a métrica (corrido ou útil);
  • No dia -- após -- meses da data do faturamento: esta opção apresenta a possibilidade do vencimento de seu faturamento ocorrer em um dia especifico e após uma quantidade de meses de seu faturamento.

💡 Dica

Caso você deseje gerar parcelas, selecione a opção  Dividir em -- parcelas iguais e indique o número de parcelas a serem cobradas a partir da data de vencimento escolhida anteriormente.

Após, no quadrante  Configurações de Reajuste Automático, o Faturamento otimiza seu tempo ao atualizar automaticamente os índices de reajuste contratuais, não sendo mais necessário realizar manualmente o reajuste ou lembrar a data exata de reajustar cada contrato.

Não tendo informado este campo em seu modelo ou não selecionando um modelo de faturamento, para inserir uma configuração de reajuste clique no botão Adicionar. Serão apresentados alguns campos para preenchimento:

  • Primeiro reajuste: quando o primeiro reajuste deve ocorrer neste contrato;
  • Periodicidade de reajuste (meses): informe em quantos meses o reajuste deverá ocorrer a partir da data do primeiro reajuste informado;
  • Índice: selecione o índice de reajuste que será utilizado;
  • Notificação (dias): caso queira comunicar seu cliente, informe quantos dias antes da data deseja que ele receba a notificação. Caso deseje que o cliente receba a notificação, selecione Notificar cliente.
  • Permitir reajuste negativo: selecione caso deseja que o reajuste ocorra mesmo que a alíquota acumulada no período seja negativa, ou seja, caso o reajuste diminua o valor do contrato.

⚠️ Atenção!

Possuindo mais de um serviço em sua regra de faturamento, é possível realizar e informar o reajuste deles individualmente (com informações e campos divergentes). Para isso clique no botão Adicionar:

Assim como, o Histórico de alterações apresentará qualquer alteração de reajuste de preço nas Regras de Faturamento.

Logo após, no quadrante  Nota Fiscal serão apresentadas as informações referentes a NFS-e. 

Não tendo informado este campo em seu modelo ou não selecionando um modelo de faturamento, você poderá primeiramente confirmar se emitirá notas fiscais nestes futuros faturamentos deste contratos:

Confirmado que realizará a emissão, será necessário que você preencha alguns campos:

  • Modelo de NFS-e: selecionar qual dos modelos de nota fiscal esse faturamento emitirá.

    Saiba mais em Criar Modelo de Nota Fiscal;

  • Emitir nota fiscal: selecione a opção conforme deseja que a emissão da nota fiscal ocorra: - No dia do faturamento: quando seu faturamento alterar o status de 'A Faturar' para 'Faturado', a NFS-e será emitida no mesmo dia;

    - Após -- dia(s) útil(eis) do recebimento: quando for identificado o recebimento de seu faturamento, verificada a quantidade de dias úteis, a NFS-e será emitida.

  • Corpo da NFS-e: neste campo você pode descrever informações que serão apresentadas no campo descrição da NFS-e.

    Disponibilizamos  tags de substituição que podem ser utilizadas para mencionar dados e informações. Clique em Veja tags disponíveis para conferir as tags disponíveis.

No quadrante Cobrança, você confirmará como o seu cliente será cobrado em seus faturamentos. 

Caso não o tenha informado no modelo ou não tenha selecionado um modelo de faturamento, selecione a forma que seu cliente será cobrado.

Tendo contratado a opção boletos ( PJBank ou Fintera), e se estiverem habilitados e possuírem modelos de cobrança criados, serão apresentados para seleção. Caso contrário, a opção exibida será apenas a de Transferência.

💡 Dica

Para saber mais sobre as opções disponíveis para emissão de boletos bancários na Fintera e como contratá-los, acesse o artigo Configurações de Cobrança.

Para conhecer e cadastrar seus modelos de cobrança, acesse o artigo Configurar o modelo de cobrança

Após, caso sua conta esteja integrada ao módulo  Financeiro Fintera, será apresentado o quadrante Financeiro, que possibilita a inclusão da CategoriaCentro de Receita e Conta de Recebível.

Estas informações são utilizadas para a criação automática de um recebível no  Financeiro (não são de preenchimento obrigatório):

💡 Dica

Para mais informações sobre como realizar a integração com o Fintera Financeiro, acesse o artigo Como integrar os módulos Fintera.

Caso ainda não tenha acesso ao Financeiro, entre em contato com o nosso Atendimento Fintera pelo e-mail suporte@fintera.com.br

Finalizado o preenchimento de todas as informações, dados e campos da regra de faturamento, clique em Criar.

Caso tenha adicionado alguma informações incorretamente e deseja desfazer a ação de cadastramento, clique em Cancelar:

⚠️ Atenção!

Ao realizar a edição de sua Regra de Faturamento todos os faturamentos futuros que estiverem como A Faturar serão substituídos.

Desta forma, caso tenha emitido NFSes, boletos ou adicionados outras informações, estas serão automaticamente excluídas.

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