Configurar o Modelo de Cobrança

O modelo de cobrança define sua política de cobrança com o cliente, definindo informações como multa e juros em caso de inadimplência.  Estes modelos são associados aos faturamentos de seus contratos, para que assim, sejam identificados os formatos de cobrança de cada cliente.

Você, por exemplo, criar diferentes Modelos de Cobrança (com regras diferentes de juros e multa) para diferentes contratos - personalizando ainda mais os acordos comerciais, cliente a cliente.

Acesse o menu superior Cadastros e o submenu Modelos e, após, clique em Cobrança

Na tela apresentada, será exibida as opções de quantidade de modelos de cobrança visualizadas por página ao lado esquerdo e, ao lado direito, o campo de busca por descrição. Logo abaixo, em cada linha de dos tipo de cobrança, após o cadastrados, serão exibidos dois ícones que representam as seguintes ações:

  • Editar: o primeiro ícone (lápis) exibirá o modelo correspondente e seu detalhamento, possibilitando sua edição;
  • Excluir: o segundo ícone (x) é um atalho para a exclusão do modelo.

Para criar um novo modelo, clique em + Criar Novo Modelo de Cobrança no canto superior direito. Serão apresentados vários campos para preenchimento, utilizados como base para a realização de cobranças de seus contratos:

  • Nome do Modelo: descrição que identifique a cobrança;
  • Forma de Cobrança: selecione qual dos boletos cadastrados deseja utilizar como formato de cobrança neste modelo;
  • Tipo de Juros: selecione qual tipo de juros realizará neste modelo: sem juros, valor em porcentagem ou valor em reais;
  • Tipo de Multa: selecione como será o formato de multa neste modelo: sem multa ou valor em porcentagem;
  • Instruções: neste campo você pode adicionar instruções referente ao modelo.

Após o preenchimento da informações, clique em Criar para salvar o modelo. Caso tenha adicionado as informações incorretamente e deseja se desfazer desses dados, clique em Cancelar:

Finalizados os cadastros de todos os modelos de cobrança que deseja utilizar em seus contratos e tipos de serviço, os boletos gerados em seus faturamentos utilizarão (conforme informações criadas anteriormente) aplicadas no boleto da seguinte forma:

Esse modelo de cobrança será utilizado na criação dos contratos com seus clientes, conforme apresentado no artigo Criar modelo de faturamento no quadrante Cobrança.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos