Criar um novo faturamento

O faturamento é considerado um dos maiores indicadores financeiros de uma empresa, representando as vendas de serviços realizados pela empresa em determinado período ou contrato.

No Faturamento, estes são as cobranças referentes a um contrato, como em um contrato com vigência de um ano e com cobrança mensal de 12 faturamentos criados, por exemplo.

É possível criar tais faturamentos de forma automática após a configuração da regra de faturamento de seu contrato. Para saber como, acesse o artigo Criar uma Regra de Faturamento.

O Faturamento também possibilita a criação de faturamentos avulsos nos contratos de seus clientes. Desta forma, caso precise adicionar um serviço único prestado dentro de um contrato, mas que não seja referente ao serviço recorrente contratado, você poderá realizar o seguinte processo abaixo.

Para criar um faturamento, acesse o menu Contratos e clique no contrato para o qual deseja criar o faturamento:

Em tela, serão exibidas as informações referentes ao contrato selecionado. No quadrante Faturamentos, clique no botão + Criar Novo Faturamento.

Após, será apresentada a tela de Novo Faturamento, onde você irá informar os dados referente ao faturamento que deseja criar.

O primeiro quadrante é denominado Modelo de Faturamento, e neste campo você poderá selecionar os modelos que possuem a periodicidade cadastrada como uma única vez e que trará as informações pré-cadastradas de seus faturamentos. Conheça mais sobre esses modelos no artigo Criar modelo de faturamento.

💡 Dica

Não é obrigatória a seleção de um modelo de faturamento: você pode editar as informações manualmente ou até mesmo utilizar um modelo de faturamento, mas personalizado em tela e para este faturamento apenas, caso desejar.

Abaixo, é exibido o quadrante Cliente, onde você visualizará a classificação do cliente (Pessoa Jurídica ou Física) deste contrato e o seu nome de cadastro:

O próximo quadrante a ser preenchido é o Serviços: você deverá informar quais os serviços a serem cobrados neste faturamento e poderá ser exibido de duas formas:

  • Com serviços pré-cadastrados em seu modelo de faturamento, caso o tenho selecionado. Se for este o caso você visualizará os dados que cadastrou anteriormente, sendo possível editar ou acrescentar se necessário.
  • Sem serviço pré-cadastrado em seu modelo ou não utilizando um modelo: você poderá adicionar os serviços que serão cobrados neste faturamento, clicando no botão Adicionar.

    É possível adicionar mais de um serviço.

- Serviço: esta caixa de seleção apresentará todos os seus serviços cadastrados anteriormente no submenu Cadastro e seção Serviços. Saiba mais acessando o artigo Criar Novo Serviço;

- Descrição: será apresentada a descrição cadastrada no serviço selecionado, para melhor identificação. Você pode alterá-la caso desejar;

- Quantidade: informe quantos serviços foram realizados conforme o serviço previamente selecionado;

- Preço por unidade: será exibida a forma de cálculo da cobrança do serviço selecionado previamente, sendo possível alterar pelo atalho Editar (ícone de lápis), e visualizar uma prévia do cálculo (preço por volume ou escalonado) no atalho Prévia do Preço (ícone de lupa);

- Subtotal: conforme o preenchimento dos campos anteriores, o Faturamento automaticamente efetuará o cálculo do valor e informará conforme os dados adicionados e cadastrados.

Abaixo é exibido o quadrante Faturamento, no qual será necessário informar os dados referentes ao faturamento que será criado:

  • A previsão deste faturamento: quando este faturamento avulso ocorrerá;
  • Tipo de Faturamento: automático ou manual. Selecionando a opção automática, a NFS-e, boleto de cobrança e notificações serão emitidas e encaminhados de forma automática na data prevista;

    Na opção manual, o sistema aguardará o comando de um usuário para seguir com as ações comandadas. Para conhecer mais sobre acesse o artigo Ações no faturamento;

  • Modelo de Notificação Automática: selecionada a opção tipo de faturamento automático, este campo apresentará modelos de notificações encaminhada a seu cliente. Este campo é de seleção obrigatória;
  • Descrição: neste campo você deverá informar a descrição que será exibida na fatura enviada ao seu cliente;
  • Régua de Cobrança: selecione o modelo de régua ou trilha que deseja utilizar neste contrato para notificar seu cliente.

    Saiba mais acessando o artigo Configurar Régua de Cobrança;

  • Mês de Competência: qual será o mês de competência deste faturamento.

Após, no quadrante Vencimentos, indique a data de vencimento da cobrança (que corresponde à data de vencimento do boleto).

Caso este faturamento for parcelado, clique no botão Adicionar para que o Faturamento divida o valor total.

Em seguida, informe as datas de vencimento:

⚠️ Atenção!

Caso os valores das parcelas de seu contratos não foram divididas igualmente, você poderá editar a porcentagem do  Valor Bruto que irá em cada parcela.
Mas, você deve editar todas as porcentagens, pois a edição de uma porcentagem não alterará o valor da seguinte:

⚠️ Atenção!

Caso os valores das parcelas de seu contratos não foram divididas igualmente, você poderá editar a porcentagem do Valor Bruto que irá em cada parcela.

Mas, você deve editar todas as porcentagens, pois a edição de uma porcentagem não alterará o valor da seguinte:

Logo após, no quadrante Nota Fiscal serão apresentadas as informações referentes a NFS-e. 

Caso este campo não esteja selecionado em seu modelo ou não tenha utilizado um modelo de faturamento, você poderá primeiramente confirmar se emitirá nota fiscal neste faturamento:

Confirmado que realizará a emissão, será necessário que você preencha alguns campos:

  • Modelo de NFS-e: selecionar qual dos modelos de nota fiscal esse faturamento emitirá.

    Saiba mais em Criar Modelo de Nota Fiscal;

  • Emitir nota fiscal: selecione a opção conforme deseja que a emissão da nota fiscal ocorra:

    - No dia do faturamento: quando seu faturamento alterar o status de 'A Faturar' para 'Faturado', a NFS-e será emitida no mesmo dia;

    Após -- dia(s) útil(eis) do recebimento: quando for identificado o recebimento de seu faturamento, verificada a quantidade de dias uteis, a NFS-e será emitida.

  • Corpo da NFS-e: neste campo você pode descrever informações que serão apresentadas no campo descrição da NFS-e. Disponibilizamos tags de substituição que podem ser utilizadas para mencionar dados e informações.

    Clique em Veja tags disponíveis para conferir as tags disponíveis.

No quadrante Cobrança, você confirmará como o seu cliente será cobrado. Caso não o tenha informado no modelo ou não tenha selecionado um modelo de faturamento, selecione a forma que seu cliente será cobrado.

Tendo contratado a opção boletos (PJBank ou Fintera), se estiverem habilitados e possuírem modelos de cobrança criados, serão apresentados para seleção.

Caso contrário, a opção exibida será apenas a de Transferência.

💡 Dica

Para saber mais sobre as opções disponíveis para emissão de boletos bancários na Fintera e como contratá-los, acesse o artigo Configurações de Cobrança.

Para conhecer e cadastrar seus modelos de cobrança, acesse o artigo Configurar o modelo de cobrança

Após, caso sua conta esteja integrada ao módulo Financeiro Fintera, será apresentado o quadrante Financeiro: este possibilita que sejam incluídas informações de CategoriaCentro de Receita Conta de Recebível.

Estas informações são utilizadas para a criação automática de um recebível no Financeiro e não são de preenchimento obrigatório.

💡 Dica

Para mais informações sobre como realizar a integração com o Fintera Financeiro, acesse o artigo Como integrar os módulos Fintera.

Caso ainda não tenha acesso ao Financeiro, entre em contato com o nosso Atendimento Fintera pelo e-mail suporte@fintera.com.br

Abaixo, é exibido o quadrante Observações para inclusão de observações e anotações gerais sobre o faturamento criado:

Ao lado direto será exibido o quadrante Documentos, onde podem ser anexados quaisquer arquivos relevantes ao faturamento.

Clique no botão Adicionar e em seguida em Selecionar, para buscar o arquivo que deseja anexar no faturamento. Caso não deseje adicionar ou selecionou incorretamente, clique no ícone de X para excluir o arquivo.

Finalizada a adição das informações e dados deste faturamento, clique em Criar para que o faturamento seja adicionado ao contrato:

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos