Edição em lote nos Contratos e Regras
No Faturamento, você pode realizar edições ou atualizações em diferentes campos dos contratos simultaneamente, em lote e economizando tempo.
Para fazer edições em massa, acesse o menu superior Contratos.
Em tela, selecione os contratos que deseja alterar ou selecione a caixa de seleção superior, fazendo com que todos os contratos exibidos na página sejam selecionados:
Dois novos botões na cor azul serão exibidos abaixo do campo de pesquisa, na lateral direita da tela.
Confira:
Editar Contratos Selecionados: permite a alteração da permissão de faturamento em caso de inadimplência, ou seja, permitir ou não o faturamento quando seu cliente não pagou o faturamento anterior.
Ao clicar sobre, uma nova tela será exibida com o quadrante Informações Gerais. Clique no link Alterar.
Será apresentada a opção de seleção chamada permissão de faturamento em caso de inadimplência. Após selecionar a caixa, clique em Salvar alterações:
- Editar Regras dos Contratos Selecionados: permite a alteração de vários campos das regras de faturamento de seus contratos, sendo eles:
Faturamento
- Tipo de Faturamento: manual ou automático;
⚠️ Atenção!
Caso selecione a opção faturamento automático, você poderá informar se deseja que o mesmo ocorra em apenas dias uteis - não considerando feriados municipais, apenas nacionais.
Para habilitar tal ação, selecione a caixa de seleção Faturamento automático em dia úteis:
Importante: o vencimento programado permanecerá o mesmo, não prorrogando os dias.
Portanto, caso seu faturamento ocorra em um sábado e o está programado para 6 dias após o faturamento, o faturamento ocorrerá na segunda, mas o vencimento contabilizará desde o dia original do faturamento, ou seja, desde sábado.
- Modelo de Notificação Automática: será possível a seleção caso o campo anterior esteja como automático.
Neste campo você escolherá o modelo de notificação (anteriormente criado conforme o artigo Criar modelo de notificação), que será encaminhado a seus clientes com faturamento automático selecionado;
- Régua de Cobrança: é possível alterar modelos de régua de cobrança a utilizar (anteriormente criados em Configurar Régua de Cobrança), selecionando a trilha de notificação que deseja que os clientes selecionadas recebam.
Configurações de reajuste automático
- Índice: possibilita a alteração do índice de reajuste do contrato.
Nota Fiscal
- Modelo de NFS-e: permite alterar ou adicionar o modelo de NFS-e que deseja que seja emitida através do modelo anteriormente criado em Criar modelo de Nota Fiscal;
Cobrança
- Forma de Cobrança: permite selecionar qual a forma na qual a cobrança será realizada (via transferência ou boleto cadastrado).
- Modelo de Cobrança: caso tenha informado a opção boleto no campo acima, você poderá alterar ou acrescentar os modelos de cobrança, cadastrados anteriormente em Configurar o modelo de cobrança.
Financeiro (caso tenha a integração entre os módulos da Fintera):
- Categoria: opções de categoria cadastradas no Financeiro, conheça mais em O que são Categorias e Subcategorias?;
- Centro de Receita: centro de receitas cadastradas em seu Financeiro, conheça sobre em O que são Centros de Custos & Receitas?;
- Conta de Recebível: conta de recebível cadastrado no Financeiro, conheça mais em Cadastrar uma Conta de Recebíveis;
Finalizando todas as alterações desejadas, clique em Salvar Alterações e, após, uma janela de confirmação será exibida para que seja informado o motivo da alteração. Após, clique em Atualizar: