O que são Categorias e Subcategorias?

O objetivo das Categorias e Subcategorias é classificar suas despesas e receitas com o maior detalhamento possível, de forma que seja possível organizar e totalizar relatórios e consultas com base nessas informações. 

Por exemplo, uma categoria chamada Benefícios poderá ter inúmeras subcategorias como, por exemplo, Auxílio Alimentação, Plano de Saúde, Vale Transporte, etc.

Ao incluir uma Conta a Pagar ou uma Conta a Receber, por exemplo, você indica em qual categoria e subcategoria a despesa/receita deve ser cadastrada, classificando-a. Elas também são utilizadas na construção do DRE Gerencial e do Fluxo de Caixa, alimentando-os.

A importância em classificar seus lançamentos está na possibilidade de gerar relatórios customizáveis, permitindo ao gestor e ao contador realizarem análises, montar projeções e tomar decisões.

Na Fintera já deixamos algumas categorias cadastradas como padrão, mas você pode criar novas e/ou editá-las para obter exatamente a visão gerencial interna que necessita. Inclusive o cadastro de Categorias Subcategorias são informações compartilhadas entre as entidades, sendo necessário cadastrá-las uma vez só.

✅  Vamos começar?

Para iniciar o uso das Categorias e Subcategorias, leia o artigo Cadastrar as Categorias e Subcategorias.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos