Cadastrar uma Conta de Recebíveis
O cadastramento de uma conta de Recebíveis é o primeiro passo para configurar corretamente os recebimentos provenientes do Faturamento.
Após cadastrada, é muito importante o cadastramento das Regras em cada conta de Recebíveis cadastrada, visando a parametrização de datas de compensação, juros e taxas praticadas.
💡 Dica
Conheça o conceito e a importância de cadastrar corretamente uma conta de Recebíveis acessando o artigo Para que serve o módulo de Recebíveis?
Para cadastrar uma conta de Recebíveis, basta acessar o menu Cadastros e selecionar a opção Contas de Recebíveis. Após, clique na opção Nova Conta de Recebíveis e a tela de preenchimento será exibida:
Lembre-se que os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório. Conheça todos os campos:
- Entidade: selecione a entidade (caso tenha mais de uma) para a criação da conta;
Provedor: selecione a opção por onde o recebimento de pagamento ocorre no Faturamento entre as opções abaixo:
- Nome: informe a identificação da sua Conta de Recebíveis;
- Forma de pagamento: escolha entre Boleto Bancário, Transferência Bancária, Dinheiro, Cheque, Depósito, Débito, Crédito, Crédito parcelado e Voucher. As opções aqui selecionadas afetarão a criação das Regras desta conta de Recebíveis.
Saiba mais em Criar Regras em uma Conta de Recebíveis;
- Consolidar Recebíveis?: consolidar significa agrupar todos os recebíveis de uma determinada conta de Recebíveis em uma só Conta a Receber por Data de Liquidação. Não consolidar significa observar uma Conta a Receber por Recebíveis.
Saiba mais acessando O que fazer quando os lançamentos de uma Conta de Recebíveis são criados no Contas a Receber?;
- Descrição: campo onde é possível diferenciar da melhor forma o que está relacionado a Conta de Recebíveis.
As informações abaixo, caso informadas, são utilizadas para criação automática dos lançamentos de Contas a Pagar e de Contas a Receber através dos Recebíveis:
- Receber Via: usado para indicar qual conta bancária será usada para conciliar o lançamento do Contas a Receber. Isso ajuda a diminuir a quantidade de ações que você precisa realizar para concluir a conciliação.
Para saber mais acesse Cadastrar uma conta em seu Movimento Bancário;
- Categoria: é utilizado para agrupar os recebimentos em vários relatórios, como no relatório Relatório Dinâmico (saiba mais em Relatório Dinâmico: DRE).
Exemplo: a subcategoria "Materiais de Informática" fica dentro da categoria "Despesas Gerais". Saiba mais em Cadastrar Categorias e Subcategorias;
- Cliente: preencha caso o cliente do recebimento seja específico para esta conta de Recebíveis;
- Centro de Receita: são os setores/departamentos da empresa, caso existam. São utilizados para indicar quanto cada setor/departamento da empresa recebeu, e você pode informá-lo para melhor identificar os recebimentos em sua empresa.
É um campo utilizado para agrupar e filtrar resultados em diversos relatório (saiba mais em Cadastrar Centro de Custos e Receitas);
⚠️ Atenção!
Caso possua a integração com o Faturamento não é necessário o preenchimento dos campos Categoria, Centro de Receita e Cliente, pois o Faturamento informará estes dados automaticamente na criação dos lançamentos.
Após cadastrar as informações de sua nova Conta de Recebíveis, clique em Salvar ao lado direito da tela para salvar seu registro:
Caso preferir, você também poderá realizar outras ações passando o cursor sobre o ícone de flecha, no botão Salvar, para exibir:
- Salvar e Voltar: salva o registro atual em tela e retorna para o painel de Contas de Recebíveis;
- Salvar e criar outra: salva o registro atual em tela e limpa os dados preenchidos para preencher um novo lançamento;
- Excluir: o registro da conta é excluído após uma janela de confirmação;
- Nova conta: os campos em tela ficam em branco para a criação de uma nova Conta de Recebíveis;
- Regras da conta: redireciona para a tela de cadastro de Regras em sua Conta de Recebíveis. Para saber mais acesse Criar Regras em uma Conta de Recebíveis;
- Voltar para Contas de Recebíveis: retorna ao painel de Contas de Recebíveis.
Pronto! Sua conta de Recebíveis foi criada com sucesso.
💡 Dica
Para editar os dados de uma Conta de Recebíveis criada, acesse o artigo Editar uma Conta de Recebíveis.
⚠️ Importante
Após cadastrar uma Conta de Recebíveis é necessária a criação de uma ou mais Regras associadas. Para saber mais leia Criar Regras em uma Conta de Recebíveis.
💡 Dica
Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!
Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊