Cadastrar uma Conta de Recebíveis

O cadastramento de uma conta de Recebíveis é o primeiro passo para configurar corretamente os recebimentos provenientes do Faturamento. Após cadastrada, é muito importante o cadastramento das Regras em cada conta de Recebíveis cadastrada, visando a parametrização de datas de compensação, juros e taxas praticadas.

💡 Dica

Conheça o conceito e a importância de cadastrar corretamente uma conta de Recebíveis acessando o artigo Para que serve o módulo de Recebíveis?

Para cadastrar uma conta de Recebíveis, basta acessar o  Financeiro e, no menu Cadastros, selecionar a opção Contas de Recebíveis. Após, clique na opção Nova Conta de Recebíveis e a tela de preenchimento será exibida:

Lembre-se que os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório. Conheça todos os campos:

  • Entidade: selecione a entidade (caso tenha mais de uma) para a criação da conta;
  • Provedor: selecione a opção por onde o recebimento de pagamento ocorre no Faturamento entre as opções abaixo:

  • Nome: informe a identificação da sua Conta de Recebíveis;
  • Forma de pagamento: escolha entre Boleto Bancário, Transferência Bancária, Dinheiro, Cheque, Depósito, Débito, Crédito, Crédito parcelado e Voucher. As opções aqui selecionadas afetarão a criação das Regras desta conta de Recebíveis. Saiba mais em Criar Regras em uma Conta de Recebíveis;
  • Consolidar Recebíveis?: consolidar significa agrupar todos os recebíveis de uma determinada conta de Recebíveis em uma só Conta a Receber por Data de Liquidação. Não consolidar significa observar uma Conta a Receber por Recebíveis. Saiba mais acessando O que fazer quando os lançamentos de uma Conta de Recebíveis são criados no Contas a Receber?;
  • Descrição: campo onde é possível diferenciar da melhor forma o que está relacionado a Conta de Recebíveis.

As informações abaixo, caso informadas, são utilizadas para criação automática dos lançamentos de Contas a Pagar e de Contas a Receber através dos Recebíveis:

  • Receber Via: usado para indicar qual conta bancária será usada para conciliar o lançamento do Contas a Receber. Isso ajuda a diminuir a quantidade de ações que você precisa realizar para concluir a conciliação. Para saber mais acesse Cadastrar uma conta em seu Movimento Bancário;
  • Categoria: é utilizado para agrupar os recebimentos em vários relatórios, como no relatório Relatório Dinâmico (saiba mais em Relatório Dinâmico: DRE). Exemplo: a subcategoria "Materiais de Informática" fica dentro da categoria "Despesas Gerais". Saiba mais em Cadastrar Categorias e Subcategorias;
  • Cliente: preencha caso o cliente do recebimento seja específico para esta conta de Recebíveis;
  • Centro de Receita: são os setores/departamentos da empresa, caso existam. São utilizados para indicar quanto cada setor/departamento da empresa recebeu, e você pode informá-lo para melhor identificar os recebimentos em sua empresa. É um campo utilizado para agrupar e filtrar resultados em diversos relatório (saiba mais em Cadastrar Centro de Custos e Receitas);

⚠️ Atenção!

Visando a melhoria nos processos e segurança cadastral de nossos clientes, o Financeiro não mais realizará o cadastro direto e automático através do próprio campo ou de importação de planilhas não serão mais disponibilizados, sendo necessário o cadastro prévio de seus Cliente/Fornecedor, Categoria e Centro de Custo/Receita.

Após cadastrar as informações de sua nova Conta de Recebíveis, clique em  Salvar ao lado direito da tela para salvar seu registro:

Caso preferir, você também poderá realizar outras ações passando o cursor sobre o ícone de flecha, no botão Salvar, para exibir:

  • Salvar e Voltar: salva o registro atual em tela e retorna para o painel de Contas de Recebíveis;
  • Salvar e criar outra: salva o registro atual em tela e limpa os dados preenchidos para preencher um novo lançamento;
  • Excluir: o registro da conta é excluído após uma janela de confirmação;
  • Nova conta: os campos em tela ficam em branco para a criação de uma nova Conta de Recebíveis;
  • Regras da conta: redireciona para a tela de cadastro de Regras em sua Conta de Recebíveis. Para saber mais acesse Criar Regras em uma Conta de Recebíveis;
  • Voltar para Contas de Recebíveis: retorna ao painel de Contas de Recebíveis.

Pronto! Sua conta de Recebíveis foi criada com sucesso.

💡  Dica

Para editar os dados de uma Conta de Recebíveis criada, acesse o artigo Editar uma Conta de Recebíveis.

⚠️  Importante

Após cadastrar uma Conta de Recebíveis é necessária a criação de uma ou mais Regras associadas. Para saber mais leia Criar Regras em uma Conta de Recebíveis.

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