Como emitir um boleto?

O boleto bancário é um dos meios de pagamentos mais utilizados no Brasil devido à praticidade e segurança que oferecem. E mais: não existe vínculo entre a Fintera e o seu banco: o vínculo sempre será entre sua empresa e a sua instituição financeira!

Dessa forma, os valores recebidos pelo pagamento dos boletos de seus clientes caem diretamente na conta que você informar durante a configuração do boletos.

💡 Dica

Para saber por quais bancos você pode emitir boletos no Faturamento Fintera, basta acessar o artigo de ajuda Através de quais bancos posso integrar e emitir boletos bancários na Fintera?.

No Faturamento você consegue realizar a emissão de seus boletos diretamente pelo módulo: eles são registrados de forma automática sem a necessidade de envio e recebimento de arquivos remessa e retorno manualmente. 

Mas, para emitir seus boletos bancários, você precisará realizar alguns cadastros necessários para homologar a emissão junto à Fintera:

  • Homologação: na Fintera são disponibilizados dois tipos de emissão de boletos, PJ Bank e Boletos Fintera. Você poderá confirmar seu cadastro e homologação em Configurações de Cobrança:

💡 Dica

Caso ainda não tenha realizado o processo de homologação, entre em contato com o nosso atendimento (suporte@fintera.com.br) para iniciá-la.

  • Modelo de Cobrança: para seus boletos possuírem juros e multa, você deve criar modelos de cobrança especificando como que serão cobrados os atrasos no pagamento (saiba como através do artigo Configurar o modelo de cobrança).

Realizado o cadastro destas informações, ao criar seus contratos, regras de faturamentos e faturamentos você deverá informá-las nos campos Forma de Cobrança (conta e boleto homologado) e Modelo de Cobrança.

Exemplo de faturamento em um contrato que emitirá boleto:

Confirmando que seu faturamento possui tais informações, você poderá emitir seu boleto através das seguintes formas:

  • Através do dashboard do menu superior Faturamentos: neste menu você poderá realizar várias ações (saiba mais acessando o artigo Conhecendo o menu superior Faturamentos), uma destas é a criação de cobrança.

    Esta ação é possível nas abas  A faturar ou Faturados: selecione a(s) caixa(s) de seleção do(s) faturamento(s) desejado(s) e clique no botão Criar Cobranças para emitir os boletos correspondentes destes faturamentos selecionados:

  • Diretamente no faturamento: acessando o faturamento a qual deseja emitir o boleto, você poderá realizar várias ações (saiba mais no artigo Ações em um faturamento).

    Para emitir o boleto, selecione o botão com as Ações do faturamento e clique em Gerar Boleto. Uma  caixa de confirmação será exibida e, para que seu boleto seja emitido, clique em OK:

💡 Dica

Saiba como cancelar um boleto acessando nosso artigo Como cancelar um boleto?.

Finalizado os processos, você poderá confirmar o registro e emissão de seu boleto na coluna Histórico:

💡 Dica

Utilizando Boletos Fintera, o histórico de movimentações bancárias de seus boletos (status Registrado quando o boleto for aceito pelo banco e confirmação do cancelamento pelo status Cancelado) serão atualizados apenas no dia seguinte, quando o sistema receber o arquivo retorno do banco.

Caso o seu banco emissor de boletos possua o serviço WebService ou se você utilizar o  PJ Bank, o retorno do status é instantâneo.

💡 Dica

Quando finalizado o processo de homologação dos Boletos Fintera com nossa equipe de Atendimento, toda troca de informações (registro, recebimento, cancelamento entre outros) entre sua carteira de cobrança e o Faturamento será realizada de forma automatizada. Este processo se chama EDI.

Além dele, existe a API: um recurso adicional ao serviço de EDI que possibilita o registro bancário do boleto após sua geração imediatamente (ou, em alguns casos, em até 10 minutos). Sua ativação não possui custos adicionais.

Saiba tudo sobre o assunto em nosso artigo de ajuda Como registrar seus Boletos Fintera instantaneamente, via API?.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos