Como emitir um boleto?
O boleto bancário é um dos meios de pagamentos mais utilizados no Brasil devido à praticidade e segurança que oferecem. E mais: não existe vínculo entre a Fintera e o seu banco: o vínculo sempre será entre sua empresa e a sua instituição financeira!
Dessa forma, os valores recebidos pelo pagamento dos boletos de seus clientes caem diretamente na conta que você informar durante a configuração do boletos.
💡 Dica
Para saber por quais bancos você pode emitir boletos no Faturamento Fintera, basta acessar o artigo de ajuda Através de quais bancos posso integrar e emitir boletos bancários na Fintera?.
No Faturamento você consegue realizar a emissão de seus boletos diretamente pelo módulo: eles são registrados de forma automática sem a necessidade de envio e recebimento de arquivos remessa e retorno manualmente.
Mas, para emitir seus boletos bancários, você precisará realizar alguns cadastros necessários para homologar a emissão junto à Fintera:
- Homologação: na Fintera são disponibilizados dois tipos de emissão de boletos, PJ Bank e Boletos Fintera. Você poderá confirmar seu cadastro e homologação em Configurações de Cobrança:
💡 Dica
Caso ainda não tenha realizado o processo de homologação, entre em contato com o nosso atendimento (suporte@fintera.com.br) para iniciá-la.
- Modelo de Cobrança: para seus boletos possuírem juros e multa, você deve criar modelos de cobrança especificando como que serão cobrados os atrasos no pagamento (saiba como através do artigo Configurar o modelo de cobrança).
Realizado o cadastro destas informações, ao criar seus contratos, regras de faturamentos e faturamentos você deverá informá-las nos campos Forma de Cobrança (conta e boleto homologado) e Modelo de Cobrança.
Exemplo de faturamento em um contrato que emitirá boleto:
Confirmando que seu faturamento possui tais informações, você poderá emitir seu boleto através das seguintes formas:
Através do dashboard do menu superior Faturamentos: neste menu você poderá realizar várias ações (saiba mais acessando o artigo Conhecendo o menu superior Faturamentos), uma destas é a criação de cobrança.
Esta ação é possível nas abas A faturar ou Faturados: selecione a(s) caixa(s) de seleção do(s) faturamento(s) desejado(s) e clique no botão Criar Cobranças para emitir os boletos correspondentes destes faturamentos selecionados:
Diretamente no faturamento: acessando o faturamento a qual deseja emitir o boleto, você poderá realizar várias ações (saiba mais no artigo Ações em um faturamento).
Para emitir o boleto, selecione o botão com as Ações do faturamento e clique em Gerar Boleto. Uma caixa de confirmação será exibida e, para que seu boleto seja emitido, clique em OK:
💡 Dica
Saiba como cancelar um boleto acessando nosso artigo Como cancelar um boleto?.
Finalizado os processos, você poderá confirmar o registro e emissão de seu boleto na coluna Histórico:
💡 Dica
Utilizando Boletos Fintera, o histórico de movimentações bancárias de seus boletos (status Registrado quando o boleto for aceito pelo banco e confirmação do cancelamento pelo status Cancelado) serão atualizados apenas no dia seguinte, quando o sistema receber o arquivo retorno do banco.
Caso o seu banco emissor de boletos possua o serviço WebService ou se você utilizar o PJ Bank, o retorno do status é instantâneo.
💡 Dica
Quando finalizado o processo de homologação dos Boletos Fintera com nossa equipe de Atendimento, toda troca de informações (registro, recebimento, cancelamento entre outros) entre sua carteira de cobrança e o Faturamento será realizada de forma automatizada. Este processo se chama EDI.
Além dele, existe a API: um recurso adicional ao serviço de EDI que possibilita o registro bancário do boleto após sua geração imediatamente (ou, em alguns casos, em até 10 minutos). Sua ativação não possui custos adicionais.
Saiba tudo sobre o assunto em nosso artigo de ajuda Como registrar seus Boletos Fintera instantaneamente, via API?.