Como registrar seus Boletos Fintera instantaneamente, via API?

Quando finalizado o processo de homologação dos Boletos Fintera com nossa equipe de Atendimento, toda troca de informações (registro, recebimento, cancelamento entre outros) entre sua carteira de cobrança e o Faturamento será realizada de forma automatizada. Este processo se chama EDI.

Sendo assim, não será mais necessário a utilização do seu internet banking para a troca manual de arquivos remessa e retorno.


Confira algumas das principais vantagens:

  • O registro e cancelamento dos boletos será automaticamente confirmado pelo seu banco;
  • A emissão do boleto será em nome da sua empresa e o recebimento será em sua carteira de cobrança, sem intermediações; 
  • Tais processos automatizados cumprem protocolos que garantem a segurança de seus dados;
  • Não há interferência nas taxas acordadas com o seu banco.

A ativação da EDI, portanto, é a confirmação do trânsito automático dos arquivos entre o Faturamento e o seu banco.

Ou seja, tudo está automático e a cada 10 minutos a Fintera verificará a necessidade de gerar uma remessa, caso tenham boletos emitidos, alterados ou cancelados e, ao gerar, a enviará automaticamente ao seu banco.

E, todas as manhãs em que houver alguma atualização nos boletos, seu banco nos enviará automaticamente o retorno bancário, atualizando o status de seus boletos no Faturamento.

💡Lembre-se: com o EDI ativo, os boletos que você emitir hoje só contarão com a confirmação de registro no Faturamento na manhã do dia seguinte.

Ou seja, este boleto precisa aguardar a confirmação de registro com sucesso pelo banco para que possa ser pago pelo seu cliente. Esta confirmação estará visível em Histórico, no dia posterior a sua emissão.


O que é e como ativar a API?

Além do EDI, também disponibilizamos a ativação do Web Service (também conhecido como API) caso o seu banco o disponibilize.

Sua principal vantagem é que após gerado um boleto, seu cliente poderá quitá-lo em seguida - não necessitando aguardar o tempo mínimo de 2h para que o mesmo seja registrado no banco (como quando ativo apenas o EDI).

É muito mais agilidade para seus recebimentos via boleto!

Este é um recurso adicional ao serviço de EDI que possibilita o registro bancário do boleto após sua geração imediatamente (ou, em alguns casos, em até 10 minutos). Sua ativação não possui custos adicionais.

Para que seus boletos sejam registrados instantaneamente, basta entrar em contato com nossa equipe de Atendimento via e-mail (suporte@fintera.com.br) solicitando a ativação da API.


O que ocorre após a ativação da API?

Com a ativação da API realizada com sucesso, o Faturamento recepcionará, a cada nova emissão de boleto bancário, um retorno bancário: a confirmação de registro com sucesso do boleto pela API ou informará, instantaneamente, alguma falha neste processo.

💡Lembre-se: com a API ativa, os boletos que você emitir hoje serão registrados instantaneamente, e já estarão aptos para serem pagos em seguida. A informação de registro já poderá ser observada no Faturamento, clicando em Histórico.

💡 Dica

Para saber mais sobre como emitir seus boletos no módulo Faturamento, acesso o artigo: Como emitir um boleto?

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