Cadastrar um Recebível
Para cadastrar um novo recebível, basta acessar o menu Movimentações e clicar na opção Recebíveis.
💡Dica
Caso você não tenha criado anteriormente uma conta de Recebíveis, é necessária sua criação antes de prosseguir. Saiba como em Cadastrar uma Conta de Recebíveis.
Após, clique na opção Novo Recebível e a tela de preenchimento do seu recebível será exibida.
⚠️ Atenção!
Caso tenha contratado o módulo Faturamento não é necessário o cadastro manual de lançamentos no Recebível, sendo estes criados automaticamente conforme os faturamentos de seus contratos.
Lembre-se que os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório.
Conheça todos os campos:
- Valor nominal: valor do serviço comercializado;
- Descrição: informe um nome que explique e/ou detalhe este lançamento de recebível;
- Data: data de quando foi gerado/comercializado este recebível;
- Mês de competência: é o mês em que o recebível ocorreu, não importando sua data de recebimento;
- Conta de Recebível: conta bancária na qual você receberá de seu cliente. Saiba mais em Criar uma conta de Recebíveis;
- Forma de pagamento: neste você informará qual o método de pagamento deste recebível, de acordo com a(s) Forma(s) de Pagamento(s) cadastrada(s) na Conta de Recebível informada no campo anterior;
💡 Dica
Para saber mais sobre a opção Crédito Parcelado, acesse o artigo Criar crédito parcelado para Recebíveis.
- Bandeira: serão exibidas as opções de acordo com a(s) bandeira(s) cadastradas na(s) Regra(s) da Conta de Recebíveis. Saiba mais em Criar Regras em uma Conta de Recebíveis;
- Data de confirmação: é a data prevista de recebimento do recebível em sua Conta Corrente.
Este campo seguirá as instruções cadastradas na Regra da Conta de Recebível selecionada.
Exemplo: caso tenha informado Boleto Bancário como Forma de Pagamento e sua Regra informa que este só será repassado em sua conta corrente 2 dias úteis após o pagamento, o sistema automaticamente calculará a partir da data de vencimento 2 dias úteis - estimando quando você poderá conciliar seu recebível.
- Juros: preencher caso houver;
- Multa: preencher caso houver;
- Desconto: preencher caso houver;
- Diferença: valor excedente ou restante ao receber quantia diferente do campo Valor a Receber. Saiba mais em Realizar um pagamento parcial de Recebíveis;
- Total do Recebível: é a soma dos campos Valor Nominal e o cálculo dos campos Juros, Multa ou Desconto, caso estejam preenchidos;
- Documento: indique o número de nota fiscal, fatura ou outro documento desejado;
- Data do documento: é a data em que o documento do lançamento foi gerado;
- Código do provedor: tem a finalidade de guardar a identificação de um recebível no extrato do provedor (extrato da Cielo, PDVend, etc);
Existem impostos?: campos para preenchimento alteram-se, caso a opção selecionada seja Sim ou Não.
Leia mais em Informar impostos nos Recebíveis;
Categoria: é utilizado para agrupar os pagamentos em vários relatórios, como no Relatório Dinâmico (saiba mais em Relatório Dinâmico: DRE).
Exemplo: a subcategoria "Materiais de Informática" pertence à categoria "Despesas Gerais". Saiba mais em Cadastrar as Categorias e Subcategorias;
- Cliente: você pode informar o nome do tomador do serviço/produto deste lançamento;
Centro de Receita: são os setores/departamentos da empresa, caso existam. São utilizados para indicar quanto cada setor/departamento da empresa recebe, e você pode informá-lo para melhor identificar os recebimentos em sua empresa.
É um campo utilizado para agrupar e filtrar resultados em diversos relatórios, saiba mais em Cadastrar Centro de Custos e Receitas;
- Observação: detalhes sobre o recebível ao qual deseja acrescentar.
⚠️ Atenção!
Visando a melhoria nos processos e segurança cadastral de nossos clientes, o Financeiro não mais realizará o cadastro direto e automático através do próprio campo ou de importação de planilhas não serão mais disponibilizados, sendo necessário o cadastro prévio de seus Clientes/Fornecedores, Categorias e Centro de Custos/Receitas.
Realizado o preenchimento das informações do seu novo recebível, clique em Salvar ao lado direito da tela para salvar seu registro.
Caso preferir, você também poderá realizar outras ações passando o cursor sobre o ícone de flecha, no botão Salvar, para exibir:
- Salvar e voltar: salva o registro atual em tela e retorna para o painel de Recebíveis;
- Salvar e criar outra: salva o registro atual em tela e limpa os dados preenchidos para preencher um novo Recebível.
Após cadastrar o Recebível, você visualizará informações do Contas a Receber associado ao recebível cadastrado na parte inferior da tela do registro. Para acessar, basta clicar sobre o registro e o Financeiro direcionará para o lançamento:
Além do acesso ao Contas a Receber vinculado, você visualizará algumas ações possíveis em seu recebível, sendo elas:
- Anexar arquivo: possibilita anexar, ao recebível, múltiplos formatos de documentos e arquivos (como notas fiscais, recibos, boletos bancários e até fotos) conforme o limite de armazenamento previsto em seu plano. Saiba mais em Anexar Arquivos;
- Excluir: ao selecionar este, o recebível em tela será excluído após a seleção do OK na janela de confirmação:
- Novo Recebível: clicando neste os campos em tela ficam em branco para a criação de um novo recebível;
- Voltar para os Recebíveis: selecionando esta ação, você retornará ao painel de Recebíveis.
💡 Dica
Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!
Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊