Cadastrar um Recebível

Para cadastrar um novo recebível, basta acessar o menu Movimentações e clicar na opção Recebíveis.

💡Dica

Caso você não tenha criado anteriormente uma conta de Recebíveis, é necessária sua criação antes de prosseguir. Saiba como em Cadastrar uma Conta de Recebíveis.

Após, clique na opção Novo Recebível e a tela de preenchimento do seu recebível será exibida.

⚠️ Atenção!

Caso tenha contratado o módulo Faturamento não é necessário o cadastro manual de lançamentos no Recebível, sendo estes criados automaticamente conforme os faturamentos de seus contratos.

Lembre-se que os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório. 

Conheça todos os campos:

  • Valor nominal: valor do serviço comercializado;
  • Descrição: informe um nome que explique e/ou detalhe este lançamento de recebível;
  • Data: data de quando foi gerado/comercializado este recebível;
  • Mês de competência: é o mês em que o recebível ocorreu, não importando sua data de recebimento;
  • Conta de Recebível: conta bancária na qual você receberá de seu cliente. Saiba mais em Criar uma conta de Recebíveis;
  • Forma de pagamento: neste você informará qual o método de pagamento deste recebível, de acordo com a(s) Forma(s) de Pagamento(s) cadastrada(s) na Conta de Recebível informada no campo anterior;

💡 Dica

Para saber mais sobre a opção Crédito Parcelado, acesse o artigo Criar crédito parcelado para Recebíveis.

  • Bandeira: serão exibidas as opções de acordo com a(s) bandeira(s) cadastradas na(s) Regra(s) da Conta de Recebíveis. Saiba mais em Criar Regras em uma Conta de Recebíveis;
  • Data de confirmação: é a data prevista de recebimento do recebível em sua Conta Corrente.

Este campo seguirá as instruções cadastradas na Regra da Conta de Recebível selecionada.

Exemplo: caso tenha informado Boleto Bancário como Forma de Pagamento e sua Regra informa que este só será repassado em sua conta corrente 2 dias úteis após o pagamento, o sistema automaticamente calculará a partir da data de vencimento 2 dias úteis - estimando quando você poderá conciliar seu recebível.

  • Juros: preencher caso houver;
  • Multa: preencher caso houver;
  • Desconto: preencher caso houver;
  • Diferença: valor excedente ou restante ao receber quantia diferente do campo Valor a Receber. Saiba mais em Realizar um pagamento parcial de Recebíveis;
  • Total do Recebível: é a soma dos campos Valor Nominal e o cálculo dos campos JurosMulta ou Desconto, caso estejam preenchidos;
  • Documento: indique o número de nota fiscal, fatura ou outro documento desejado;
  • Data do documento: é a data em que o documento do lançamento foi gerado;
  • Código do provedor: tem a finalidade de guardar a identificação de um recebível no extrato do provedor (extrato da Cielo, PDVend, etc);
  • Existem impostos?: campos para preenchimento alteram-se, caso a opção selecionada seja Sim ou Não.

    Leia mais em Informar impostos nos Recebíveis;

  • Categoria: é utilizado para agrupar os pagamentos em vários relatórios, como no Relatório Dinâmico (saiba mais em Relatório Dinâmico: DRE). 

    Exemplo: a subcategoria "Materiais de Informática" pertence à categoria "Despesas Gerais". Saiba mais em Cadastrar as Categorias e Subcategorias;

  • Cliente: você pode informar o nome do tomador do serviço/produto deste lançamento;
  • Centro de Receita: são os setores/departamentos da empresa, caso existam. São utilizados para indicar quanto cada setor/departamento da empresa recebe, e você pode informá-lo para melhor identificar os recebimentos em sua empresa.

    É um campo utilizado para agrupar e filtrar resultados em diversos relatórios, saiba mais em Cadastrar Centro de Custos e Receitas;

  • Observação: detalhes sobre o recebível ao qual deseja acrescentar.

⚠️ Atenção!

Visando a melhoria nos processos e segurança cadastral de nossos clientes, o Financeiro não mais realizará o cadastro direto e automático através do próprio campo ou de importação de planilhas não serão mais disponibilizados, sendo necessário o cadastro prévio de seus Clientes/Fornecedores, Categorias e Centro de Custos/Receitas.

Realizado o preenchimento das informações do seu novo recebível, clique em Salvar ao lado direito da tela para salvar seu registro.

Caso preferir, você também poderá realizar outras ações passando o cursor sobre o ícone de flecha, no botão Salvar, para exibir:

  • Salvar e voltar: salva o registro atual em tela e retorna para o painel de Recebíveis;
  • Salvar e criar outra: salva o registro atual em tela e limpa os dados preenchidos para preencher um novo Recebível.

Após cadastrar o Recebível, você visualizará informações do Contas a Receber associado ao recebível cadastrado na parte inferior da tela do registro. Para acessar, basta clicar sobre o registro e o Financeiro direcionará para o lançamento:


Além do acesso ao Contas a Receber vinculado, você visualizará algumas ações possíveis em seu recebível, sendo elas:

  • Anexar arquivo: possibilita anexar, ao recebível, múltiplos formatos de documentos e arquivos (como notas fiscais, recibos, boletos bancários e até fotos) conforme o limite de armazenamento previsto em seu plano. Saiba mais em Anexar Arquivos;

  • Excluir: ao selecionar este, o recebível em tela será excluído após a seleção do OK na janela de confirmação:

  • Novo Recebível: clicando neste os campos em tela ficam em branco para a criação de um novo recebível;

  • Voltar para os Recebíveis: selecionando esta ação, você retornará ao painel de Recebíveis.


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

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