Conhecendo o Painel de Faturamentos

O Painel de Faturamentos é a primeira tela exibida ao acessar o Faturamento. É neste menu que muitas de suas ações diárias acontecerão e é aqui que você visualizará várias informações sobre seus faturamentos.

Esta tela será sempre exibida com a data de forma mensal - mas você pode verificar os outros meses selecionando os atalhos ao lado direito. Esses atalhos são identificados como duas setas, sendo possível verificar o  Mês Anterior e o Próximo Mês ao mês atual. 

Outro atalho para a mudança de mês está disponível clicando no ícone de  Calendário e escolhendo o mês e ano que deseja. Finalizada a busca, você pode retornar ao mês atual. Basta clicar em  Mês atual:

Logo abaixo estão listados os faturamentos referentes ao mês anteriormente selecionado.

Este painel é dividido em três abas:

  • A faturar: serão apresentados todos os seus faturamentos ainda não realizados. Nesta aba é possível realizar quatro (4) ações com seus faturamentos após selecionar os mesmos (caixa de seleção).  Conheça:

1) Emitir NFS-e: clicando neste botão, você informará manualmente ao Faturamento que realizará a emissão da nota fiscal de serviço referente ao(s) faturamento(s) selecionado(s):

💡 Dica

Você poderá confirmar o sucesso na emissão da NFS-e através do primeiro ícone de um documento, que deverá ser exibido na cor verde após a ação de emitir NFS-e.

Caso o ícone seja exibido na cor vermelha (como a imagem abaixo), indica que ocorreu algum erro em sua emissão:

Por favor, verifique qual mensagem de erro foi reportada no detalhamento do faturamento. Alguns exemplos mais comuns são a falta de preenchimento de informações ou dados incorretos, como no exemplo acima. 

Dúvidas sobre como corrigir o erro apresentado? Entre em contato com o nosso atendimento pelo e-mail suporte@fintera.com.br.

2)  Criar Cobranças: este botão criará a cobrança do faturamento, ou seja, emitirá o boleto ou enviará as informações para transferência referente ao(s) faturamento(s) selecionado(s):

💡 Dica

Você poderá confirmar o sucesso da emissão do boleto através do segundo ícone de código de barras, que deverá ser exibido na cor verde logo após a ação de criar cobranças:

Caso o ícone seja exibido na cor vermelha, isso indica que ocorreu algum erro neste processo. Por favor, verifique qual mensagem de erro foi reportada no detalhamento deste faturamento. Alguns exemplos mais comuns são a falta de preenchimento de informações ou dados incorretos.

Dúvidas sobre como corrigir o erro apresentado? Entre em contato com o nosso  atendimento pelo e-mail suporte@fintera.com.br.

3) Notificar Faturamento: clicando neste botão você poderá selecionar um modelo de notificação para encaminhar as informações do(s) faturamento(s) selecionado(s) ao endereço de e-mail cadastrado no contrato de seu cliente:

💡 Dica

O primeiro modelo de notificação a ser apresentado na lista para seleção é o modelo que está assinalado como  Padrão para dashboard (Cadastros > Modelos > Notificações).

Para saber mais sobre tais modelos e/ou modificar qual notificação possui esta marcação, por favor acesse o artigo Criar modelo de notificação.

Para confirmar se a notificação foi encaminhada com sucesso ao seu cliente, basta verificar o terceiro ícone de envelope:

Importante: caso o ícone seja exibido na cor vermelha, isso indica que ocorreu algum erro no envio da notificação e o seu cliente não receberá o e-mail (mesmo que para apenas um dos endereços de e-mails programados para o envio). Os motivos de erros mais comuns são endereços de e-mails inválidos ou digitados incorretamente. Para confirmá-lo, acesse o cadastro de seu cliente e localize o endereço de e-mail (menu superior  Cadastro na seção Empresas ou Pessoas).

Para conhecer os históricos de notificações de seus faturamentos, visualize o artigo Verificar o histórico de notificações.

4) Marcar como Faturado: este botão modifica o(s) status do(s) faturamento(s) selecionado(s) de A faturar para Faturado, ou seja, quando você já realizou todo o processo de faturamento e está aguardando o recebimento (confirmação de pagamento) de seu cliente (Emissão de NFS-e, Criação de Cobrança e Encaminhamento de Notificação):

As outras ações possíveis na guia A faturar são referentes a capacidade de pesquisar e identificar os faturamentos:

- Campo de busca: na lateral direita da tela, abaixo dos botões mencionados anteriormente, temos o campo de pesquisa. Neste você poderá informar dados referente ao faturamento que deseja encontrar, sendo possível realizar a busca pelos dados de previsão de faturamento, vencimento, cliente/contrato e valor

- Faturamento por página: na lateral esquerda é exibida a opção de quantidade de faturamento exibidos por página. Neste você selecionará quantos faturamentos deseja que sejam exibidos 15, 30 ou 100

- Filtros: outra forma de pesquisa muito importante são os filtros possíveis para identificar o(s) faturamento(s) que procura, sendo eles:

Tipo de faturamento: manual ou automático;

Formas de pagamento: boleto bancário, cartão de crédito ou transferência;

Situações: Em processamento, Erro de emissão de NFS-e, Erro de Cobrança e Erro de notificação;

Serviços: apresentará os serviços cadastrados em sua entidade.

  • Faturado(s): nesta aba serão exibidos os faturamentos que já foram faturados, ou seja, quando o faturamento passou por todo o processo do faturamento e está aguardando a confirmação do recebimento do pagamento de seu cliente. Será exibida a coluna de data em  Faturado em (diferente da aba anterior A Faturar, que exibe a coluna Previsão). 

    Outra nova informação é a coluna com o número da NFS-e gerada. Esta aba apresentará os mesmos campos de busca mencionados na parte da apresentação da aba A faturar, assim como os botões de Emitir NFS-e, Recriar Cobranças e Notificar Faturamento. Porém, nesta aba estes botões possibilitam:

    - A emissão da NFS-e após o recebimento, caso não tenha sido emitido anteriormente ou foi necessário o cancelamento da NFS-e anterior;

    - Emissão de boleto (cobrança), caso tenha cancelado o boleto emitido anteriormente ou não o tenha emitido;

    - Envio de outra ou a mesma notificação ao seu cliente.

  • Cancelado(s): esta aba exibe os faturamentos cancelados, ou seja, faturamentos que não devem mais ocorrer, que haviam sido agendados, mas devido a algum evento (acordo com o cliente / pagamento em duplicidade) não ocorrerá mais. Nela você poderá realizar a busca pelo campo de pesquisa e informar a quantidade de faturamentos cancelados exibido por página.

Outras ações são possíveis em cada faturamento separadamente, sendo elas:

- Desfazer o Cancelamento: ao clicar nesta ação você irá desfazer o cancelamento do faturamento correspondente. Esta ação pode ser necessária em caso de: um cancelamento realizado incorretamente ou devido a um acordo com o cliente e a fatura será cobrada.

- Ver Contrato: ao clicar sobre esta opção, você será redirecionado para o contrato do faturamento cancelado;

- Editar: clicando nesta ação você acessará o faturamento correspondente, podendo editá-lo conforme necessário:

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