Importar clientes Empresa via planilha
No Faturamento você tem a opção de realizar a importação de seus clientes Empresas através de uma planilha, gerando mais praticidade para importar uma grande quantidade de cadastros preexistentes.
Disponibilizamos um modelo padrão para que você possa baixar, preencher e reimportar.
Para realizar a importação, acesse o menu superior Cadastros e clique no submenu Empresas. Após, localize na área superior direita da tela a opção Importar Empresas via Excel, clicando sobre:
Uma nova tela será exibida, apresentando um quadrante informativo em azul com instruções com um link denominado planilha Excel de exemplo.
Ao clicar neste link, após alguns instantes a planilha será automaticamente baixada para o seu computador:
Ao abrir a planilha, será apresentada na primeira linha (cabeçalho) diferentes colunas com dados a serem importados, além de linhas com exemplos fictícios de preenchimento. Você deve substituir tais linhas com os dados de seus clientes e/ou fornecedores, e, após, salvar a planilha já atualizada.
⚠️ Atenção
A sequência exibida nas colunas do arquivo modelo não deve ser alterada ou ter colunas excluídas, pois é através do exato modelo disponibilizado que o sistema realizará a identificação dos dados a serem importados.
Finalizando as alterações e inclusões, salve o arquivo com o nome de sua preferência e em uma pasta de fácil acesso.
⚠️ Atenção!
O endereço de seu cliente deve ser informado completamente, pois o preenchimento automático de tais informações não ocorre quando o CEP é cadastrado via importação.
Portanto, é preciso informar em sua planilha os dados: endereço, número, bairro, cidade, estado e código do IBGE.
Após os dados desejados já constarem no modelo de planilha, basta importar a planilha selecionando o novo arquivo em seu computador através do botão Selecionar.
Será exibido o Explorador de Arquivos para que você localize e selecione o arquivo da planilha com os dados de seus clientes (arquivo editado anteriormente).
Confirme se a planilha foi adicionada corretamente e clique em Importar Empresas:
Finalizada a importação, uma mensagem na cor verde será exibida no topo da tela, informando que a importação foi concluída com sucesso:
Também será apresentando algumas informações como a quantidade de clientes, empresas importadas, as Falhas e os Detalhes das falhas, caso houver:
- O preenchimento da coluna CNPJ é obrigatório, caso não preenchida o erro seguinte ocorrerá:
- Caso adicionem empresas já cadastradas anteriormente, será informado o seguinte erro:
Em caso de erro, a planilha poderá ser corrigida e importada quantas vezes for necessário.
Neste caso, o sistema altera o conteúdo previamente criado, encontrando-o pelo nome informado na planilha.
⚠️ Atenção!
Na importação de dados, o CEP não preencherá automaticamente como quando o cadastro é criado manualmente. Desta forma, é importante preencher todos os dados do endereço corretamente.
O Estado deve ser informado como sigla (UF), pois caso seja adicionado por extenso não será reconhecido pelo sistema.