Quando e como os módulos Recebíveis e Financeiro se comunicam?

💎 O cenário que veremos em todos os nossos exemplos e artigos de ajuda é de uma loja, com um CNPJ, homologada na Redecard e com o módulo de Recebíveis totalmente integrado ao módulo Financeiro.

Esse último ponto é importante: é no módulo Financeiro que será exibida e ocorrerá a transferência da operadora, para que você confira corretamente o seu fluxo de caixa e realize a conciliação bancária.

Ao acessar o módulo Recebíveis, clicar no segundo menu superior Recebíveis e novamente clicar sobre um dos lançamentos em tela, exibe-se o detalhamento de um recebível:

Ao final da tela, na seção Associados, você poderá optar em ser redirecionado rapidamente tanto para o Conta a Pagar quanto para o Conta a Receber deste recebível:

⚠️ Importante: os links que redirecionam para os lançamentos de Contas a Pagar e Contas a Receber só serão criados no módulo Financeiro após confirmadas e verificadas as taxas dos recebíveis, no módulo Recebíveis.

💡 Dica

Para saber tudo sobre o menu Recebíveis, acesse nosso artigo de ajuda Menu Recebíveis no módulo Recebíveis.

Ao clicar no link exibido na linha Contas a Pagar, você será redirecionado para o módulo Financeiro - mais especificamente em um lançamento que corresponderá ao valor da taxa que será cobrada deste e dos demais recebíveis (R$ 33,31):

Ao final desta tela, você poderá clicar na seção Recebíveis Associados para novamente ser redirecionado para o módulo Recebíveis e conhecer quais os recebíveis vinculados a este lançamento de Contas a Pagar e que, quando somados suas taxas, alcançam o valor de R$ 33,31. Em nosso exemplo, serão 6 recebíveis:

⚠️ Atenção: para conferência, você deverá somar o campo Valor de Desconto (R$) que consta em cada um do detalhamento dos recebíveis listados. Esta soma trará exatamente o valor do lançamento do Contas a Pagar. Deve-se observar para não somar a coluna Taxa, pois trata-se de um percentual (%).

2) Clicando no link exibido na linha Contas a Receber, o mesmo procedimento do item 1) ocorre: você será redirecionado para o módulo Financeiro - mais especificamente em um lançamento que corresponderá a soma do valor de repasse deste e dos demais recebíveis anteriormente listados (R$ 989,59):


Ao acessar o menu superior Movimentações e clicar em Contas a Pagar/Receber, estarão listados diversos movimentos denominados Recebíveis da Redecard:


💎 E em que momento eu conciliarei meus recebíveis? Será um a um?

Você percebeu algo diferente ao pesquisar por "Recebíveis" no Financeiro?

👀 Se observar atentamente, todos os lançamentos (tanto no Contas a Pagar quanto no Contas a Receber) já estarão com o status CONCILIADA automaticamente!

💎 Mas um movimento de Contas a Pagar/Receber proveniente de um recebível estará conciliado com o quê?

Como dito anteriormente, seus movimentos de recebíveis no módulo Financeiro estarão automaticamente conciliados. É muito fácil, vamos entender!

Quando você habilita o módulo de Recebíveis e o integra com o Financeiro, surge um novo tipo de conta no menu superior Contas, chamado de Contas de Conciliação. Nela já estarão cadastradas a sua operadora (em nosso exemplo, a Redecard):

Nesta nova tela estarão reunidos todos os lançamentos de Contas a Pagar e Contas a Receber criados e conciliados automaticamente - e que estão vinculados com a seção Associados, no módulo Recebíveis.


💎 Vamos entender ainda mais a fundo esta dinâmica e rever alguns conceitos:

Pense no seguinte exemplo: seu estabelecimento realizou dezenas de vendas no dia 15 (via crédito, débito, dinheiro etc), totalizando R$ 10.000,00. Todas estas vendas, em algum momento, deverão ser repassadas pela operadora e serão depositadas em sua conta bancária.

🤔 Porém, as operadoras não depositarão em sua conta bancária venda por venda, separadamente. A operadora, geralmente, realizará o repasse em "blocos", de forma consolidada. Dessa forma, sua conciliação também não será venda por venda...

Voltando ao nosso exemplo, seu estabelecimento possui R$ 10.000,00 e o prazo acordado para repasse é D+2. Ou seja, você deve receber esse valor no dia 17... mas não é o que ocorre! Neste dia, você observará em seu extrato:


- R$ 1.472,00 em vendas de crédito;

- R$ 5,000,00 em vendas de crédito parcelado;

- R$ 1.429,00 em vendas de débito;

- R$ 622,00 em vendas via PIX


Muitas vezes, algumas operadoras podem inclusive separar estes valores por bandeiras de cartões! Complicado, né? 🤯

Desta forma, não será venda a venda que a conciliação de recebíveis será realizada: no Contas a Pagar e Receber serão registrados blocos de recebíveis para o seu fluxo de caixa estar correto - mas estas vendas já estarão conciliadas automaticamente e não serão exibidas na tela convencional de Conciliação como pendências, no Financeiro.

Resumidamente: a Conta de Conciliação é semelhante a um "espelho" de seus recebíveis na operadora (Redecard). A operadora transferirá os valores devidos em blocos separados, em uma organização própria. Como não há meios de realizar a conciliação venda a venda, a Fintera criou um mecanismo para que você concilie "blocos com blocos": você busca em seu extrato bancário um "bloco" de crédito e concilia realizando uma simples transferência para sua Conta de Conciliação.


💎 Para compreender de verdade e na prática: vamos passo a passo, ação por ação?

1) Na parte superior da tela de Contas > Contas de Conciliação será exibido o campo Saldo. Em nosso exemplo, ele está R$ - 1,03:

2) Ao acessar diariamente sua conta bancária na qual a operadora realizará os repasses de recebíveis, você observará após atualizar/importar o seu extrato uma (ou várias) transações correspondentes aos recebimento de vendas de cartão:

3) O passo seguinte será clicar sobre um dos lançamentos de movimento bancário de crédito (repasse) da operadora listados em sua conta corrente e, em seu detalhamento, criar uma transferência para a Conta de Recebíveis chamada Redecard. Após, clique em Salvar:

4) Ao retornar para a tela de Contas de Conciliação, é possível verificar que o saldo alterou-se para R$ R$ -105,65: o saldo anterior à transferência mais a transferência realizada:

5) Lembre-se: ambos os links da seção Associados, no módulo Recebíveis, já estarão conciliados automaticamente. Não será necessária nenhuma ação humana nestes casos: a Fintera lhe ajuda!

Contas a Pagar: R$ 33,31

Contas a Receber: R$ 989,59

Ambos os lançamentos irão compor a Conta de Recebível e o seu saldo. Note que ambos possuem vencimento em 09/01/2024. Ao acessar Contas > Contas de Conciliação e buscar por esta data ou por estes valores, eles estarão listados corretamente. Veja:

Ao lado de cada linha, na coluna Associados, alguns ícones são exibidos:

Flecha para baixo Trata-se de um Contas a Receber e, caso clique sobre, redireciona para o Conta a Receber criado automaticamente. Geralmente a descrição desta linha será "Recebíveis da (nome operadora)"

Flecha para cima Trata-se de um Contas a Pagar e, caso clique sobre, redireciona para o Conta a Receber criado automaticamente. Geralmente a descrição desta linha será "Recebíveis da (nome operadora)"

Flechas Duplas Trata-se de uma transferência vinda do seu extrato bancário, referente a um pagamento/repasse realizado pela operadora (Redecard). Geralmente a descrição desta linha será "Transferência de Banco XX em 09/01/2024"


💎 E por que os lançamentos de Contas a Pagar e Receber já nascem conciliados com minha Conta de Conciliação?

Essa é simples: pois já possuem uma data de liquidação prevista em contrato junto à sua operadora.

Mas você pode se perguntar: como ter certeza que este valores realmente serão repassados/pagos pela operadora? Não temos como prever, pois a operadora não detalha sobre qual venda ela realiza o "bloco" de pagamento, não havendo diferenciação entre vendas - ela apenas deposita um "bloco" de valores sem correspondência exata com vendas.

🔎 Ao realizar a transferência da transação bancária de repasse da operadora para a Conta de Conciliação, esta ação "retira", "saca" este valor do saldo da Conta de Conciliação e também concilia com o seu banco.


💎 O saldo da Conta de Conciliação deverá ficar zerado após todas as conciliações terem sido realizadas?

Em realidade não será possível zerar completamente o saldo desta tela, visto que sempre haverão operações que ainda não foram finalizadas/liquidadas.

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💡 Dica

Você pode realizar outras ações e utilizar outras funcionalidades em nossos módulos Financeiro e Recebíveis. Para saber mais sobre, visualize nossos outros artigos na Central de Ajuda.

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