Menu Painel no módulo Recebíveis

Após realizar seu login na Fintera, selecione a empresa desejada e clique no quadrante branco relativo ao módulo Recebíveis:

🔎 Que tal explorarmos juntos a importância do Recebíveis e como descomplicamos a sua verificação de vendas?

Acesse o artigo O que é a conciliação de recebíveis por cartão? e fique 100% por dentro do assunto!

💎 O cenário que veremos em todos os nossos exemplos e artigos de ajuda é de uma loja, com um CNPJ, homologada na Redecard e com o módulo de Recebíveis totalmente integrado ao módulo Financeiro.

Esse último ponto é importante: é no módulo Financeiro que será exibida e ocorrerá a transferência da operadora, para que você confira corretamente o seu fluxo de caixa e realize a conciliação bancária.

No módulo Recebíveis, a primeira tela apresentada sempre será o menu Painel, localizado na parte superior da tela. Nela, são exibidos diversos gráficos contendo várias informações referentes as vendas realizadas, iniciando com uma data ao lado esquerdo que exibe o mês e ano atual. 

A apresentação da data será por padrão mensal, mas você pode verificar outros períodos selecionando o campo de período ao lado superior direito da tela. Para alterar, basta clicar sobre a data e outras opções serão exibidas:

⚠️Importante: o período selecionado será aplicado a todos os gráficos do painel!

Agora, vamos explorar em detalhes o que ocorreu no período selecionado e nos gráficos exibidos logo abaixo:


  • Total de Recebíveis: este primeiro gráfico mostra que, no período pesquisado, a loja obteve um total de R$ 10.844,96 em vendas.

Ele será apresentado separando tipos de pagamento: cartões de crédito, débito, PIX da maquininha e crédito parcelado (e demais tipos de recebimentos que possam ter sido utilizadas em vendas no período), divididos em:

  • - Crédito: R$ 5.040,66

- Débito: R$ 1.993,32

- Dinheiro: R$ 3.810,98

Estas informações são originadas do PDV Nexaas. Basta passar o cursor sobre as barras para identificar os valores:

💡Dica: no gráfico acima ainda não há registro de transações via PIX. Recomendamos que ao realizar uma venda via PIX seja utilizado o PIX da própria maquininha, via QR Code, pois dessa forma esse tipo de recebimento será operado pelo módulo Recebíveis. Evite receber via PIX diretamente para a conta bancária, pois perde-se o controle via módulo Recebíveis.

  • Total de Taxas: este segundo gráfico exibirá o total de taxas que estão sendo aplicadas aos recebíveis do período. Ele será apresentado separando tipos de bandeira e operadora.

Exemplo: se no período pesquisado a loja realizou vendas no total de R$ 10.844,96, será sobre este valor que as taxas serão aplicadas, totalizando R$ 264,54 distribuídas pelas bandeiras:

- Redecard: R$ 264,54

- Visa Electron: R4 18,70

- Visa: R$ 156,56

- Mastercard: R$ 86,70

Como o nosso exemplo da loja utiliza apenas uma operadora (Rede), apenas um gráfico será exibido; caso mais operadoras sejam credenciadas, mais gráficos serão exibidos, lado a lado. Basta passar o cursor sobre as barras para identificar os valores.

💡Dica: as taxas aplicadas aos recebíveis variam por bandeira, por prazo e por número de parcelas. No exemplo abaixo, onde o maior volume de vendas é realizado via bandeira Visa, pode ser interessante renegociar melhores taxas junto a sua operadora (neste exemplo, a Rede):

⚠️ Importante

Em caso de alteração e/ou negociação das taxas praticadas junto à sua operadora, por favor comunique à Fintera para que possamos atualizá-las.

  • Total a Receber: é o terceiro gráfico exibido, sendo o resultado final dos dois primeiros gráficos:
Total de Recebíveis (-) Total de Taxas (=) Total a Receber

Ele será apresentado por data de liquidação. Basta passar o cursor sobre as barras para identificar os valores. O resultado desta conta, exibida na coluna Liquidado, dificilmente fechará 100%, em centavos.

Lhe explicamos! Nos dois primeiros gráficos podem existir contas ainda não calculadas, assim como podem existir taxas além das transacionais.

E, ainda, nem todas as transações podem ter sido sido liquidadas: você também poderá observar (dependendo do período pesquisado) uma segunda barra chamada A Liquidar.

Por exemplo: você realizou uma venda no dia 10 mas o seu contrato com a Redecard possui a regra para receber este valor de D + 15. Desta forma, esta sua venda estará a liquidar - e só no dia 25 é que você receberá este valor em sua conta.

Já na parte inferior da tela será exibido o dia a dia do seu negócio organizado em uma linha do tempo entre recebimento e vendas - também de acordo com o período pesquisado.

Este gráfico chamamos de Fluxo de Recebíveis e, através dele, podemos atribuir alguns comportamentos como:

  • Que o seu contrato junto à operadora Rede é de recebimento rápido - recebendo entre 2 a 3 dias após a venda;
  • Que em finais de semana não ocorrem vendas nem pagamentos;

Basta passar o cursor sobre as barras ou sobre a legenda para identificar os respectivos valores:


💎 Notificações de possíveis problemas com seus recebíveis

O menu Painel não resume-se apenas à verificação e informação visual dos seus recebíveis: ele também lhe notificará sempre que forem identificadas situações não esperadas, como qualquer tipo de diferença.

Essa notificação, na cor vermelha, estará localizada em qualquer um dos quadrantes dos 3 primeiros gráficos e sempre no canto superior direito. Veja abaixo um exemplo no gráfico Total de Taxas, onde informa-se 2 Com Problemas:

Ao clicar sobre a notificação, você será redirecionado aos dois registros com possíveis erros de cálculos de taxa para análise:

✅  Prosseguindo...

Para conhecer em detalhes o segundo menu superior chamado Recebíveis, acesse o artigo Menu Recebíveis no módulo Recebíveis.

💡 Dica

Você pode realizar outras ações e utilizar outras funcionalidades em nossos módulos Financeiro e Recebíveis. Para saber mais sobre, visualize nossos outros artigos na Central de Ajuda.

E, sempre que precisar, conte com o atendimento Fintera! Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br

Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos