Menu Ajustes no módulo Recebíveis

💎 O cenário que veremos em todos os nossos exemplos e artigos de ajuda é de uma loja, com um CNPJ, homologada na Redecard e com o módulo de Recebíveis totalmente integrado ao módulo Financeiro.

Esse último ponto é importante: é no módulo Financeiro que será exibida e ocorrerá a transferência da operadora, para que você confira corretamente o seu fluxo de caixa e realize a conciliação bancária.

No módulo Recebíveis, o terceiro e último menu chama-se Ajustes e você pode localizá-lo na parte superior da tela.

🔎 Que tal explorarmos juntos a importância do Recebíveis e como descomplicamos a sua verificação de vendas?

Acesse o artigo O que é a conciliação de recebíveis por cartão? e fique 100% por dentro do assunto!

Os ajustes são um mecanismo que as operadoras criaram para obter uma comunicação para possíveis correções necessárias com o seu cliente final (no caso, o seu negócio/estabelecimento), e serão exibidos no módulo Recebível sempre que houver o envio destas informações por parte da operadora.

⚠️ Importante

Se algum erro for notificado em tela (como, por exemplo, cobranças divergentes do acordado em contrato), será necessário dar uma olhadinha mais de perto e extrair um relatório completo para contestar sobretaxas ou valores indevidos.

O módulo Recebíveis lhe protege de gastar com valores que não lhe dizem respeito!

Caso qualquer problema seja identificado e você deseja questioná-lo, basta exportar os registros para planilha e entrar em contato com sua operadora,

Mas lembre-se: o módulo Recebíveis ainda não se comunica diretamente com a sua operadora - mas sim verifica e identifica de forma completa estes erros para você de forma automática.

Estes ajustes são divididos em Débito (uma correção negativa de algum valor ao estabelecimento) ou Crédito (uma correção positiva de algum valor ao estabelecimento), e ocorrem caso algum processamento seja feito de forma inadequada ou até por uma negociação realizada.

Um tipo de ajuste comum é o Ajuste à Débito, e um exemplo é a taxa de maquininha (cuja cobrança pode ser mensal): na operadora Redecard, por exemplo, o motivo do ajuste virá descrito como ALPOS/PINPAD/TX CONECT.

💡 Dica

O módulo Recebíveis não consegue transcrever o que o campo Motivo do Ajuste significa, pois cada operadora possui um conjunto de descrições próprias que são enviadas para o módulo. Para compreender seu significado, por favor entre em contato com sua operadora e/ou verifique o contrato firmado junto à mesma.

Agora, vamos conhecer as colunas deste menu:

Data do Ajuste Data em que a operadora efetuou o ajuste indicado
Operadora Exibe a operadora que seu negócio está credenciado (em nosso exemplo, apenas a operadora Redecard)
Valor do Crédito Caso seja um ajuste positivo, esta coluna estará preenchida
Valor do Débito Caso seja um ajuste negativo, esta coluna estará preenchida
Motivo do Ajuste Descrição enviada pela operadora indicando o motivo do ajuste. Seu significado está listado em seu contrato junto à operadora
Associados Redireciona para o módulo Financeiro, no menu de Contas a Pagar (Débito) ou Contas a Pagar (Crédito) com o valor ajustado. Este lançamento estará descrito como "Ajuste" para melhor identificação

Desta forma, como este ajuste está associado com um Contas a Pagar/Receber no módulo Financeiro, você pode acompanhar esta transação diretamente por este módulo - não sendo necessário o seu acompanhamento exclusivamente por esta tela do Recebíveis.

✅  Prosseguindo...

Vamos para o módulo Financeiro? Para conhecer como a conciliação é realizada, acesse o artigo Quando e como os módulos Recebíveis e Financeiro se comunicam.

💡 Dica

Você pode realizar outras ações e utilizar outras funcionalidades em nossos módulos Financeiro e Recebíveis. Para saber mais sobre, visualize nossos outros artigos na Central de Ajuda.

E, sempre que precisar, conte com o atendimento Fintera! Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br

Será um prazer lhe ajudar! 😊

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