Menu Recebíveis no módulo Recebíveis

💎 O cenário que veremos em todos os nossos exemplos e artigos de ajuda é de uma loja, com um CNPJ, homologada na Redecard e com o módulo de Recebíveis totalmente integrado ao módulo Financeiro.

Esse último ponto é importante: é no módulo Financeiro que será exibida e ocorrerá a transferência da operadora, para que você confira corretamente o seu fluxo de caixa e realize a conciliação bancária.

No módulo Recebíveis, o segundo menu possui a mesma descrição do módulo (Recebíveis) e está localizado na parte superior da tela.


💎 Como pesquisar por um determinado recebível entre todos os existentes?

No menu Recebíveis serão exibidos a lista de todos os recebíveis e em detalhe - ou seja, a lista completa com todas as vendas existentes. Vale destacar que o campo Período (existente no menu Painel) não é exibido no canto superior direito da tela. Caso deseje filtrar por período, são oferecidas opções de filtros de pesquisa que veremos a seguir:

Nesta tela você visualizará alguns filtros e ações possíveis, sendo eles:

  • Na parte superior esquerda da tela exibe-se o total de 20 registros por página (ao final da tela você encontrará uma paginação para acessar demais páginas) e também o total de recebíveis computados como venda desde o início da utilização do módulo Recebíveis;
  • Já ao lado superior direito você encontra uma seleção chamada Filtro e Busca que, quando clicada, abrem-se diversos filtros para otimizar a busca dos resultados em tela:

    Esta combinação de filtros lhe ajuda a identificar padrões de problemas em seus recebíveis e, dependendo da situação e status, você poderá exportar estes resultados para uma planilha e entrar em contato com sua operadora para sua resolução: a planilha exportada conterá todos os dados necessários para análise por parte da operadora - e, caso seja confirmado que ocorreu erro, a operadora poderá realizar um ajuste.

⚠️ Importante

Se algum erro for notificado em tela (como, por exemplo, cobranças divergentes do acordado em contrato), será necessário dar uma olhadinha mais de perto e extrair um relatório completo para contestar sobretaxas ou valores indevidos.

O módulo Recebíveis lhe protege de gastar com valores que não lhe dizem respeito!

Caso qualquer problema seja identificado e você deseja questioná-lo, basta exportar os registros para planilha e entrar em contato com sua operadora,

Mas lembre-se: o módulo Recebíveis ainda não se comunica diretamente com a sua operadora - mas sim verifica e identifica de forma completa estes erros para você de forma automática.

💡 Dica

Para saber mais sobre ajustes, acesse nosso artigo de ajuda Menu Ajustes no módulo Recebíveis.

  • Ao lado exibe-se o botão Exportar, permitindo exportar os resultados em tela para uma planilha:

Agora, vamos conhecer todas as colunas deste menu:

💡 Dica

Caso a forma de pagamento de sua venda tenha sido Dinheiro ou Pix, o módulo Recebíveis exibirá esse recebível com o status Liquidado, não havendo verificações posteriores e nem a criação de um Contas a Pagar (pois não há incidência de taxas).

Confira:

Data de venda Data em que a venda ocorreu e que originou o registro (recebível)
Forma de Pagamento Exibe ícone e a forma que a venda foi concretizada, entre várias opções: Boleto, Crédito, Débito, Cheque bancário, Dinheiro, PIX, Transferência bancária e outros
Operadora Exibe a operadora que seu negócio está credenciado (em nosso exemplo, apenas a operadora Redecard). Caso a venda tenha sido realizada via Dinheiro, o campo não será preenchido
Bandeira Exibe a bandeira do cartão utilizada na venda e cadastrada em seu contrato junto à operadora, com seus devidas taxas. Caso a venda tenha sido realizada via Dinheiro, o campo não será preenchido
Parcela Caso a venda tenha sido à prazo, exibe em quantas parcelas/vezes o recebível foi dividido. Caso a venda tenha sido realizada via Dinheiro ou à vista (Débito), a parcela será única (1/1)
Valor Bruto Exibe o valor original da venda, sem os descontos de taxas posteriores
Data de Pagamento Exibe a data prevista em que a operadora (Redecard) realizará o repasse referente à esta venda para a conta bancária do seu negócio
Valor Líquido Exibe o valor final que a operadora (Redecard) realizará o repasse para esta venda, já com o desconto das taxas praticadas em contrato
Taxa Exibe a porcentagem (%) da taxa praticada na operadora para esta bandeira, forma de pagamento e número de parcelas. Caso a venda tenha sido realizada via Dinheiro, o campo não será preenchido
Status

Exibe a situação atual do recebível, que pode ser:

  • A estornar: o recebível ainda aguarda a confirmação oficial do estorno solicitado pela operadora

  • A liquidar: o recebível (a venda) foi realizada e registrada no PDV, mas ainda aguarda o repasse/pagamento por parte da operadora

  • Cancelado: O cancelamento é informado pelo PDV, e ocorre quando a venda é cancelada após realizada a venda

  • Estornado: o recebível recebeu a confirmação de que a operadora realizou com sucesso o estorno do valor da venda

  • Liquidado: a operadora realizou com sucesso o repasse do recebível em sua conta corrente (no valor líquido, na taxa correta, na bandeira correta e na data prevista);
Verificação

Nesta coluna, caso o recebível esteja correto, serão exibidos dois ícones verdes (✅) que significam respectivamente Taxa Prevista Verificada e Recebimento Verificado.

Podem existir algumas situações diferentes, que são:


  • Ainda não verificado: neste status não serão exibidos ícones, pois não houve retorno por parte da operadora quanto a taxa e recebimento

  • Com problemas: significa que, em algum momento desta transação, algum erro ocorreu e foi retornado pela operadora. Veja o exemplo abaixo, onde ao passar o cursor sobre o ícone vermelho (❌) exibe-se a notificação:


  • Em conformidade: se o recebível está de acordo com a taxa e data de pagamento prevista, ambos os ícones serão exibidos na cor verde (✅) :

Outros status Possivelmente indicam problemas com seu recebível junto à operadora: Problema - Liquidação Atrasada, Problema - Não encontrado na operadora e Problema - Taxa divergente.

🔎 Que tal explorarmos juntos a importância do Recebíveis e como descomplicamos a sua verificação de vendas?

Acesse o artigo O que é a conciliação de recebíveis por cartão? e fique 100% por dentro do assunto!


💎E como acesso um recebível para conferi-lo detalhadamente?

Na listagem de recebíveis, a qualquer momento você pode clicar sobre um recebível e conhecê-lo com todas as suas informações:

Na parte superior da tela, você encontra resumidamente o número do pedido, o valor bruto e a data da venda - assim como o status do recebível (neste caso, Liquidado):

Ao lado, você encontrará um importante quadrante chamado Verificação Automática: caso alguma notificação de erro seja recebida, ela estará exibida em detalhes neste quadrante. Veja um exemplo possível de mensagem em um recebível cujo status encontra-se como A Liquidar:

Agora, vamos conhecer o que significam todos os campos deste detalhamento - com destaque para os campos NSU e TID:

Data da Venda Data onde a venda ocorreu em seu estabelecimento
Forma de pagamento Qual a forma de pagamento optada pelo cliente no ato da compra
Operadora Operadora cadastrada por seu negócio e homologada na Fintera
Valor bruto (R$) Valor original que a venda foi realizada em seu estabelecimento e que o seu cliente pagou. Após deduzidas as taxas da operadora, este valor sofrerá uma redução para ser repassado em sua conta bancária
Bandeira Bandeiras são empresas responsáveis por definir as regras de negócio para compras realizadas com cartão de crédito. São elas que definem os padrões pelos quais se devem processar as transações realizadas por esse meio de pagamento, e cada bandeira tem suas próprias regras
Parcela Caso seja uma venda parcelada, a parcela a que se refere estará mapeada e exibida
Taxa (%) Porcentagem de desconto acordada junto à sua operadora, de acordo com as condições da venda
Valor de desconto (R$) Valor (R$) de desconto que será aplicada sobre o valor bruto da venda
NSU É o registro único do recebível na Operadora. Cada transação feita com cartão gera um número de autorização. Um código de até 20 caracteres alfanuméricos. Chamamos esse número de NSU, número sequencial único. Esse campo também pode ser chamado de Autorização ou Comprovante
TID Transaction ID é um número de identificação (ou de autorização) da transação de e-commerce na operadora. Esse código é enviado pela operadora no momento da autorização
Documento Campo opcional oriundo do PDV/sua integração de vendas
Valor líquido (R$) Valor final a ser repassado pela operadora, correspondendo ao valor bruto deduzido a taxa de operação
Cliente Campo opcional oriundo do PDV/sua integração de vendas
Descrição Campo opcional oriundo do PDV/sua integração de vendas
Data do pagamento Data em que o repasse foi realizado pela operadora em sua conta bancária
Data do documento Campo opcional oriundo do PDV/sua integração de vendas

💡 Dica

Para conhecer tudo sobre o NSU, acesse o artigo de ajuda O que é NSU e onde posso localizá-lo?

Já na área inferior da tela exibe-se a seção Associados: trata-se de um poderoso recurso desenvolvido exclusivamente pela Fintera onde contextualizam-se todas as informações financeiras relacionadas com esse recebível juntamente com um link que redirecionará o usuário para esta tela e módulo integrado.

⚠️ Importante: os links e lançamentos de Contas a Pagar e Contas a Receber só serão criados no módulo Financeiro após confirmadas e verificadas as taxas dos recebíveis, no módulo Recebíveis.

Confira o exemplo abaixo:

Conta a Pagar Redireciona para o módulo Financeiro, no menu de Contas a Pagar com o valor da taxa
Conta a Receber Redireciona para o módulo Financeiro, no menu de Contas a Receber com o valor da venda
Documento Redireciona para o XML da NFC-e da venda

💡 Dica

No módulo Financeiro você poderá gerar um relatório específico de taxas de recebíveis para, mensalmente, emitir uma nota fiscal juntamente com o seu contador caso necessário.

✅  Prosseguindo...

Para conhecer em detalhes o terceiro menu superior chamado Ajustes, acesse o artigo Menu Ajustes no módulo Recebíveis.

💡 Dica

Você pode realizar outras ações e utilizar outras funcionalidades em nossos módulos Financeiro e Recebíveis. Para saber mais sobre, visualize nossos outros artigos na Central de Ajuda.

E, sempre que precisar, conte com o atendimento Fintera! Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br

Será um prazer lhe ajudar! 😊

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