Faturamento com status de Recebida Incorreto
O Faturamento é um sistema inteligente, desenvolvido para descomplicar e automatizar seus processos diários, e um destes é a confirmação de recebimento de seus faturamentos.
No módulo são exibidas duas formas de cobrança de suas recorrências e faturamentos: Boleto Bancário e Transferência Bancária. Mas suas confirmações de recebimento são identificadas e realizadas de maneiras diferentes. Confira e aprenda conosco, vamos lá!?
No caso da Transferência Bancária, seu recebimento poderá ser confirmado de duas formas:
1) Via Faturamento (caso não tenha acesso ao módulo Financeiro), clicando em Marcar como Recebido conforme imagem abaixo:
2) No módulo Financeiro, no Recebível criado (em Contas a Receber) - que é o lançamento vinculado ao módulo Faturamento. Nesta tela, basta clicar na opção lateral Receber, veja:
💡Dica
Para saber um pouco mais sobre como realizar a confirmação de recebimento quando transferência, acesse nosso artigo: Confirmação de recebimento com forma de cobrança de transferência bancária.
Agora, no caso do Boleto Bancário (PJBank ou Boletos Fintera), a confirmação de recebimento é realizada automaticamente pelo sistema, ocorrendo quando seu banco confirmar ao Faturamento que seu tomador (no caso, seu cliente) pagou o boleto.
Mas que relação a forma de cobrança possui com o status Recebida Incorreto?
Tudo! Conhecendo as formas de cobrança, você compreende o que seria o status de Recebida Incorreto e porque isto acontece.
Conhecemos:
O que é o status de Recebida incorreto?
É um status de recebimento que o sistema apresenta quando um boleto bancário, em uma situação atípica, é pago pelo seu tomador.
Por que este status é diferente?
Este status é exibido sempre que um boleto bancário apresentar uma solicitação de cancelamento, após o tomador já ter realizado seu pagamento.
Ou seja, o seu cliente pagou um boleto durante a transmissão de cancelamento ao banco correspondente, impossibilitando a ação de cancelamento e confirmando o seu recebimento.
Em quais situações isso pode acontecer?
Imagine: Você possui uma recorrência em seu contrato, onde o cliente realiza o pagamento por boleto bancário.
Mas neste mês seu cliente teve um imprevisto e não se recorda de ter realizado o pagamento do boleto e, por isso, solicitou o PIX ou as informações de sua conta para realizar uma transferência.
Após ter encaminhado os dados bancários você alterou a Forma de Cobrança do faturamento para Transferência (solicitando automaticamente o cancelamento do boleto) e, também está aguardando o comprovante de seu cliente.
No dia seguinte, ao acessar o faturamento você identificou que o status do faturamento está como Recebida Incorreto:
Clicando na ação Histórico de Cobranças, no quadrante Vencimentos e coluna Histórico, você observa que o boleto emitido antes da alteração na cobrança está apresentando o status de Pago:
Resumindo: o faturamento exibiu o status de Recebida Incorreto pois seu cliente efetuou um pagamento cujo boleto possui uma solicitação de cancelamento, realizada ao alterar para Transferência sua Forma de Cobrança.
⚠️Atenção!
O exemplo acima é apenas um dos casos possíveis do status. Uma situação muito comum é do cliente pagar um boleto antes de sua confirmação de cancelamento.
Assim, este status (Recebida Incorreto) pode ocorrer ao solicitar um novo boleto ou alterar a forma de pagamento.
E o que fazer quando identificar este status?
Quando observar o status de Recebida Incorreto, confirme se a Forma de Pagamento está condizente com a forma de recebimento (boleto) e, se necessário, atualize o faturamento.
Mas se este ocorreu devido a emissão de um novo boleto, verifique com o seu banco se o último boleto emitido está em aberto e caso esteja, solicite o seu cancelamento.
⚠️ Atenção!
Ao identificar mais de um boleto em seu faturamento e um deles apresentar o status de Pago, é necessário solicitar o cancelamento do boleto em aberto diretamente ao seu banco, pois no faturamento a ação de cancelamento não é possível de se realizar quando este apresenta o status de Recebido.
💡 Dica
Caso tenha dúvida ou dificuldade entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo e-mail suporte@fintera.com.br.
Nossa equipe sempre estará à disposição para lhe ajudar.