Quais as diferenças entre a comunicação com o banco via EDI e WebService/API?

Através do módulo Faturamento você pode emitir e registrar boletos automaticamente com o seu banco, receber confirmação de pagamentos e realizar muitas outras operações.

Troca de arquivos remessa e retorno com o seu banco? Na Fintera isso é coisa do passado 🙂

Este processo, por padrão, sempre será realizado iniciando-se pela homologação padrão via EDI.

Caso você opte e seu banco disponibilize este recurso, você pode ativar o WebService e API como "adicionais" em sua carteira bancária que já tenha sido ativada anteriormente via EDI.

💡 Dica

Para saber quais bancos a Fintera pode emitir boletos, acesse o artigo Através de quais bancos posso integrar e emitir boletos bancários na Fintera?

Conheça as diferenças e benefícios das três formas:


EDI WebService API
Ativação

Através de uma carta de autorização gerada pela equipe da Fintera e enviada (internamente por nossa VAN E-Sales) ao seu gerente bancário.

O tempo estimado é de 2 semanas para ativar sua carteira e permitir emissões de boletos pelo Faturamento, após a entrega da carta.

A ativação é feita imediatamente após a inclusão e validação da sua conta através do processo de EDI. A ativação é feita imediatamente após a inclusão e validação da sua conta através do processo de EDI.
Arquivo Remessa

A Fintera faz uma varredura no sistema a cada 10 minutos verificando pendências a serem enviadas ao banco.

Após a geração do arquivo de remessa pelo sistema, a mesma é enviada ao banco automaticamente.

Esse serviço realiza o registro do boleto no ambiente do banco, substituindo o arquivo remessa apenas nesse caso.

Quando há, por exemplo, uma alteração no boleto, o arquivo remessa será gerado e enviado através do EDI.

A conexão via API, em via de regra, envia todas as informações e operações sem a necessidade de geração de arquivo de remessa.
Arquivo Retorno

Na maior parte dos casos, o arquivo de retorno é trazido todo dia útil do banco para o módulo Financeiro.

Consultamos o banco de hora em hora para verificar a disponibilidade de arquivo retorno.

Algumas carteiras possuem um retorno mais dinâmico, gerado poucas horas após a confirmação da operação.

O Web Service não realiza o envio do arquivo retorno, sendo realizado do EDI. A conexão via API recebe todas as confirmações do banco sem a necessidade de geração de arquivo de retorno.
Tempo de Registro do Boleto

Enviamos a remessa ao banco em no máximo 10 minutos após a geração do boleto.

Porém, para o registro ser efetivado, o banco deve realizá-lo junto à CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos).

Estimamos um tempo máximo de 2 horas para o registro do boleto pelo banco após o envio da remessa.

Realizado instantaneamente após a geração do boleto ou, em alguns casos, em até 10 minutos. Realizado instantaneamente após a geração do boleto ou, em alguns casos, em até 10 minutos.

💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos