Atalhos e ações em contratos ativos
Para cada contrato criado no menu superior Contratos, é possível realizar diferentes ações e utilizar diversos atalhos para otimizar seus processos. Alguns exemplos:
- Editar ou encerrar um contrato;
- Ver contatos do cliente do contrato;
- Acessar os dados do cliente;
- Anexar documentos;
- Visualizar, editar ou excluir regras, ou faturamentos;
⚠️ Atenção!
As ações e atalhos estão disponíveis para utilização em um contrato por vez.
Caso deseje editar informações em massa, por favor acesse o artigo Edição em lote nos Contratos e Regras.
Para realizar cada uma dessas ações ou utilizar tais atalhos, acesso o menu superior Contratos e selecione um contrato, clicando sobre:
Caso deseje editar ou encerrar um contrato, selecione os botões correspondentes a sua necessidade na lateral superior direita da tela do contrato.
Para alterar informações do contrato, clique em Editar. Você será direcionado a tela inicial do cadastro de um contrato. Basta atualizar as informações desejadas, para finalizar, clicar em Atualizar:
Se deseja finalizar este contrato, clique no botão Encerrar e em seguida confirme a data e motivo do encerramento.
Após, clique no botão OK:
⚠️ Atenção!
Ao realizar o encerramento de seu contrato, os faturamentos com os status: Pagos, Inadimplentes e A Receber, serão mantidos em seu histórico.
Mas, suas Regras de Faturamento e faturamentos futuros com status de A Faturar serão excluídos não sendo possível a recuperação dos mesmos.
Em tela, no quadrante Informações Gerais, serão exibidos dois campos em formato de link na cor azul.
Conheça:
- O atalho de Ver contatos permite a visualização dos dados de contato do cliente do contrato. Para acessá-los, passe o cursor em cima do mesmo conforme a imagem:
- Caso seja necessário acessar mais informações deste cliente, basta clicar sobre o nome do mesmo.
Após, você será direcionado a tela do cadastro completo deste cliente, visualizando todas suas informações cadastradas:
Ainda, no quadrante Informações Gerais, é possível anexar um arquivo no contrato. Para isso, clique no botão Novo Anexo na lateral direita do quadrante para selecionar o arquivo que desejar.
Após, salve a adição de anexo clicando em Adicionar Anexos.
Este anexo será apresentado no contrato como um link, selecionando o mesmo será exibida uma nova aba em seu navegador com o documento anexado anteriormente:
Abaixo, temos o quadrante Regras de Faturamento onde você poderá realizar três ações:
- Ver Detalhes (ícone de lupa): ao clicar, você acessará o cadastro completo da regra:
- Editar (ícone de lápis): ao clicar você será direcionado a tela de cadastro da regra, já possibilitando a edição da mesma:
Excluir (ícone X): ao clicar você excluirá a regra correspondente. Antes da exclusão definitiva, será exibida uma caixa para confirmação do motivo da exclusão.
Caso deseje prosseguir, clique no botão Excluir confirmando a solicitação.
⚠️ Atenção!
Ao excluir uma Regra de Faturamento todos os faturamentos correspondentes aquela regra serão apagados do contrato, não havendo mais cobranças vinculadas ao seu cliente conforme mensagem apresentada:
Após, no quadrante Faturamentos, duas ações são possíveis em cada faturamento criado, sendo elas:
- Editar (ícone de lápis): ao clicar você será direcionado ao faturamento correspondente, podendo editar informações sobre o mesmo.
Excluir (ícone de X): ao clicar você excluirá a regra correspondente. Antes da exclusão definitiva, será exibida uma caixa para confirmação do motivo da exclusão.
Caso deseje prosseguir, clique no botão Excluir confirmando a solicitação.