Como otimizar as informações dos meus recebíveis ao serem criados no Financeiro?

Você sabia que com a integração entre os módulos da Fintera você visualiza e realiza um ciclo financeiro completo?

💡 Dica

Caso não conheça algum de nossos módulos, seja o Faturamento ou Financeiro,  entre em contato com nosso atendimento (suporte@fintera.com.br) e solicite uma demonstração gratuita. Será um prazer lhe apresentar nossos sistemas e suas funcionalidades!

A comunicação entre os módulos Faturamento e Financeiro é muito importante para que você acompanhe e gerencie seus recebimentos, e ao final concilie com seu extrato bancário.

💡Dica

Saiba como realizar a integração entre os módulos acessando nosso artigo: Como integrar os módulos Fintera.

E para que isso seja possível, no Faturamento existem diversos dados que são encaminhados ao Financeiro na criação de seus lançamentos no Recebível. Vamos conhecer algumas destas informações? 

Observe abaixo alguns dos campos de seu recebível e de onde eles originaram de seu faturamento: 


  • Valor nominal do recebível (Financeiro):

  • Valor bruto do faturamento (Faturamento):


  • Descrição e título do recebível (Financeiro):

  • Descrição/detalhamento de seu faturamento (Faturamento):


  • Data e complemento do título do recebível (Financeiro):

  • Vencimento de seu faturamento (Faturamento):


  • Mês de competência do recebível (Financeiro): 

  • Mês de competência do faturamento (Faturamento):


  • Data do documento do recebível (Financeiro): 

  • Data de previsão do faturamento (Faturamento):

⚠️ Atenção!

O campo Data do Documento apresenta três datas diferentes, estas sempre dependendo da situação do faturamento que está vinculada:

1 - Antes da demarcação de um faturamento como Faturado a data apresentada é a Previsão do Faturamento (exemplo acima);

2 - Após o faturamento a data exibida será a data em que o mesmo foi demarcado como Faturado;

3 - Ao solicitar a emissão da NFS-e a data apresentada no campo correspondente será a data da emissão da Nota Fiscal de Serviço.


Além dos campos exibidos acima, muitas outras informações serão apresentadas conforme o faturamento correspondente for faturado e recebido. Dentre eles existem alguns dados e campos essenciais para seu gerenciamento financeiro, veja:


  • Categoria: campo cujo objetivo é a classificação de suas receitas com o maior detalhamento possível, para compreender como e onde os seus recursos estão sendo aplicados. E, através de relatórios, você ganha uma visão bem mais precisa com base nessas informações - possibilitando utilizar seus recebíveis de maneira mais inteligente.

Saiba mais em: Cadastre suas Categorias e Subcategorias.


  • Centro de Receita: de uma maneira simples e prática, oferece uma separação interna da empresa ao agrupar e classificar receitas, fornecendo uma visão mais detalhada de áreas do seu negócio independente de seu porte ou complexidade. 

Conheça mais em: Como Cadastrar Centros de Custo & Receita.


  • Conta de Recebível: detalha qual a conta corrente será utilizada para conciliar o recebimento, em quais dias da semana é esperado esse valor em seu extrato e se estes são úteis ou corridos, levando em consideração o tipo de pagamento (boleto bancário e/ou transferência).

Saiba mais em: Cadastre uma Conta de Recebível.


Como e onde selecionar estas informações?

Em seu faturamento e/ou regra, em um contrato e no módulo Faturamento, no quadrante Financeiro você visualizará os campos correspondentes permitindo a seleção de seus dados: 

Mas atenção: é importante verificar se os classificadores que serão utilizados já estão cadastrados no módulo Financeiro antes de selecionar as opções desejadas, como por exemplo com sua Conta de Recebível!

Você sabia que pode instruir ao sistema Financeiro o banco no qual será conciliado seu Contas a Receber?

Ao cadastrar uma Conta de Recebível é importante que informe no campo Receber via qual a conta bancária (já cadastrada anteriormente no Financeiro) será utilizada para realizar sua conciliação bancária:

Esta seleção possui muitas vantagens: 

  • Facilidade ao conciliar, otimizando a localização do recebível pelos filtros bancários;
  • Exibição de relatórios mais completos e estruturados no Financeiro;
  • Identificação precisa dos bancos que serão e/ou foram utilizados para os recebimentos dos boletos/transferências de seus clientes;
  • Organização e melhor visibilidade se você possuir mais de uma forma de cobrança e carteira emissora de boletos ativa no Faturamento.

Pronto! Seus recebimentos estão organizados e completos com todos os dados necessários para um gerenciamento financeiro otimizado.

Agora, que tal conhecer outras funcionalidades e ações que o módulo Faturamento oferece aos seus usuários?

Verifique nosso artigo: Quais são as vantagens do Módulo Faturamento?


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos