Como cadastrar uma conta financeira?

O Financeiro permite que você cadastre quatro tipos de contas: Cartão de Crédito, Conta Corrente, Dinheiro e Investimento, possibilitando uma melhor visão e controle das finanças de sua empresa.

Para cadastrar uma destas contas, acesse o menu Contas e submenu Todas e, após, clique em Nova:

Em tela será exibida uma caixa para seleção dos tipos de contas ao qual você poderá cadastrar, apresentando quatro opções e dependendo de sua seleção outros campos serão exibidos.

Vamos conhecê-las!


Cartão de Crédito

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Conheça o seu novo aliado na organização financeira acessando o artigo de ajuda Novo Cartão de Crédito: organize, facilite e detalhe ainda mais seus gastos corporativos.

Transforme suas despesas em categorias claras!

É o cartão corporativo que sua empresa utiliza para pagamento de contas recorrentes ou movimentações financeiras como, por exemplo; recorrências de assinaturas de serviços etc.

Caso selecionada esta opção, serão solicitados os seguintes dados:

  • Nome da Conta: campo para inserir nome da conta de modo personalizável;
  • Bandeira: localize a bandeira de seu cartão de crédito entre os diversos na lista;
  • Conta padrão de pagamento: exibe a lista de contas Corrente, Dinheiro ou Investimento que será utilizada para pagar rotineiramente a fatura deste cartão. Ao informar, você terá a previsão no fluxo de caixa das Contas a Pagar com este cartão de crédito;
  • Dia de Vencimento: a data de vencimento da fatura é o dia limite para você quitá-la sem a ocorrência de juros por atraso. Ou seja, é quando você deve pagar o boleto da sua fatura e o limite será liberado para utilizar novamente;
  • Dia de Fechamento: a data de fechamento da fatura é quando o seu banco encerra os gastos que você teve no mês. Ou seja, a partir da data de fechamento, todos os seus gastos serão descontados na próxima fatura;
  • Observação: campo onde é possível informar características do cartão, de qualquer espécie;

Abaixo, existem três campos ao qual você poderá utilizar para que sua Fatura apresente os dados necessários em seus relatórios, sendo eles:

  • Categoria: é utilizado para agrupar os pagamentos em vários relatórios, como no Relatório Dinâmico (saiba mais em Relatório Dinâmico: DRE). 

Exemplo: a subcategoria "Mensalidade" fica dentro da categoria "Receitas" (saiba mais em Cadastrar as Categorias e Subcategorias);

  • Cliente / Fornecedor: você pode informar o nome do cliente ou fornecedor deste cartão de crédito;
  • Centro de Custo / Receita: são os setores/departamentos da empresa, caso existam. São utilizados para indicar quanto cada setor/departamento da empresa recebeu, e você pode informá-lo para melhor identificar os recebimentos em sua empresa.

Este campo pode ser utilizado para agrupar e filtrar resultados em diversos relatórios (saiba mais no artigo Cadastrar Centro de Custos e Receitas);

⚠️ Atenção!

Os campos Categoria, Cliente/Fornecedor e Centro de Custo/Receita são identificados em sua fatura, ou seja, o lançamento em seu Contas a Pagar ao qual exibirá a unificação dos valores de seu cartão e que será conciliado com sua Conta Corrente cadastrada no campo Conta padrão de pagamento.


Conta Corrente

É a conta bancária usada para as transações financeiras na sua empresa, na qual você também poderá importar diariamente o seu extrato bancário. Selecionada esta opção serão solicitados os seguintes dados:

  • Banco: localize o nome de seu banco entre os disponíveis na lista;
  • Agência: insira o número e dígito (caso houver) da agência do seu banco;
  • Conta: insira o número e dígito (caso houver) da conta do seu banco;
  • Nome da Conta: campo para inserir nome da conta de modo personalizável.

💡Dica: atualizamos frequentemente a lista de bancos autorizados pela FEBRABAN. Caso seu banco não esteja na listagem, por favor selecione a opção Outro - 999.


Conta Dinheiro

Controla valores disponíveis em espécie dentro da empresa como, por exemplo, o Caixinha, mantendo todos os valores registrados corretamente no sistema:


Conta Investimento

Objetiva controlar os demais investimentos que a empresa possui registrados no banco. Informada uma destas duas opções será solicitado apenas o Nome da Conta:

Finalizado o preenchimento dos dados da conta, e clique em Salvar.

Caso preferir, você também poderá realizar outras ações passando o cursor sobre o ícone de flecha, no botão Salvar, para exibir:

  • Salvar e Voltar: salva o registro atual em tela e retorna para a tela de Todas;
  • Salvar e criar outra: salva o registro atual em tela e limpa os dados preenchidos para preencher um novo lançamento.

Após clicar em Salvar, serão exibidas novas opções do lado direito da tela:

  • Excluir: após uma janela de confirmação o registro é excluído;
  • Nova Conta/Cartão: os campos em tela ficam vazios, possibilitando a criação de uma nova Conta Financeira;
  • Lançamentos da Conta/Cartão: serão exibidos as movimentações financeiras desta conta;
  • Arquivar Conta/Cartão: arquiva a conta financeira em tela, mas não a exclui, mantendo seu histórico. Para saber mais, acesse Arquivar e desarquivar uma conta financeira.
  • Voltar para as Contas: retorna ao painel de Todas.

Pronto! 


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

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