Como funciona o compartilhamento de dados entre empresas na Fintera?

Por padrão, quando cadastrada uma nova empresa ou conta pessoal, na Fintera ela "nasce" sem compartilhar dados.

Mas você sabia que é possível, ao contratar mais de uma empresa/conta pessoal (filiais, por exemplo) e gerenciá-las dentro de uma única Conta Fintera, compartilhar alguns de seus dados?


Algumas empresas possuem as mesmas informações cadastrais (como categorias, clientes, fornecedores) mesmo que em diferentes empresas/contas pessoais. Por isso, a Fintera oferece a opção de compartilhar estas informações cadastrais. Isso garante a unificação de classificações e cadastros e menos trabalho para você e sua equipe. 

⚠️ Importante

O compartilhamento mencionado neste artigo é realizado por módulos semelhantes, ou seja, essas informações só serão compartilhadas caso possua mais de um entidade/empresa com módulos iguais. 

Caso você possua apenas uma empresa com o módulo Financeiro e Faturamento ativos, o compartilhamento de dados entre os dois é realizado via integração.

Saiba mais sobre a integração entre Financeiro e Faturamento acessando nosso artigo Como integrar os módulos Fintera.


Quando ele é indicado? Quais são as vantagens?

Se suas empresas/contas pessoais operem com as mesmas classificações (como por exemplo, o mesmo ramo de atuação e categorias), o compartilhamento pode ser uma boa escolha.

Confira algumas das principais vantagens:

  • Consistência de cadastros: ao compartilhar cadastros, você garantem que as informações estejam consistentes em todas as empresas/contas pessoais - evitando erros de cadastros e duplicidades, por exemplo;
  • Eficiência operacional: ao compartilhar cadastros entre empresas/contas pessoais, você elimina a necessidade de retrabalho no seu time em cadastros e atualizações o que economiza muito tempo e custos operacionais!
  • Melhor colaboração: uma base de cadastros compartilhada facilita a colaboração, por exemplo, entre as equipes de matriz e filiais - permitindo um fluxo de informações mais rápido e eficaz;
  • Tomada de decisão informada: acesso fácil e rápido a dados atualizados permite uma tomada de decisão mais assertiva, obtendo uma visão mais completa e precisa do histórico de consumo de um cliente, por exemplo - entre outras informações de seu negócio;
  • Melhoria na experiência do cliente: com dados consistentes e atualizados, você pode fornecer um serviço mais personalizado aos seus clientes.

E quando ele não é indicado?

Principalmente se suas empresas/contas pessoais forem de áreas de atuação distintas. Neste caso, sugerimos que elas não compartilhem cadastros, sendo individuais empresa a empresa. Desta forma, você mantém em cada acesso apenas dados pertinentes àquela empresa/conta pessoal.

Alguns exemplos:

  • Clientes totalmente diferentes;
  • Categorias que constantemente são atualizadas;
  • Categorias que não fazem sentido caso compartilhadas (exemplo: sua conta pessoal e sua conta profissional):

Em que momento posso optar pelo compartilhamento? Posso mudar de ideia depois?

Caso você opte por compartilhar dados entre suas empresas, o mesmo é habilitado internamente no momento da criação de sua conta Fintera e/ou acréscimo de uma empresa/conta pessoal após sua confirmação: nosso time Fintera configurará se os módulos contratados compartilharão ou não os seus dados.

⚠️ Atenção!

Ao optar pelo compartilhamento de dados, este não pode ser desfeito em sua conta - pois trata-se de uma configuração estrutural da mesma!

Certifique-se da sua escolha pois ela não poderá ser alterada posteriormente, durante o uso de sua conta - não sendo possível separar seus cadastros depois de um tempo de uso, por exemplo.

Caso você necessite separar os cadastros de duas ou mais empresas que compartilham dados, será necessário a criação de uma nova entidade e a importação de dados.


Como identificar que cadastros estão compartilhados entre minhas empresa/conta pessoal e em que módulos?

📚 MÓDULO FINANCEIRO

Em vários menus do Financeiro, a confirmação de compartilhamento é identificada no canto superior da tela, acima do cabeçalho de ações do menu, através da frase: “Estes registros são compartilhados com todas as XX entidades e os XX usuários desta conta.”:

  • Categorias;
  • Clientes e Fornecedores;
  • Classificadores Personalizados.

Veja o exemplo abaixo:

  • Anexos: diferentemente dos outros menus, este não informa a quantidade de empresas que compartilham das informações: seu cabeçalho exibe todos os dados já unificados e contabilizados: 

- Total de arquivos: a quantidade de arquivos anexos de todas as empresas vinculadas;

- Espaço ocupado: quanto de seu espaço geral é utilizado no momento para armazenar os arquivos;

- Espaço disponível: a quantidade de espaço de armazenamento não utilizado e disponível para novos anexos;

- Espaço total: o limite de armazenamento de seu plano.

⚠️ Importante:

Você poderá visualizar todos os Centros de Custo e Receita cadastrados em suas empresas/contas pessoais de sua conta Fintera. Porém, o cadastro só pode ser realizado em uma entidade por vez.

Portanto, os Centros de Custo e Receita não são compartilhados e são vinculados a apenas uma empresa por cadastro:


Além dos menus mencionados acima, existem outras funcionalidades no Financeiro que apresentam opções de exibição de análises junto à suas outras empresas/contas pessoais, sendo necessário apenas selecionar a empresa desejada.

Essa ação é disponibilizada nos seguintes menus: 

  • Regras Automáticas: ao criar uma regra você pode informar ao sistema se deseja que essa seja aplicada em todas ou em uma empresa específica;
  • Visão Consolidada: nesta visão gerencial você pode informar se deseja incluir os dados de todas as suas empresas na análise de resultado:
  • Relatório Dinâmico: como no menu anterior, neste você pode selecionar as entidades cadastradas em sua conta para que seu relatório apresente todos os dados desejados em sua análise:
  • Linha do Tempo: você pode visualizar de formas diferentes os resultados de suas empresas cadastradas em sua conta ou conforme a sua seleção:

📚 MÓDULO FATURAMENTO

No módulo Faturamento você também pode compartilhar seus cadastros básicos entre diferentes empresas que possuam ativo este módulo. Os menus que podem apresentar dados compartilhados entre empresas de sua conta são Empresas, Pessoas e Serviços.

Enquanto que no Financeiro há a confirmação de compartilhamento na maior parte de seus menus (frase em tela), no Faturamento não são exibidas informações de quantas ou quais empresas compartilham seus dados. 

Por isso, recomendamos atenção ao realizar a exclusão de um ou mais cadastros desses menus, pois após confirmação de exclusão estes serão apagados em todas as empresas compartilhadas, não sendo possível sua recuperação.

💡Dica

Caso deseje contratar uma conta ou entidade com o compartilhamento de dados, conte com o atendimento Fintera

Saiba como solicitar um atendimento no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe atender! 😊

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