É possível prorrogar a data de vencimento ou alterar o valor de um boleto que venceu?
Precisa prorrogar o vencimento ou alterar o valor de um boleto já emitido através do Faturamento para atender a solicitação de algum cliente?
Muitas vezes poderá ser necessário alterar a data de vencimento ou valor desses boletos após a emissão. Diante disso, a Fintera disponibiliza essa função para os bancos que suportam a essas alterações. Confira abaixo quais ações o seu banco suporta:
⚠️ Fique atento! Para todos os casos, sugerimos a realização das alterações somente após a confirmação do registro do boleto.
Banco | Vencimento | Valor |
ABC | ✅ | ✅ |
AILOS | ✅ | ⛔ |
Banco Industrial do Brasil (BIB) | ✅ | ✅ |
Banco do Brasil | ✅ | ⛔ |
Banco do Nordeste | ✅ | ⛔ |
Banco de Brasília (BRB) | ✅ | ✅ |
Banestes | ✅ | ⛔ |
Banrisul | ✅ | ⛔ |
BNP Paribas | ✅ | ✅ |
Bradesco | ✅ | ⛔ |
Caixa Econômica Federal | ✅ | ⛔ |
Caruana | ✅ | ⛔ |
Citi (Citibank) | ✅ | ⛔ |
Credisis | ⛔ | ⛔ |
CRESOL | ✅ | ✅ |
Daycoval | ✅ | ⛔ |
Inter | ⛔ | ⛔ |
Itaú | ✅ | ⛔ |
Mercantil do Brasil | ✅ | ⛔ |
Safra | ✅ | ✅ |
Santander | ✅ | ⛔ |
Sicoob | ✅ | ⛔ |
Sicredi | ✅ | ⛔ |
Sofisa | ✅ | ✅ |
Se se banco realizar uma destas ações, você pode alterar a data de vencimento e/ou vencimento sem precisar emitir um novo boleto, gerando economia - pois não gera-se custo do registro de um novo boleto.
Apenas esta informação é comunicada ao banco (ou seja, só se altera o boleto anteriormente que já estava registrado).
Para realizar esse processo, basta alterar a data de vencimento do faturamento ou o seu valor e clicar em Gerar Boleto:
A alteração será registrada no banco, enviada pela remessa automática ao final do dia e recebida confirmação automática no dia seguinte (no caso da utilização dos Boletos Fintera).
❔E se o meu banco não aceitar a alteração de vencimento ou valor?
Para bancos que não realizem esta alteração, cancelaremos automaticamente o seu boleto e reemitiremos um novo. O seu faturamento sempre terá um único boleto, sem precisar clicar em Cancelar Boleto. Esta ação consiste em:
- Alterar o valor ou a data de vencimento do faturamento;
- Gerar um novo boleto novamente, clicando em Gerar Boleto;
O botão Cancelar Boleto, portanto, serve mais para os casos onde você realmente desejar cancelar o boleto. A Fintera entende que você, ao alterar a forma de pagamento ou o valor, deve extinguir o boleto emitido anteriormente.
Esta ação poderá gerar custos de registro por um novo boleto. Para consultar a existência de taxas de alteração do boleto, entre em contato com seu gerente bancário.
Você também conta com o Histórico, onde consegue acompanhar todas as alterações do boleto, como Registro e Cancelamento. Veja:
💡 Dica
Caso você tenha um faturamento com a forma de pagamento Boleto e altere para Transferência, automaticamente cancelaremos o boleto para você, sem precisar clicar em Cancelar Boleto!
💡 Dica
Sempre que precisar, conte com o atendimento Fintera!
Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊