Status possíveis em seu faturamento
Procurando facilitar e melhorar a visibilidade de suas informações, o Faturamento oferece uma funcionalidade simples e objetiva para lhe auxiliar na identificação da situação de seus faturamentos: os status indicativos.
Os status possíveis e disponíveis no Faturamento são os seguintes:
A faturar: situação exibida quando um faturamento ainda não passou pelo processo do faturamento, ou seja, não foi emitida a NFSe, realizada a cobrança - emissão de boleto ou envio de dados bancários para transferência, notificado o cliente e marcado como faturado.
Exemplo:
A receber: ao faturar um determinado faturamento, esta é a situação que confirmará que o faturamento está aguardando sua confirmação de pagamento.
Exemplo:
- Recebido: esta situação é exibida quando for confirmado o pagamento de um faturamento. Exemplo:
Cancelado: situação exibida quando um faturamento for cancelado.
Exemplo:
Inadimplente: situação é exibida quando um faturamento, aguardando seu recebimento, ultrapassou a data de vencimento cadastrada no mesmo.
Exemplo:
⚠️ Atenção!
Além dos status mencionados acima, em algumas situações o Faturamento poderá exibir a situação de Recebida Incorreto, como caso o boleto que o seu cliente realizou o devido pagamento seja um boleto antecessor ao que o cliente deveria pagar.
Por exemplo: Você precisou cancelar o primeiro boleto emitido no faturamento - emitindo um novo boleto, porém seu cliente já havia realizado o pagamento do boleto anterior. Ao identificar este tipo de pagamento, o Faturamento informará confirmará o pagamento, mas apresentará o status de Recebida Incorreto.
Estes status - situação do faturamento, são visíveis no Painel de Faturamentos, no Contrato e no próprio faturamento. Observe exemplos das visualizações destes status em cada uma das opções mencionadas:
- Painel de Faturamentos: ao acessar o menu superior Painel e selecionar a opção Faturamentos, clique sobre a aba Faturado(s) ou Cancelado(s). Em tela, na listagem dos faturamentos você identificará a coluna Status, nesta você visualizará a situação de cada faturamento:
⚠️ Atenção!
As apresentações destes status no Painel de Faturamentos só serão visíveis nas abas Faturado(s) e Cancelado(s):
- Contratos: ao acessar o menu superior Contratos e selecionar um contrato ativo, verifique o quadrante Faturamentos. Será exibida uma lista com os faturamentos deste contrato e informações sobre os mesmos, como a coluna de Status. Nesta coluna você visualizará a situação de cada faturamento correspondente:
- Faturamento: acessando um faturamento você visualizará o status do mesmo no quadrante Vencimentos e coluna Situação: