Como faturar manualmente?
No Faturamento, pensamos em vários recursos para otimizar seus processos diários, como a possibilidade de execução de algumas mesmas ações em diferentes locais do sistema.
Uma das mais importantes é a alteração manual do status de um faturamento, de A faturar para Faturado.
Existem duas formas de se realizar tal ação: no Painel de Faturamentos ou no menu Contratos.
Conheça:
Através do Painel de Faturamentos: neste menu superior é possível alterar manualmente o(s) status do faturamento de A faturar para o status Faturado - transferindo este(s) faturamento(s) para a aba de Faturados.
Para realizar essa ação, acesse o Painel de Faturamentos, clique na aba A faturar e selecione as caixas de seleção do(s) faturamento(s) que deseja faturar.
Após, clique no botão na cor azul Marcar como Faturado. Em seguida, uma caixa informativa aparecerá em tela para que confirme a ação selecionada.
Clique em OK para efetuar o faturamento:
💡 Dica
Antes de marcar com o status de Faturado o faturamento selecionado, garanta se realizou outros processos antes, como a emissão de nota fiscal, a emissão de boleto e o envio de notificação ao cliente com os dados do faturamento.
Através do menu Contratos: neste menu superior é possível alterar manualmente o(s) status do faturamento de A faturar para o status Faturado.
Para realizar essa ação, acesse o menu superior Contratos e clique no contrato referente ao faturamento que deseja faturar.
Após, na tela do contrato e no quadrante Faturamento, busque e clique sobre o faturamento desejado:
No faturamento correspondente, localize o botão na lateral direita superior da tela denominado Ações do faturamento, que exibirá as ações possíveis de se realizar neste faturamento. Clique sobre a ação de Marcar como Faturado.
Após, uma caixa de confirmação da ação será exibida em tela. Clique em OK, confirmando que este faturamento tenha o seu status alterado para Faturado:
💡 Dica
Ambos os menus (Painel de Faturamentos e Contratos) possibilitam as mesmas ações apresentadas.
Porém, é importante confirmar se o faturamento é realizado manualmente ou automaticamente, pois caso seja automático, não há necessidade de realizar tal processo.
Lembre-se de confirmar se foram realizados os processos anteriores (emissão de NFS-e, boleto/cobrança e notificação) antes de atribuir o status de Faturado a um faturamento.