Relatório de Taxa de Rotatividade
O Relatório de Taxa de Rotatividade utiliza uma métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes.
Para calculá-lo é preciso dividir a quantidade de clientes perdidos até o final do período pelo total de clientes que iniciaram.
A taxa é geralmente calculada utilizando um determinado período (anual, semestral ou mensal).
Por exemplo: se um de cada dez clientes cancelam seu produto todo mês, isso representa que a taxa de rotatividade para seu negócio será de 10%.
Você também pode calcular a taxa de rotatividade pelo percentual de contas que estão cancelando em comparação com a base de cliente ativos, dividindo o total de clientes cancelados pelo número total de clientes ativos do último mês.
No Faturamento disponibilizamos um relatório que lhe mostrará tais dados automaticamente. Para emitir e visualizar este relatório, acesse o menu superior Relatórios e depois selecione o submenu Taxa de Rotatividade:
Em tela será exibido um campo denominado Período (Mês/Ano), no qual você deve informar um período que deseja comparar e verificar sua taxa de rotatividade.
Após informar o mesmo, clique em Gerar Relatório:
Uma nova aba será exibida em seu navegador apresentando o relatório, contendo o período informando anteriormente, data e hora da emissão do relatório e opções de Imprimir e Exportar para Excel.
Este relatório exibirá seus resultados separando-os em colunas:
- Mês/Ano: o mês e ano que se referem os dados da linha;
- Clientes Ativos no Início do Mês: o número de clientes que se encontram ativos (antigos e novos) no mês;
- Clientes Perdidos: você poderá clicar no valor apresentado e visualizar os clientes que tiveram seus contratos encerrados:
- Churn Rate: nesta coluna você verificará a taxa do cálculo da taxa de rotatividade ("Clientes perdidos" dividido por "Clientes ativos no início do mês"):