Como conciliar os recebíveis de vendas externas?
O módulo de Recebíveis organiza e estrutura todos os valores a receber e recebidos de suas vendas efetuadas pelo PDV.
💡Dica
Conheça mais detalhes sobre nosso módulo de Recebíveis, acessando nosso artigo: Conhecendo o módulo Recebíveis
E nestas mesmas vendas lidamos com várias formas de pagamentos, como: cartão de crédito, débito, PIX, Ticket etc - que podem ser realizadas com múltiplas maquininhas e operadoras.
Como o módulo Recebíveis da Fintera automaticamente verifica e valida o valor da venda, a data da venda, a taxa aplicada pela operadora, e se o pagamento será realizado na data e o valor correto, precisamos habilitar internamente uma conexão com a(s) operadora(s) utilizada(s).
💡Dica
Caso não tenha realizado este processo com sua operadora entre em contato com nosso time de atendimento via suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊
E como o sistema concilia os valores das vendas com a operadora homologada?
Nesta situação, onde a operadora está homologada, quando uma venda é realizada e registrada no PDV ela será apresentada como um recebível no módulo de Recebíveis.
Em seguida o sistema confirmará com a operadora sua venda, valor e taxa aplicada, e criará automaticamente um lançamento no Contas a Receber com o valor a receber/valor líquido já conciliado e no Contas a Pagar um lançamento referente a taxa descontada.
Assim, este processo de conciliação automática garante que os valores das vendas estejam corretamente registrados e reconciliados entre o PDV e a operadora homologada- proporcionando um maior controle e transparência nos recebimentos da sua empresa.
💡Dica
Para mais informações de como gerenciar seus recebíveis e valores repassados por sua operadora homologada, acesse nosso artigo: Quando e como os módulos Recebíveis e Financeiro se comunicam?
Mas existem casos em que, por algum motivo, ocorre um problema na operadora ou na maquininha e a venda é realizada em uma operadora não homologada (cadastrada internamente) - o que chamamos de vendas externas.
Quando isso ocorre, o sistema não consegue identificar ou confirmar os dados da venda ou suas taxas. E, por isso, o valor a receber permanece o mesmo do valor da venda.
Como o valor repassado pela operadora será divergente do valor da venda devido às taxas aplicadas por ela, o sistema se comportará de maneira diferente do processo normal de conciliação (confirmação de recebimento mencionada anteriormente).
Vamos verificar?
Como é o processo e conciliação dos recebíveis em caso de vendas externas?
Por não possuirmos a integração com a operadora nas vendas externas, ao realizar uma venda tipo crédito ou débito e registrá-la no PDV, o recebível será criado já liquidado e não será confirmado seu valor ou taxa. E devido a não confirmação destes, não serão criado automaticamente os lançamentos no Contas a Receber e no Contas a Pagar.
Para conciliar uma venda externa, basta acessar o menu Contas > Contas Correntes > Conta em que o valor foi repassado pela operadora:
Na tela da conta correspondente, selecione o movimento em seu extrato que exibe seu recebimento. Após, ao lado direito da tela clique sobre a ação Criar Contas a receber e, em seguida, no botão Ok:
Realizado este processo, você criará um lançamento em seu Contas a Receber e já o conciliará com seu movimento. Dessa forma, será possível manter seu controle financeiro de forma mais eficiente e preciso, garantindo que todos os recebíveis sejam devidamente registrados e conciliados.
Lembrando que é importante realizar esse procedimento regularmente para evitar possíveis erros ou inconsistências em seus registros financeiros.
💡 Dica
Sempre que precisar, conte com o atendimento Fintera! Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br.
Será um prazer lhe ajudar! 😊