Conta Normal, Recorrente ou Parcelada no Contas a Pagar e Receber

No Financeiro é possível automatizar o tipo de Contas a Pagar ou de Contas a Receber caso sejam recorrentes ou parceladas para que, ao serem criadas ou editadas, o Financeiro crie automaticamente os lançamentos seguintes conforme a periodicidade informada.

As contas Recorrentes ou Parceladas são lançamentos que possuem início, mas não finalizam no mesmo lançamento (como ocorre no lançamento do tipo Normal).

Elas podem possuir um fim pré-determinado (Parcelas) ou não (Recorrência).

Exemplos: compras por cartão de crédito, divisão de pagamentos, projetos, contrato com vigência ou não, salário, aluguel, condomínio, contas de luz, gás, telefone, etc. 

Para cadastrar um lançamento Normal, Recorrente ou Parcelado acesse o menu Movimentações e clique sobre uma das opções: Contas a Pagar ou Contas a Receber. Após, clique em Nova:

Em tela, você visualizará o primeiro campo de seleção para informar se o lançamento será Normal, Parcelado ou Recorrente (referindo-se a sazonalidade de vencimento). Conheça mais a seguir:

  • Conta Normal: vencem apenas uma vez. Como exemplo, a compra de um equipamento à vista. 
  • Conta Recorrente: são lançamentos que vencem uma vez por período e indefinidamente, ou seja, iniciam, mas não possuem uma data de fim para término.

    Estes lançamentos podem ser semanais, quinzenais, mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais ou anuais, exemplo: aluguel, contrato sem vigência, conta de luz, condomínio, etc.

    Ao selecionar esta opção, será exibido um novo campo de seleção chamado Período, onde você poderá selecionar a sazonalidade do seu Contas a Pagar/Receber. 

    Após salvar seu registro e retornar à tela inicial do Contas a Pagar/Receber, para todos os meses seguintes, esta Contas a Pagar/Receber terá um lançamento correspondente à sazonalidade selecionada:

⚠️ Atenção! 

Ao selecionar a opção recorrente e salvar o lançamento correspondente, serão criados até 60 lançamentos futuros conforme as informações de recorrência (mensal, semestral, anual, etc).

  • Conta Parcelada: tem um número fixo de vencimentos pré-estipulados. Estes lançamentos podem ser semanais, quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, exemplo: compra de uma máquina parcelada em 10x, projeto de um ano, etc.

    Ao selecionar esta opção, será exibido um novo campo de seleção chamado Período, onde você poderá selecionar a sazonalidade das parcelas do seu Contas a Pagar/Receber.

⚠️ Atenção! 

Ao selecionar a opção parcelada, você poderá informar a quantidade que for necessária de parcelas de seu lançamento, sem limitações.

Porém, é importante ressaltar que somente serão exibidos no Financeiro os primeiros 60 lançamentos (respeitando a mesma lógica da opção recorrente). A cada novo mês futuro de parcela, a próxima parcela futura será automaticamente exibida no Financeiro, até a última parcela.

Exemplo: Você cadastrou uma Conta a Pagar em 120 meses (10 anos). No Financeiro, serão exibidos apenas os 60 primeiros lançamentos (ou seja, 5 anos). Ao quitar a primeira parcela, no próximo mês automaticamente o Financeiro exibirá o lançamento 61 - e assim sucessivamente, até o lançamento 120.

  • Após salvar seu registro e retornar à tela inicial do Contas a Pagar/Receber, para todos os meses seguintes, conforme as parcelas informadas no campo Parcelas, terá um lançamento correspondente à sazonalidade selecionada:

Após a seleção do tipo de lançamento, prossiga normalmente com o preenchimento dos demais campos no Contas a Pagar/Receber. Saiba mais em Criar um lançamento no Conta a Pagar e Receber.

💡  Dica

Para excluir um lançamento recorrente, acesse Excluir um lançamento recorrente.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos