Cadastro, edição e exclusão de Entidades

O Financeiro pode ser multiempresas (dependendo do plano contratado) e para visualizar, cadastrar, editar e/ou excluir estas entidades, o usuário com permissão de acesso ao módulo Financeiro precisa ter permissões específicas para realizar ações nesta funcionalidade.

💡 Dica

Para conhecer mais sobre a nova área Gerenciar Conta Fintera e seus direitos de acesso personalizáveis, acesso o artigo Primeiros Passos.

Para acessar este menu, basta clicar no menu Configurações (ícone de engrenagem na parte superior do Financeiro) e, após, selecionar a opção Entidades:

Cadastrar Entidade: para cadastrar uma nova entidade, você deve clicar na ação Nova Entidade para exibir uma tela de cadastro junto a vários campos para preenchimento. Lembre-se que os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório. 

Conheça todos os campos:

  • Nome: informe a descrição da entidade, como preferir;
  • CPF / CNPJ: digite o CNPJ (Pessoa Jurídica) ou o CPF (Pessoa Física). Neste campo é necessário informar um CPF ou CNPJ diferente aos demais previamente cadastrados;

⚠️  Atenção!

Só serão aceitos CPFs e CNPJ válidos (sem erros numéricos como número de caracteres ou posicionamento incorreto de algum número ou dígito verificador).

  • Principal: a entidade principal será automaticamente selecionada no menu de Entidades. Só pode existir uma entidade principal;
  • CEP: digite o CEP válido no qual a entidade está cadastrada. Ao informá-lo, os campos Endereço, Bairro, Cidade e Estado serão preenchidos automaticamente. Você deverá informar apenas o campo obrigatório Número;

Ao finalizar o preenchimento dos campos, clique em Salvar Entidade:

  • Editar Entidade: para editar uma entidade já cadastrada, localize-a e clique sobre a mesma para selecioná-la. Na tela de detalhamento da entidade, será exibida uma aba chamada Editar junto as informações da entidade correspondente.

    Nesta aba você pode editar dados referente à entidade selecionada e, após finalizar as alterações, basta clicar em Salvar Entidade:

  • Excluir Entidade: para excluir uma entidade, clique sobre a mesma, selecionando-a. Em nova tela serão exibidas duas abas: clique sobre a aba Excluir.

    Em seguida, selecione a caixa de confirmação Tenho certeza que desejo excluir a entidade para que o botão Excluir Entidade seja exibido: ao clicar neste botão, você confirmará a exclusão de todos os dados referentes àquela entidade.

⚠️  Atenção!

Caso você possua apenas uma entidade cadastrada no módulo Financeiro, por questões de segurança não será possível realizar a sua exclusão.

⚠️  Atenção!

Ao excluir uma entidade, você irá deletar permanentemente todas as informações vinculadas a ela, como lançamentos do  Contas a Pagar e o Contas a Receber, movimentações bancárias, cadastros, etc.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos