Montar um DRE utilizando o Relatório Dinâmico

No Financeiro é possível montar relatórios dinâmicos conforme a necessidade do usuário. Um dos relatórios mais requisitados é o DRE (Demonstrativo de Resultados).

Neste artigo mostraremos como montar um DRE, mas antes de lhe mostrarmos o processo de criação do DRE é necessário conhecer algumas informações:

  • Quando os lançamentos do Contas a Pagar/Receber estiverem conciliados, o Relatório Dinâmico verificará as categorias e informações do Movimento Bancário referente ao lançamento; 
  • No Relatório Dinâmico são exibidos os lançamentos com os status: Vencidas, A Vencer, Pagas, A Receber e Recebidas. E, no movimento bancário, são considerados todos os lançamentos, conciliados e não conciliados;
  • É necessário se atentar a fórmula utilizada para os cálculos na linha tipo Calculador: a fórmula é matemática e, portanto, se o valor total da linha Despesas for negativo, a subtração de um valor negativo ficará como uma soma;
  • Não são aceitas fórmulas com divisão por 0, caso contrário, o relatório não exibirá o resultado correto;
  • Relatório Dinâmico não considera os lançamentos detalhados das faturas do cartão de crédito, somente as faturas geradas no contas a pagar e receber.

Compreendendo tais informações, para montar seu DRE acesse o menu Análises e, após, selecione o submenu Relatórios Dinâmicos:

Em tela, clique em Cadastre ou edite seus modelos para ser direcionado a tela de cadastro e edição de modelos de relatórios dinâmicos:

Para criar um novo modelo, clique em Novo Relatório Dinâmico e informe o nome que deseja utilizar para descrever o relatório e, em seguida, clique em Salvar Relatório Dinâmico:

Após, clique em Editar Agrupadores para ser direcionado as configurações de seu relatório, formado por 3 tipos de linhas:  

  • Agrupador: corresponde à soma das linhas do tipo Regra, sendo possível acrescentar quantas linhas forem necessárias.

    Em um DRE são utilizadas estruturas que contabilizam seus dados e, nesta, temos tópicos que exibirão os dados acumulados como, por exemplo: Receita Bruta, Deduções e Abatimentos, Receita Líquida, Despesas com Vendas, etc.

    Sendo assim, nesta linha de, por exemplo, Despesa com Vendas, serão calculados os lançamentos (conforme as regras posteriormente configuradas nas linhas de Regras) configurados como suas Despesas com Vendas, ou seja, lançamentos que apresentem salários, comissões de vendas, despesas com viagens, fretes, etc.

  • Regra: neste tipo de linha que você poderá informar seus critérios de busca e identificação dos lançamentos que deseja em sua linha correspondente. E posteriormente serão somados em seus Agrupadores.

    Utilizando o exemplo acima, em um Agrupador de Despesas com Vendas, você precisará filtrar seu relatório para identificar e informar apenas lançamentos que exibam valores referentes as suas despesas com vendas, sendo possível separar em várias linhas tais separações (se necessário).

    Para criar uma Regra que identifique os lançamentos contidos em uma Despesa de Vendas e que identifique as apenas Despesas com Viagens você deverá, por exemplo, informar nos campos desta linha (Regra): as Categorias utilizadas em seus lançamentos que informe tal despesa, o centro de custo, ou mesmo, a descrição (caso sejam todas lançadas desta forma);


  • Calculador: realiza o cálculo dos Agrupadores, sendo possível definir o cálculo que deseja que seja realizado. Este trabalha com as 4 operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e você poderá informar quantos agrupadores sejam necessários.

    Em um DRE existem tópicos formados por valores calculados de outros tópicos e, neste caso, você poderá utilizar este tipo de linha para calcular o resultado final.

    Por exemplo: no tópico Receita Bruta (um tipo de receita), será necessário descontar (subtrair) os tópicos de Impostos, Devoluções ou Serviços Cancelados, etc. E será nesta linha que você informará tal cálculo, classificando por agrupador.

Na confecção de um DRE, normalmente em sua primeira linha são exibidas as Receitas, e neste caso é necessário cadastrar o tipo de linha Agrupador.

Para cadastrar um Agrupador clique em Nova linha, no canto superior direito da tela:

Insira uma descrição que identifique esta linha, selecione o tipo de linha Agrupador e clique em Salvar Linha:

Para criar linhas que identifiquem e filtre os lançamento de seus Agrupadores criados, cadastre o tipo de linha Regra.

O tipo de linha Regra é baseado em critérios de busca e podem ser um ou mais critérios como, por exemplo: Categorias, Centros de Custo/Receita, Clientes/Fornecedores e/ou Descrição.

Esta linha é importante para especificar quais lançamentos que serão incluídos na exibição de seu relatório. Para tal linha, clique em Nova linha:

Em seguida, selecione e preencha os seguintes campos:

  • Tipo de linha: neste campo você informará qual linha esta será referente e o que realizará. Este exibe as seguintes opções: Agrupador, Regra ou Calculador (mencionadas anteriormente no início deste artigo);
  • Nome: é neste campo que você informará um nome para identificar a linha que está sendo criada como, por exemplo, Receitas de Vendas para identificar suas receitas de vendas realizadas;
  • Agrupador: caso você tenha anteriormente selecionado o tipo de linha como Regra, é necessário informar a qual Agrupador esta linha refere-se, ou seja, onde será somado e considerados os valores deste filtro;
  • Tipo: neste campo você deverá selecionar entre Despesa ou Receitas, informando como serão contabilizados os valores desta linha; Exemplo: caso sejam as Receitas de Vendas, selecione o tipo Receita, informando que é um valor que está sendo adicionado em sua conta. 
  • Critério de busca: nestes campos você poderá informar classificadores aos quais seus lançamentos deverão possuir ao emitir e contabilizar seu relatório. Será possível informar Categorias, Centros de Receita/Custo, Clientes/Fornecedores e/ou Descrição; Exemplo: caso esteja buscando lançamentos relacionados a sua Receita de Vendas (exemplo utilizado campo acima), você poderá informar as categorias utilizadas para identificar estes recebimentos, ou mesmo, as descrições que os lançamentos são cadastrados e apresentam em comum em seu Contas a Receber.

⚠️ Atenção!

Serão considerados para exibição apenas os lançamentos de seus  Contas a Receber/Pagar e Movimento Bancário que possuam todos os classificadores da linha. Portanto, caso um registro não tenha um dos parâmetros, ele não será considerado no relatório. Lembrando que caso os lançamentos estejam conciliados serão consideradas as informações (categorias, centro de custo/receita, etc) de seu Movimento Bancário.

Ao finalizar o preenchimento, clique em Salvar Linha:

Após salvar a linha, você poderá realizar três ações em cada linha:

  • Ícone de olho: esta ação possibilita que visualize os lançamentos afetados pela regra, ou seja, ele exibirá os lançamentos que se enquadram nos filtros utilizados como, por exemplo, as categorias, o tipo (despesa ou receita), centro de custo/receita, etc;
  • Ícone de lápis: selecionando esta ação você será direcionado a tela de cadastro da linha correspondente, sendo possível realizar alterações e edições na mesma;
  • Ícone de lixeira: ao clicar nesta ação você solicitará a exclusão da linha, sendo exibida uma caixa de confirmação na área superior da tela. Para confirmar a exclusão da mesma clique no botão Ok:

Ao criar todas as linhas de Regras referente as suas Receitas, você poderá criar um Agrupador, seguindo a estrutura do DRE referente as suas Despesas.

Para isso, clique em Nova Linha e selecione o Tipo de Linha Agrupador. Após, informe o nome da mesma e clique em Salvar Linha:

Para adicionar a regra referente as Despesas, clique em Nova linha e realize o mesmo processo mencionado na criação de linhas de Regras.

Mas, como esta linha será referente a sua despesa, você deve selecionar o Tipo Despesa.

Após, informe os critérios de busca (Categorias, Centros de Receita, Clientes e descrição) e clique no botão Salvar Linha:

Com todos os Agrupadores e linhas de Regras criados, deve-se criar uma linha do Tipo Calculador: este tipo de linha realiza o cálculo dos agrupadores como, por exemplo: Receitas + Despesas. Para cadastrar essa linha, clique em Nova linha, informe um Nome (por exemplo: Total, Resultado ou EBITDA e selecione o tipo de linha Calculador:

Lembrando que o cálculo considerará as regras matemáticas, ou seja, caso um valor seja negativo e o mesmo está sendo subtraído, o valor será consequentemente somado com o outro. Informado o cálculo desejado, clique em Salvar Linha:

✅ Finalizado o cadastro de seu DRE!

Para realizar a emissão do relatório configurado, clique no botão  Gerar Relatório e você será direcionado a ação de emissão do Relatório Dinâmico

Saiba mais sobre o processo de emissão em nosso artigo Relatório Dinâmico: DRE.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos