Conciliar uma Conta a Pagar/Receber com mais de um lançamento bancário

Para realizar uma conciliação entre  mais de uma Conta a Pagar ou Conta a Receber com apenas uma transação bancária, você necessariamente precisará dividir esse lançamento bancário em vários outros lançamentos para poder conciliá-los com o Contas a Receber ou o Contas a Pagar.

💡  Dica

Saiba mais sobre divisões de lançamentos bancários acessando o artigo Dividir um Lançamento Bancário.

Basta acessar o módulo Financeiro e, no menu Contas, selecionar a opção Movimento Bancário:

Clique sobre qualquer um dos lançamentos divididos no Movimento Bancário (estarão indicados por ícones de tesoura na primeira coluna da tela):

Ao lado direito da sua tela, clique na opção  Conciliação:

O Financeiro lhe direcionará automaticamente para a tela de Conciliação, exibindo:

  • Ao lado esquerdo da tela (Contas a Pagar/Receber) o Financeiro exibirá os lançamentos no Contas a Receber ou no Contas a Pagar baseados na mesma data do lançamento em questão, ainda sem seleção;
  • Já ao direito da tela (Lançamentos do Movimento Bancário) será listado o lançamento bancário em questão, já selecionado (linha ao redor da informação estará na cor azul):

Basta, do lado esquerdo da tela ( Contas a Pagar/Receber) selecionar a conta correspondente ao seu lançamento. Após selecioná-la ela também ficará com a linha ao redor da informação na cor azul:

Com as seleções realizadas, o botão Conciliar ficará disponível. Clique para finalizar a conciliação:

O lançamento será conciliado com sucesso. Você pode visualizar que a conciliação foi efetivada de algumas formas:

  • Acessando a tela de Movimento Bancário, onde o seu registro estará na cor verde:

  • Na mesma tela de Movimento Bancário, clicando no ícone de Informações ao final da linha. Será exibida uma janela com um maior detalhamento do registro:- Clique em Ver Lançamento para abrir o detalhamento do próprio lançamento:- Você pode clicar na linha 'Conciliado?' Sim, Ver Conta a Receber para ser redirecionado ao lançamento do Contas a Receber correspondente a este lançamento. Observe que o status do lançamento estará como Conciliada, na parte superior da tela:

Pronto!


💡 Dica

Para saber mais sobre desfazer uma conciliação bancária, acesse nosso artigo Desfazer uma conciliação bancária.