Importar manualmente o extrato bancário .OFX para o Financeiro

Quando falamos de integração bancária manual nos referimos a uma maneira prática de trazer as informações do seu extrato bancário para o Financeiro. Isso é feito através da importação do extrato no formato OFX (Open Financial Exchange).

Em termos simples: é como conectar os pontos entre o seu banco e a Fintera para facilitar a conciliação bancária e garantir que os saldos estejam em sintonia.

O OFX, que é um formato de documento, carrega detalhes como valor, data, título e mais, referentes às suas transações financeiras durante um período específico.

Por exemplo, se você gerar um OFX de 01/12/2023 a 15/12/2023, todas as informações das suas transações financeiras desse período indicado estarão presentes no arquivo. Essa abordagem torna o processo mais amigável e assegura que o que você vê no seu banco seja exatamente o que está refletido no Financeiro.

👀 Dá pra automatizar este processo? Sim!

A Fintera ouviu você, cliente, e suas necessidades diárias e oferece a importação automática do extrato do seu banco. Você configura apenas uma vez e recebe o extrato de forma automática, todos os dias pela manhã!

Saiba mais acessando o artigo Como ativar o Extrato Automático na Fintera?

Realize essa importação de seu extrato acessando o menu Contas, clicando sobre o submenu Todas e selecionando a conta correspondente ao extrato:

💡 Dica

Para saber mais sobre cadastro de contas, acesse Como cadastrar uma Conta Financeira?.

⚠️ Atenção!

A importação de extrato só pode ocorrer em contas financeiras tipo Corrente, Dinheiro e Investimento. A conta tipo Cartão de Crédito ainda não apresenta tal funcionalidade, sendo possível apenas importação de planilhas.

Na tela da conta selecionada, clique na opção Extratos:

💡 Dica

Antes de realizar este processo, realize previamente o download do arquivo do seu extrato através do Internet Banking do seu banco em formato OFX, OFC ou QIF.

Na nova tela, clique em Escolher Arquivo e selecione o arquivo salvo em seu computador. Após, clique em Importar Extrato. Em alguns instantes o seu extrato será carregado e você visualizará a confirmação da importação ao lado direito da tela, no quadrante Histórico de Importações.

Assim que a importação do extrato constar com o status FINALIZADO na cor verde e, clique em Atualizar Movimento Bancário para que seu saldo seja atualizado. 

💡  Dica

Ao importar o extrato pela primeira vez, você precisará realizar um ajuste do seu saldo atual. Desta forma, não haverá divergência de valores entre seu banco e o Financeiro. Saiba mais em Ajustar o saldo da conta.

No Financeiro existem alguns status de importação de extrato bancária, sendo eles:

  • EM EXECUÇÃO: em processamento dos dados de seu extrato bancário;
  • FINALIZADO: seu extrato bancário foi totalmente importado com sucesso para o Financeiro;
  • DESFEITO: a importação de seu extrato bancário foi totalmente desfeito do Financeiro
  • ERRO, ENTRE EM CONTATO COM O SUPORTE TÉCNICO: seu extrato bancário apresentou algum tipo de inconsistência e não pôde ser importado.

    Clique em Mais Informações para obter detalhamento dos dados inválidos (como a linha e a coluna do arquivo onde o erro se localiza). Realize as correções necessárias e refaça a importação do arquivo.

Você também pode excluir os dados importados clicando em Desfazer.

Pronto! A importação do seu extrato bancário foi efetuada.

💡  Dica

Após importar seu extrato bancário, toda suspeita de duplicidade precisa ser resolvida para que não ocorra problemas no saldo da sua conta.

Conte com a Fintera para identificá-los de maneira rápida e segura e garantir que seu saldo bancário esteja sempre correto e em dia. Leia mais em Resolver duplicidades no extrato bancário.


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos