Como agendar pagamentos na Fintera?

Tornamos sua rotina financeira ainda mais simples, centralizando todos os seus agendamentos de pagamentos diretamente no Financeiro!

Dias corridos, dezenas de tarefas para dar conta... Parece familiar?

No meio de tantos afazeres importantes em seu negócio, há uma tarefa que nunca podemos deixar para amanhã: pagar as contas. É uma missão árdua, necessária e... fácil de esquecer 😲

Quantas vezes você ou alguém próximo não deixou passar o vencimento de um boleto, precisando lidar com juros altos, multas, renegociações de prazos e todos aqueles inconvenientes com um fornecedor?

É fato: esquecer de pagar uma conta pode se transformar em uma verdadeira dor de cabeça.

Para evitar esse tipo de situação, o planejamento com o Financeiro Fintera é essencial: ele garante que você saiba se terá dinheiro disponível na hora de pagar as contas e impede a inadimplência por simples esquecimento.

E é exatamente aí que entra um aliado interessante: o Agendamento de Pagamentos para pagamentos via Chave PIX, QR Code (o famoso Copia e Cola) e boletos!

E o melhor de tudo que você já conhece: adeus aos arquivos de CNAB! Não é mais necessário sair da plataforma até concluir o processo de conciliação, pois já oferecemos o Extrato Automático.


Mas quais são os benefícios de agendar uma conta a pagar?

Se você tem essas e outras dúvidas sobre o assunto, não se preocupe! Vamos responder todas essas questões abaixo 👇

🗓️ Como funciona o Agendamento de Pagamentos?

Pagamento agendado é simplesmente programar um pagamento para o futuro ou para a data corrente, de forma segura e ágil. Você pode fazer isso usando a chave Pix de algum estabelecimento ou alguém ou o código de barras do boleto que precisa pagar. Simples assim!

Se na data futura que você programou o agendamento ele ter sido autorizado pelo usuário com esta permissão no banco, automaticamente debita-se o valor da sua conta para pagar aquele boleto ou fatura.

Em até 30 minutos essa informação de pagamento é retornada para o Financeiro, alterando o status de sua Conta a Pagar para Paga e tornando-a apta para a conciliação.

É uma facilidade e tanto! 🚀


🗓️ Vamos começar!

1) Ao criar o seu lançamento no Contas a Pagar, vale ressaltar que os campos que você já conhece permanecem os mesmos.

Porém, caso você tenha ativado e realizado a homologação necessária junto à nossa equipe, novos campos serão exibidos: é a seção Dados de Pagamento!

⚠️ Importante

Para que o Agendamento de Pagamento possa ser realizado, é necessário que a conta bancária utilizada já tenha sido homologada previamente pela nossa equipe. Caso tenha dúvidas ou precise de apoio nesse processo, entre em contato pelo e-mail suporte@fintera.com.br.

O primeiro passo é escolher como você deseja pagar esta conta, optando entre uma das opções do campo Tipo de Pagamento:

  • PIX Transferência
  • PIX QR Code (Copia e Cola)
  • TED
  • Contas de Consumo
  • Boleto

⚠️ Importante

Ao criar um Contas a Pagar com pagamento agendado, preencha os campos Valor a Pagar, Descrição, Vencimento e, principalmente, o campo Pagar Via (de onde sairá o valor para o pagamento).

2) Para cada opção, campos específicos serão exibidos para preenchimento. Em nosso exemplo, optamos pelo Pix Transferência. Agora você deverá preencher os campos exigidos pelo banco:

  • Razão Social ou Nome do Beneficiário;
  • CPF ou CNPJ do Beneficiário;
  • Tipo de Pix: se por Chave ou por Dados Bancários.

💡Dica

Uma vez habilitada a funcionalidade de Agendamento de Pagamento, você poderá salvar as informações bancárias junto ao cadastro de seu fornecedor, em Cadastros > Clientes & Fornecedores:

Desta forma, ao criar um novo Contas a Pagar e selecionar o fornecedor desejado no campo Fornecedor, seus dados bancários serão preenchidos automaticamente conforme sua seleção de pagamento (TED ou PIX Chave).

Ao escolher, por exemplo, a opção Chave, dois novos campos serão solicitados pelo banco para preenchimento:

  • Tipo de Chave: opte entre as opções Telefone, E-mail, CPF/CNPJ ou Aleatória;
  • Chave Pix do Beneficiário;

Após, clique no botão Salvar, na lateral direita da tela.

💡 Dica

Caso você tenha selecionado o seu novo Contas a Pagar como tipo Recorrência, os dados do pagamento ficarão salvos para todos os futuros pagamentos!

Exemplo: caso você pague todo mês um fornecedor por chave PIX, todos os meses estes dados preenchidos estarão salvos e prontos para que você apenas agende o pagamento no banco!

3) Quando desejar agendar este pagamento no banco, clique no botão lateral chamado Agendar Pagamento Bancário: uma janela será exibida com um resumo dos dados anteriormente inseridos. Revise-os com atenção e, caso correto, preencha o campo Data de Pagamento.

Após, clique em Criar agendamento:

4) Agora, uma nova seção chamada Pagamento Agendado foi criada na área inferior do detalhe de seu lançamento, exibindo o status do agendamento no banco.

No exemplo abaixo, o status exibido é o status de Agendamento Pendente, onde aguardarmos o retorno do banco confirmando o agendamento solicitado:

Ao retornar ao painel do Contas a Pagar, você visualizará um novo ícone de calendário (cor cinza) em seu lançamento, indicando que o agendamento foi encaminhado ao banco:

5) Em até 30 minutos o seu agendamento atualizará seu status de Pendente para Agendado, confirmando que ele foi incluído no banco. Para confirmar essa informação diretamente no lançamento, basta visualizar a seção Pagamento Agendado ao final da tela do Contas a Pagar:

Uma outra forma é acessar o painel principal de Contas a Pagar e visualizar o ícone de calendário na cor verde: ele confirma que este Contas a Pagar foi agendado corretamente em seu banco para pagamento:

6) Quando um lançamento (na data prevista e após autorizado) for processado pelo banco e pago com sucesso, esta informação retornará ao Financeiro automaticamente em até 30 minutos.

Veja o que ocorre:

  • No painel principal de Contas a Pagar, você visualizará o ícone de calendário seguido por um ícone de check na cor verde:

Ao acessar o detalhamento do lançamento, o status ágil no Pagamento Agendado será exibido como Pago:

Pronto: seu lançamento estará apto para a conciliação!


Existem outros dois status de agendamentos possíveis, que são:

  • Cancelado: quando solicitado o cancelamento de um agendamento diretamente no internet banking, devido algum erro ou o próprio cancelamento do pagamento:

⚠️ Importante

Sempre que um agendamento for cancelado, a seção Dados de Pagamento reabrirá seus campos novamente para edição e posterior reagendamento.

💡Dica

Para mais detalhes sobre o cancelamento de um agendamento de pagamento, acesse nosso artigo: Como cancelar um agendamento de pagamento?.

  • Erro no agendamento: caso o agendamento tenha sido solicitado mas o banco o tenha rejeitado por algum motivo, será apresentado o ícone de calendário, agora na cor em vermelha:

No detalhe do lançamento, na seção Pagamento Agendado, será exibido o status Erro no agendamento:

⚠️ Atenção!

Ao identificar um erro/rejeição no agendamento, é importante abrir um atendimento junto a equipe de suporte da Fintera (suporte@fintera.com.br): desta forma poderemos lhe ajudar a entender o motivo da rejeição do banco.


Além dos ícones e status dos agendamentos em seus lançamentos, é possível acompanhar seus pagamentos com os filtros disponíveis em sua Pesquisa Avançada e/ou Relatórios.

Observe ambos abaixo:

  • Pesquisa Avançada:

  • Relatório:

Nestes você poderá filtrar seus agendamentos pelos seguintes status:

  • Sem agendamento: quando não há nenhum agendamento realizado no lançamento;
  • Agendamento pendente: foi solicitado o agendamento ao banco e a Fintera aguarda o retorno;
  • Agendado no banco: o banco confirmou a Fintera que o agendamento foi realizado, e agora aguarda aprovação do pagamento;
  • Agendamento cancelado: caso tenha sido cancelado o agendamento no banco;
  • Agendamento com erro: se houve alguma rejeição ou erro no agendamento.

💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera! Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

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