Preview Changes will not be visible to customers until published.

Como ratear meu lançamento no Contas a Pagar/Receber?

Para ratear um lançamento em seu Contas a Pagar ou Receber, acesse o menu Movimentações e, após, clique em Contas a Pagar/Receber.

Após, clique no lançamento que deseja ratear ou crie um novo lançamento selecionando a opção Nova para ser direcionado a uma nova tela para preenchimento de seu lançamento:

💡Dica

Caso deseje criar um lançamento e não saiba como, basta acessar nosso artigo: Criar um lançamento no Contas a Pagar e Receber.

No lançamento, observe que abaixo do campo Centro de Custo/Receita será exibido um novo botão chamado Rateio.

Para configurar seu rateio, basta selecionar o mesmo:

Ao selecione o botão uma nova janela será exibida com a seguintes informações:

  • Forma de Rateio: neste você poderá informar como deseja dividir o valor total de seu lançamento, sendo possível escolher entre Valor (R$) ou Percentual (%);
  • Centro de Custo/Receita: estes serão os campos onde você preencherá com os centros de custos ou receitas correspondentes ao rateio.
  • Percentual: estes campos só serão habilitados para preenchimento caso sua seleção na Forma de Rateio tenha sido Percentual (%).

Com esta opção selecionado, você poderá informar a porcentagem correspondente a cada divisão do rateio nestes campos.

  • Valor: estes campos só serão habilitados para preenchimento caso sua seleção na Forma de Rateio tenha sido Valor (R$).

Com esta opção selecionado, você poderá informar o valor correspondente a cada divisão do rateio nestes campos.

Nesta parte sempre iniciará com dois campos, porém, é possível adicionar mais linhas selecionando o botão de adição ➕.

  • Total restante: este campo apresentará o valor restante correspondente ao total informado em seu lançamento.

Desta forma, você saberá qual a diferença entre o total e o rateio já informado nas linhas.

Finalizado o preenchimento dos campos e informações de seu rateio, basta clicar no botão Adicionar no canto esquerdo inferior da janela que seu rateio será salvo.

Após salvar suas informações, você poderá observar que será apresentado duas novas funcionalidades no campo de Centro de Custo/Receita.

Sendo elas:

  • Informação: o ícone com a letra i apresentará em mais detalhes a divisão realizando, exibindo os Centros de Custo/Receita e o valor rateado:

  • Edição: ao salvar um rateio, será possível editar o mesmo através da ação Editar exibida abaixo do campo Centro de Custo/Receita:

⚠️ Atenção!

Caso selecione novamente o botão de Rateio, toda a divisão anteriormente realizada será desfeita!


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos