Mesclar Clientes e Fornecedores
A função Mesclar possui como objetivo agrupar registros previamente cadastrados em um único Cliente e/ou Fornecedor.
Ao agrupá-los, os registros já existentes serão automaticamente alterados para o Cliente e/ou Fornecedor escolhido, substituindo e excluindo o(s) anterior(es).
Esta ação pode ser realizada, por exemplo, para organizar múltiplos registros antigos, incorretamente cadastrados ou ainda em desuso, em um único cliente e/ou fornecedor atualizado, reunindo diversos cadastros repetidos em um único cadastro que faça mais sentido para o seu negócio.
Para isto, basta acessar o menu Cadastros, selecionar a opção Clientes & Fornecedores e, em tela, clique na opção Mesclar:
Na parte inferior da tela, selecione a caixa de seleção de ao menos dois Clientes e/ou Fornecedores previamente cadastrados para agrupar lançamentos em um único cadastro.
No exemplo abaixo utilizamos Banco do Brasil SA e Banco do Brasil:
⚠️ Atenção
Após realizar a ação de Mesclar, todos os lançamentos do Contas a Pagar e do Contas a Receber que continham os Clientes e/ou Fornecedores mesclados terão automaticamente o campo Cliente/Fornecedor alterado, assumindo o novo cadastro mesclado.
Seguindo o exemplo, todos os lançamentos contidos em Banco do Brasil serão mesclados (agrupados) em Banco do Brasil SA, bem como o número de lançamentos associados aos cadastros (verificado na coluna Uso).
Após conferir sua seleção, clique em Mesclar e clique em OK na janela de confirmação exibida na parte superior da tela:
Após, ao localizar no painel de Clientes & Fornecedores o cadastro mesclado, observa-se que a coluna Uso exibirá o total de todos os cadastros mesclados anteriormente:
Pronto! Seus Clientes e/ou Fornecedores foram mesclados com sucesso.