Cadastrar uma Regra Automática
As Regras Automáticas possuem como objetivo classificar ou excluir automaticamente lançamentos que foram importados em Contas a Pagar, Contas a Receber e Contas Financeiras. Você pode alterar a descrição do lançamento, informar Cliente & Fornecedor e a Categoria, poupando tempo em sua rotina diária - podendo o usuário cadastrar regras ilimitadas.
Para cadastrar uma Regra Automática, basta acessar o menu superior Cadastros e selecionar a opção Regras Automáticas. Após, clique no botão Nova Regra na parte superior da tela:
A tela de preenchimento será exibida, conheça seus campos:
CRITÉRIOS
Ao lado esquerdo da tela são exibidos os Critérios que serão afetados na nova regra:
- Na entidade: caso possua mais de uma entidade cadastrada, selecione qual delas será afetada por essa regra;
- Lançamento de: selecione se será Contas a Pagar/Receber, Contas Financeiras (contas correntes, investimento ou dinheiro) ou Recebíveis (caso seu plano utilize);
- Pertencendo a: se selecionado a opção Contas Financeiras no campo anterior você poderá informar se deseja que a regra seja aplicada em Todas as Contas Financeiras ou em apenas uma das opções.
⚠️ Atenção: a opção Pertencendo a só será exibida caso informe qual entidade será aplicada a regra, caso tenha selecionado a opção Todas (Na entidade) este não será exibido para seleção.
- Do tipo: selecione uma das opções (Todas, Contas a Pagar/Débito ou Contas a Receber/Crédito);
- Descrição original contém: informar a descrição original do lançamento a ser afetado pela regra, ou seja, qual o termo que a Fintera localizará como critério;
- Observação contém: use para pesquisar termos contidos no campo de observação dos lançamentos. Você pode verificar se a regra terá o efeito desejado, clicando em Exibir lançamentos afetados por esse critério;
- Exibir lançamentos afetados por esse critério: o usuário pode checar se a regra terá o efeito desejado, verificando quais lançamentos são afetados pela regra cadastrada em Descrição original contém.
AÇÃO
Ao lado direito da tela, opte inicialmente entre as opções Classificar ou Excluir para exibir seus campos correspondentes:
- Classificar: os lançamentos que atenderem aos Critérios (preenchidos no lado esquerdo da tela) lado receberão as seguintes modificações.
Caso um campo já esteja preenchido no lançamento, ele será substituído pelos valores abaixo. Caso não queira alterar algum campo, deixe-o sem preenchimento. Ao selecionar esta opção, novos campos serão exibidos em tela:
- Descrição: descreva exatamente qual o termo ou frase que substituirá o informado em Descrição original contém;
- Cliente/Fornecedor: informar caso a regra seja aplicada apenas para lançamentos de um cliente ou fornecedor específico;
💡Dica: Ao selecionar a opção Todas anteriormente, no campo Aplicar em, nenhum cadastro será exibido no campo Cliente/Fornecedor: entende-se que a Regra Automática será aplicada para todos os os tipos de lançamentos (Fornecedores, para Contas a Pagar, ou Contas a Receber para Clientes).
- Categoria: informar caso a regra seja aplicada apenas para lançamentos com uma categoria específica;
- Aplicar regra aos lançamentos já existentes?: você poderá aplicar esta regra aos lançamentos já existentes ou apenas aos lançamentos a partir da data de criação desta nova regra.
- Excluir: ao selecionar esta opção a Regra Automática, de acordo com o termo informado em Descrição original contém, apagará o lançamento assim que for salvo no Financeiro. Apenas o campo abaixo será exibido:
- Aplicar regra aos lançamentos já existentes?: você poderá aplicar esta regra aos lançamentos já existentes ou apenas aos lançamentos a partir da data de criação desta nova regra.
Após cadastrar as informações acima, conforme o que deseja que sua regra realize, clique em Salvar ao lado direito da tela para criar sua regra:
⚠️ Atenção
Após salvar uma Regra Automática, você não poderá editá-la em nenhum campo. Para alterar alguma informação cadastrada, deve-se excluir o registro e cadastrar uma nova regra.
Caso preferir, você também poderá realizar outras ações passando o cursor sobre o ícone de flecha, no botão Salvar, para exibir:
- Salvar e Voltar: salva o registro atual em tela e retorna para o painel de movimentações de Contas a Pagar;
- Salvar e criar outra: salva o registro atual em tela e limpa os dados preenchidos para preencher um novo lançamento.
Logo abaixo você também observará as opções para:
- Desativar: desativa a Regra Automática, não realizando a ação cadastrada enquanto estiver desativada. Para saber mais, acesse Ativar uma Regra Automática desativada;
- Excluir: após uma janela de confirmação a regra é excluída. Saiba mais em Excluir uma Regra Automática;
- Nova Regra: os campos em tela ficam em branco para a criação de uma nova regra;
- Voltar: retorna ao painel de Regras Automáticas. Pronto! A Regra Automática foi criada com sucesso.
💡 Dica
Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!
Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊