Mesclar uma Categoria

A função  Mesclar possui como objetivo agrupar registros previamente cadastrados em uma única Categoria e/ou Subcategoria. Ao agrupá-los, os registros já existentes serão automaticamente alterados para a  Categoria e Subcategoria escolhida, substituindo e excluindo a(s) anterior(s).

Esta ação pode ser realizada, por exemplo, para organizar múltiplos registros antigos, incorretamente cadastrados ou ainda em desuso em uma única categoria e/ou subcategoria atualizada, reunindo diversos cadastros repetidos em um único cadastro que faça mais sentido para o seu negócio.

Basta acessar o Financeiro e, no menu Cadastros, selecionar a opção Categorias.

Após, na tela de painel de Categorias, clique na opção Mesclar

Na parte inferior da tela, selecione a caixa de seleção de ao menos duas Categorias e/ou Subcategorias previamente cadastradas para agrupar lançamentos em uma única Categoria / Subcategoria. No exemplo abaixo utilizamos Plano Odontológico e Plano de Saúde:

⚠️  Atenção

Após realizar a ação de Mesclar, todos os lançamentos do Contas a Pagar e do Contas a Receber que continham as Categorias e/ou Subcategorias mescladas terão automaticamente o campo Categoria alterado, assumindo a nova categoria e/ou subcategoria mesclada.

Seguindo o exemplo, todos os lançamentos contidos em Benefícios / Plano Odontológico serão mesclados (agrupados) em Benefícios / Plano de Saúde, bem como o número de lançamentos associados às categorias (verificado na coluna Uso).

Após conferir sua seleção, clique em Mesclar e clique em OK na janela de confirmação exibida na parte superior da tela:

Ao localizar no painel de Categorias a categoria ou subcategoria mesclada, observa-se que a coluna Uso exibirá o total de todas as categorias mescladas anteriormente:

Pronto! As Categorias e Subcategorias foram mescladas com sucesso.

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos