Conciliar quando não há uma Conta a Pagar/Receber ou uma movimentação financeira cadastrada previamente

A Conciliação Bancária é a ação de conferir e comparar saldo, entradas e saídas de uma conta com o controle financeiro interno (movimentação esperada de contas a pagar e a receber de sua empresa).

No Financeiro você pode conciliar um lançamento já ocorrido em sua movimentação financeira, mas que ainda não possui lançamento equivalente no Contas a Pagar ou Contas a Receber: basta cadastrar o lançamento de forma facilitada e inteligente, optando por qual tela desejar criar o lançamento!

Dessa forma, o lançamento não só é conciliado como a ferramenta cria automaticamente um lançamento equivalente no módulo de Contas a Pagar/Receber

Oferecemos dois caminhos diferentes para realizar este cadastro, dependendo de qual tela se inicie a ação. Conheça:

1) Conciliar a partir da movimentação financeira da conta financeira, quando não existir lançamento cadastrado previamente no Contas a Pagar/Receber:

Acesse o menu Contas, e no submenu Contas Correntes selecione a conta na qual a transação já ocorreu:

Após, clique na movimentação na qual deseja criar e vincular com Contas a Pagar/Receber para posterior conciliação.

No detalhamento da movimentação, clique em Criar Conta a pagar/receber, ao lado direito de sua tela. Uma caixa de confirmação será exibida em tela, clique em Ok:

💡 Dica

Para desfazer a conciliação realizada, acesse o artigo Desfazer uma Conciliação Bancária.

Você poderá confirmar o lançamento criado no Contas a Pagar ao final da tela, no quadrante Conciliada com esta Conta a Pagar/Receber e poderá acessar o lançamento clicando em Ver Conta a Pagar:

2) Conciliar a partir do lançamento no Contas a Pagar/Receber quando não existir uma movimentação financeira prévia na Conta:

Para conciliar um lançamento de seu Contas a Pagar ou Receber quando não existir um lançamento equivalente em sua conta financeira, acesse o menu correspondente ao lançamento (Pagar ou Receber) e clique sobre o lançamento:

No detalhamento do lançamento, clique no botão Pagar (Contas a Pagar) ou Receber (Contas a Receber). Será exibida uma caixa de confirmação do pagamento/recebimento com duas opções:

  • Confirmar Pagamento/Recebimento: nesta opção você apenas confirmará o pagamento/recebimento;
  • Confirmar Pagamento/Recebimento e Conciliar: selecionando esta opção você será direcionado a tela de conciliação bancária.

Como não existirá nenhum lançamento prévio na conta financeira que corresponda à Conta a Pagar/Receber, clique na opção + Adicionar um novo Débito/Crédito, exibida na coluna Lançamentos, na lateral direita da tela.

Será exibida uma janela para seleção e preenchimento básicos correspondentes ao lançamento a criar e conciliar. Quando finalizado, clique em Salvar.

Após, você visualizará um novo lançamento na coluna de Lançamentos (lado direito da tela) correspondente ao lançamento selecionado.

Ambos estarão selecionados (bordas na cor azul) e prontos para serem conciliados. Para finalizar o processo de conciliação, basta clicar no botão Conciliar:

Pronto! O lançamento foi conciliado com sucesso!


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos