Conciliar quando não há uma Conta a Pagar/Receber ou uma movimentação financeira cadastrada previamente

A Conciliação Bancária é a ação de conferir e comparar saldo, entradas e saídas de uma conta com o controle financeiro interno (movimentação esperada de contas a pagar e a receber de sua empresa).

No Financeiro você pode conciliar um lançamento já ocorrido em sua movimentação financeira, mas que ainda não possui lançamento equivalente no Contas a Pagar ou Contas a Receber: basta cadastrar o lançamento de forma facilitada e inteligente, optando por qual tela desejar criar o lançamento!

Dessa forma, o lançamento não só é conciliado como a ferramenta cria automaticamente um lançamento equivalente no módulo de Contas a Pagar/Receber

Oferecemos dois caminhos diferentes para realizar este cadastro, dependendo de qual tela se inicie a ação. Conheça:

1) Conciliar a partir da movimentação financeira da conta financeira, quando não existir lançamento cadastrado previamente no Contas a Pagar/Receber:

Acesse o menu Contas, clique no submenu Todas e selecione a conta na qual a transação já ocorreu.

Após, clique na movimentação na qual deseja criar e vincular com Contas a Pagar/Receber para posterior conciliação:

No detalhamento da movimentação, clique em Criar Conta a pagar/receber, ao lado direito de sua tela. Uma caixa de confirmação será exibida em tela, clique em Ok:

💡 Dica

Para desfazer a conciliação realizada, acesse o artigo Desfazer uma Conciliação Bancária.

Você poderá confirmar o lançamento criado no Contas a Pagar ao final da tela, no quadrante Conciliada com esta Conta a Pagar/Receber e poderá acessar o lançamento clicando em Ver Conta a Pagar:

2) Conciliar a partir do lançamento no Contas a Pagar/Receber quando não existir uma movimentação financeira prévia na Conta:

Para conciliar um lançamento de seu Contas a Pagar ou Receber quando não existir um lançamento equivalente em sua conta financeira, acesse o menu correspondente ao lançamento (Pagar ou Receber) e clique sobre o lançamento:

No detalhamento do lançamento, clique no botão Pagar (Contas a Pagar) ou Receber (Contas a Receber). Será exibida uma caixa de confirmação do pagamento/recebimento com duas opções:

  • Confirmar Pagamento/Recebimento: nesta opção você apenas confirmará o pagamento/recebimento;
  • Confirmar Pagamento/Recebimento e Conciliar: selecionando esta opção você será direcionado a tela de conciliação bancária.

Como não existirá nenhum lançamento prévio na conta financeira que corresponda à Conta a Pagar/Receber, clique na opção + Adicionar um novo Débito/Crédito, exibida na coluna Lançamentos do Movimento Bancário, na lateral direita da tela.

Será exibida uma janela para seleção e preenchimento básicos correspondentes ao lançamento a criar e conciliar. Quando finalizado, clique em Salvar.

Após, você visualizará um novo lançamento na coluna de Lançamentos do Movimento Bancário (lado direito da tela) correspondente ao lançamento selecionado.

Ambos estarão selecionados (bordas na cor azul) e prontos para serem conciliados. Para finalizar o processo de conciliação, basta clicar no botão Conciliar:

Pronto! O lançamento foi conciliado com sucesso!


💡 Dica

Sempre que precisar, conte com o Atendimento Fintera!

Saiba como solicitar ajuda no artigo Menu de ajuda e atendimento Fintera ou diretamente pelo e-mail suporte@fintera.com.br. Será um prazer lhe ajudar! 😊

Este artigo respondeu sua pergunta? Muito obrigada pela sua resposta! Houve um problema ao enviar sua avaliação. Por favor tente novamente mais tarde.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos