Gerar relatório no Movimento Bancário

No Financeiro você pode gerar relatórios do seu Movimento Bancário em dois formatos:

  • Sintético: apresenta informações resumidas pelo agrupador escolhido, com ou sem gráficos;
  • Analítico: exibe cada registro detalhadamente. 

O relatório pode ser agrupado por  diversos filtros, sendo um relatório enriquecido de detalhes e que possibilita uma relação minuciosa de lançamentos. Além disso, é possível fazer outros filtros conforme mostra a tela. 

Para gerar seu relatório, basta acessar o módulo Financeiro e, no menu Contas, selecionar a opção Movimento Bancário e ao lado selecionar a conta que deseja realizar a transferência:

Em seguida, clique na opção Relatório localizada na barra de opções superior:

Serão exibidas várias opções de filtros para compor o relatório com resultados mais precisos. Vamos conhecer os campos existentes:

  • Agrupar por: você escolhe qual filtro será utilizado para ordenar as informações exibidas no relatório. Conheça abaixo as opções disponíveis:

    - Data de Vencimento: quando selecionada não exibe opções do campo Opções;

    - Categoria: quando selecionada, se no campo  Tipo de Relatório estiver como Sintético, no campo Opções será exibida a opção Mês a mês, anual. Já se no campo Tipo de Relatório estiver como Analítico, no campo Opções nenhuma informação será exibida;

    - Centro de Custo / Receita: quando selecionada, se no campo Tipo de Relatório estiver como Sintético, no campo Opções será exibida a opção Mês a mês, anual. Já se no campo Tipo de Relatório estiver como Analítico, no campo Opções nenhuma informação será exibida;

    - Fornecedor: quando selecionada, se no campo  Tipo de Relatório estiver como Sintético, no campo Opções será exibida a opção Mês a mês, anual. Já se no campo Tipo de Relatório estiver como Analítico, no campo Opções nenhuma informação será exibida;
  • Tipo de Relatório: você pode gerar relatórios em dois formatos: 

    - Sintético: apresenta informações resumidas pelo agrupador escolhido, com ou sem gráficos;
    - Analítico: exibe cada registro detalhadamente.
  • Exibir apenas: você pode selecionar uma ou mais caixas de verificações e combinar filtros para otimizar sua pesquisa, entre as opções Créditos, Débitos, Conciliados, Não conciliados, Com anexos, Sem anexos, Com boletos, Sem boletos, Transferências e Não Transferências.

    Além disso, é possível fazer outros filtros conforme mostra a tela:

    - Quantia: de/até;
    - Descrição no Extrato: parte ou toda a descrição do lançamento do(s) lançamento(s) importada do extrato bancário;
    Descrição do Usuárioparte ou toda a descrição do lançamento do(s) lançamento(s), editada pelo usuário;
    Nº documentopode-se buscar por um número de documento informado no lançamento, no campo Documento;
    Datade/até;
    Cliente / Fornecedorpode-se buscar por um fornecedor ou cliente específico cadastrado no lançamento ou selecionar a caixa de verificação Sem cliente / fornecedor para buscar apenas por lançamentos sem fornecedores preenchidos;
    Categoriapode-se buscar por uma categoria específica cadastrada ou selecionar a caixa de verificação Sem Categoria para buscar apenas por lançamentos sem categorias preenchidas. Pode-se também incluir na busca as subcategorias selecionando a caixa de verificação Incluir Subcategorias;
    Centro de Custo / Receita: pode-se buscar por um centro de custo específico cadastrado ou selecionar a caixa de verificação Sem centro de custo / receita para buscar apenas por lançamentos sem centro de custo ou receita preenchidos;

    Para gerar seu relatório, basta selecionar um ou mais filtros que desejar e, ao final da tela, clicar em Gerar Relatório.
    Você poderá incluir gráficos no resultado de seu relatório, basta selecionar a caixa de verificação Incluir Gráfico? ao lado:

Aguarde alguns instantes e seu relatório será gerado em uma nova aba/janela de seu navegador. Você poderá imprimir e/ou exportar o relatório para o Excel caso preferir:

Pronto! 

⚠️  Atenção

Ao selecionar o Tipo de Relatório como Analítico, a opção Incluir Gráficos? localizada ao lado do botão Gerar Relatório ficará indisponível.