Relatório de Orçamentos

Com o Financeiro é possível gerar relatórios no módulo Orçamentos. Assim você poderá visualizar detalhadamente os registros relacionados ao valor orçado, realizado, a realizar e o restante, por categoria cadastrada. 

  1. Valor Orçado: é o valor alvo que você determina para cada categoria ao criar o orçamento;
  2. Valor Realizado: é a soma de todos os lançamentos no seu Movimento Bancário que se encaixam nas categorias do orçamento;
  3. Valor a Realizar: é a soma de todas as Contas a Pagar, Contas a Receber, contas pagas e contas recebidas que se encaixam nas categorias do seu orçamento;
  4. Valor Restante: é o montante ainda não comprometido do orçamento, isto é, não foi gasto/recebido, nem há a previsão de ser gasto/recebido.;

Para gerar um relatório de orçamento, acesse o módulo Orçamentos e clique em Relatório. Selecione a categoria e o período desejado, e o tipo de relatório: 

  1. Sintético: apresenta informações resumidas pelo agrupador escolhido; 
  2. Analítico: exibe cada registro detalhadamente.

Clique em Gerar Relatório:

Pronto! Seu relatório foi gerado. É possível imprimir e/ou exportar o relatório para o Excel. 

Atenção! Os registros considerados no cálculo do orçamento são as Contas a Pagar, Contas a Receber e lançamentos do Movimento Bancário.

Uma vez estabelecido um orçamento, o sistema faz a comparação da movimentação de contas com o que foi orçado para estas mesmas categorias, em um determinado período.

O Financeiro confrontará as informações de planejamento (efetuadas no Orçamento) com as informações de realização (presentes em movimentos de contas). E providenciará relatórios que ilustram os resultados comparativos, sendo possível visualizar as diferenças (para mais ou para menos) dos gastos realizados em relação aos planejados.